Comprar pela internet tem se tornado uma prática cada vez mais comuns, ainda mais levando em consideração o contexto atípico que estamos convivendo atualmente. Hoje em dia, é possível comprar qualquer coisa pela internet, desde roupas, calçados, celulares, notebooks e até coisas maiores, como eletrodomésticos, ferramentas e por aí vai. Para te ajudar a acompanhar a entrega da sua compra pelos Correios, listamos 10 aplicativos totalmente grátis e disponíveis para Android e iOS.

10 apps grátis para rastrear encomendas dos Correios

Confira a nossa lista com os melhores aplicativos grátis para rastrear sua encomenda dos Correios. Antes de tudo, é bom lembrar que os aplicativos funcionam com base nas informações fornecidas pela transportadora — neste caso, dos Correios. Por isso, salientamos que eles não são responsáveis pelo transporte da sua encomenda caso você esteja enfrentando um problema com sua entrega, o ideal é que você entre em contato nos canais de atendimento ou agências dos Correios.

1. Correios

Abrimos a lista com o aplicativo oficial dos Correios, afinal, ele reúne todas as informações necessárias para você acompanhar a entrega das suas compras. Um dos benefícios desta plataforma é que além das compras que ainda vão chegar, é possível também postar um objeto, graças ao serviço de pré-postagem que fornece um número de identificação para acelerar o atendimento em agências dos Correios.

O próprio Correios tem um app oficial para acompanhar sua encomenda. (Imagem: Reprodução/Correios)
O próprio Correios tem um app oficial para acompanhar sua encomenda. (Imagem: Reprodução/Correios)

Como funciona?

Para rastrear sua encomenda, siga os passos:

  • Abra o aplicativo em seu smartphone e procure pela seção "Rastreamento";
  • Insira o código de rastreio da sua encomenda para buscar o objeto;
  • Toque em "Salvar objeto" para acompanhar as etapas de entrega.

Pronto, já é possível acompanhar sua entrega.

Caso você esteja aguardando muitas entregas, para facilitar o acompanhamento, é possível nomear a sua encomenda. Para compras internacionais, você pode utilizar o site dos Correios e realizar um cadastro para acompanhar seus pedidos em "Minhas Importações". Ali é possível visualizar se suas encomendas já chegaram ao território brasileiro, acompanhar o processo de fiscalização como taxas e logística de entrega, além de acompanhar o trajeto de distribuição até sua casa.

Baixe o aplicativo dos Correios


2. 17TRACK

Outra boa opção para acompanhar suas encomendas é o aplicativo 17TRACK. A plataforma conta com suporte global de rastreamento de pacotes para mais de 500 serviços de entrega do mundo, o que inclui o dos Correios. Ele é muito útil para acompanhar entregas internacionais e oferece notificações quando a encomenda sai e chega no país, oferecendo rastreio pelo número, código de barras ou QR Code, tradução para múltiplos idiomas e compartilhamento dos resultados de rastreamento.

O 17TRACK é uma das ferramentas mais utilizadas do mundo. (Imagem: Reprodução/17TRACK)
O 17TRACK é uma das ferramentas mais utilizadas do mundo. (Imagem: Reprodução/17TRACK)

Como funciona?

Para rastrear o status de entrega da sua encomenda nos Correios pelo 17TRACK, faça o seguinte:

  • Acesse o aplicativo e clique no símbolo de "+" para rastrear;
  • Insira o código de rastreamento e personalize essa encomenda adiconando nome e o que mais você desejar;
  • Salve as informações e pronto.

Em seguida, o app apontará o status da sua encomenda nos Correios. Essa encomenda ficará salva e seu status já aparecerá na tela inicial do app.

Baixe o aplicativo 17TRACK

3. Muambator

O Muambator é a terceira opção da nossa lista, mas ele leva o título de primeiro app de rastreamento de encomendas do Brasil. A partir dele, é possível rastrear e acompanhar encomendas nacionais e internacionais. A cada novo status, a plataforma emite notificações no seu celular, além de oferecer um mapa que aponta todo o trajeto da encomenda.

O Muambator é o pioneiro da categoria no Brasil. (Imagem: Reprodução/Muambator)
O Muambator é o pioneiro da categoria no Brasil. (Imagem: Reprodução/Muambator)

Como funciona?

Para utilizar o aplicativo Muambator é necessário criar uma conta, Caso ainda não tenha, vá para a "Crie sua conta" e na próxima etapa informe seus dados para criar seu perfil de usuário. Logado em sua conta, siga os passos:

  • Abra o app e toque em "+";
  • Insira os dados de rastreio ou escaneie com a câmera do seu smartphone o código de barras da encomenda;
  • Toque em "Salvar".

Para visualizar mais informações sobre sua encomenda, toque no rastreio salvo no app e tenha o panorama completo de data e até trajeto do pacote que será entregue pelos Correios.

Baixe o aplicativo Muambator

4. EBANX Track

Outra excelente opção para rastrear suas compras nacionais e internacionais é o EBANX. O aplicativo está disponível para usuários de Android e iOS e possui uma interface clean, com uma linguagem bem casual e informações descritas de forma clara e concisa. Além de rastrear, ele pode também dar dicas de compras, sugerindo opções e produtos de lojas parceiras.

O EBANX é útil por seu simples de usar e possui suporte para compras nacionais e internacionais. (Imagem: Reprodução / EBANX)
O EBANX é útil por seu simples de usar e possui suporte para compras nacionais e internacionais. (Imagem: Reprodução / EBANX)

Como funciona?

O funcionamento do EBANX é bem simples, e assim como as outras opções desta lista, se limita a poucos passos.

  • Abra o aplicativo e toque em "Novo objeto";
  • Insira as informações do pacote, como código de rastreio e o nome que você desejar;
  • Salve as informações e aguarde o carregamento do rastreio.

Você pode cadastrar mais de um pacote e quando tiver dúvidas sobre o local do paradeiro de sua encomenda, é possível verificar a localização pelo Google Maps para quem usa Android e pelo Mapas para quem tem iPhone. Sempre que uma atualização acontecer, uma notificação é encaminhada para seu celular.

Baixe o aplicativo EBANX Track

5. Postado!

O app Postado! é uma das poucas boas opções de aplicativos gratuitos exclusivos para iOS. O aplicativo consegue rastrear suas encomendas nos Correios e ainda pode acompanhar em tempo real as notificações com cada atualização realizada no sistema da agência de entregas de forma automática.

O Postado! é simples e moderno, porém, exclusivo para iPhone. (Imagem: Reprodução/Postado!)
O Postado! é simples e moderno, porém, exclusivo para iPhone. (Imagem:Reprodução/Postado!)

Como funciona?

O procedimento de rastreio de suas encomendas no app Postado! é bem simples. Basta fazer o seguinte:

  • Abra o app, e na tela inicial toque no botão "+";
  • Insira o código do objeto para incluir uma encomenda que deseja rastrear;
  • Salve a encomenda e acompanhe o status de entrega.

Pronto! Sempre que sua entrega receber uma atualização de status, uma notificação será enviada ao seu iPhone.

Baixe o aplicativo Postado!

6. Rastreio de Encomendas

No Rastreio de Encomendas é possível cadastrar as compras que deseja rastrear nos Correios e acompanhar os status de entrega, graças aos avisos emitidos pela plataforma sempre que sua encomenda for atualizada. Além do serviço de rastreio, é possível calcular os custos de frete de uma encomenda, buscar endereços utilizando CEPs e agências dos Correios próximas para despachar pacotes.

O Rastreio de Encomendas pode ser muito útil também para quem quer despachar uma entrega. (Imagem: Reprodução/Rastreio de Encomendas)
O Rastreio de Encomendas pode ser muito útil também para quem quer despachar uma entrega. (Imagem: Reprodução/Rastreio de Encomendas)

Como funciona?

O funcionamento da plataforma também é bem simples. Para rastrear suas encomendas;

  • Abra o aplicativo "Rastreio de Encomendas" e toque em "Novo objeto";
  • Insira o código do objeto e dê um nome à sua encomenda;
  • Toque em "Salvar".

Além de receber notificações sempre que uma nova atualização for realizada, é possível acompanhar todo o histórico de movimentação das suas encomendas, desde as mais antigas que já foram entregues, até as mais recentes.

Baixe o aplicativo Rastreio de Encomendas

7. Rastreio Fácil

Além de rastrear suas encomendas nos Correios, o app Rastreio Fácil permite acompanhar encomendas que serão entregues pelas transportadoras do Mercado Livre e do sistema SSW. Além da versão gratuita, existe a opção Premium que habilita recursos exclusivos, como a funcionalidade de se utilizar o app mesmo sem internet.

O Rastreio Fácil tem a opção de realizar backup e sincronizar com outros dispositivos. (Imagem: Reprodução/Rastreio Facil)
O Rastreio Fácil tem a opção de realizar backup e sincronizar com outros dispositivos. (Imagem: Reprodução/Rastreio Facil)

Como funciona?

Mesmo com a versão gratuita do app, é possível aproveitar funções que facilitam o uso da plataforma. Por exemplo, ao criar sua conta com seus dados pessoais, o sistema realiza um backup automático envolvendo seu nome e documentos e você não precisa sequer digitar os códigos de rastreio. Mas se por algum motivo você não encontre a sua encomenda especificamente, basta seguir os passos:

  • Abra o aplicativo e toque em "Novo objeto";
  • Insira as informações da encomenda como nome e código de objeto;
  • Salve as informações e pronto.

Sempre que houver uma atualização no status da sua encomenda, uma notificação será emitida para o seu celular, seja ele Android ou iOS.


Baixe o aplicativo Rastreio Fácil


8. Pacote Vício

O Pacote Vício é outro app exclusivo para iPhones e possui compatibilidade com o relógio Apple Watch que facilita a visualização de novas notificações. Para você não perder tempo checando a cada minuto uma atualização da sua encomenda, o aplicativo oferece notificações rápidas, leitor de código de barras e exportação de código de rastreio, dentre outros recursos da plataforma.

O Pacote Vício é outra opção exclusiva para iOS. (Imagem: Reprodução/Pacote Vicio)
O Pacote Vício é outra opção exclusiva para iOS. (Imagem: Reprodução/Pacote Vicio)

Baixe o aplicativo Pacote Vício

9. Rastreador de Encomendas

O Rastreador de Encomendas é uma outra alternativa para rastrear suas encomendas dos Correios e ainda diversas transportadoras nacionais e internacionais. Assim como os outros apps desta lista, a plataforma possui atualização automática das encomendas e gera notificações no seu celular sempre que acontecerem alterações em suas entregas pendentes.

O Rastreador de Encomendas é uma das poucas opções exclusivas para Android. (Imagem: Reprodução/Rastreador de Encomendas)
O Rastreador de Encomendas é uma das poucas opções exclusivas para Android. (Imagem: Reprodução/Rastreador de Encomendas)

Como funciona?

Para cadastrar uma encomenda para acompanhamento, siga os passos:

  • Abra o app e toque em "Rastreador";
  • Selecione a transportadora desejada, no caso, escolha os Correios;
  • Insira a descrição e código do objeto;
  • Salve as informações da encomenda e acesse sempre que precisar.

Dentre os principais recursos do Rastreador de Encomendas, podemos destacar a função de backup via Google Drive e OneDrive do seu histórico de encomendas. Por enquanto, a plataforma está disponível apenas para smartphones que utilizam o sistema Android.

Baixe o aplicativo Rastreador de Encomendas

10. Carteiro

O último da nossa lista também está disponível apenas para o sistema do Google, mas é um aplicativo completo para rastrear suas encomendas. O Carteiro, plataforma totalmente gratuita, possui uma interface que organiza automaticamente os objetos em categoria de acordo com o status atual de entrega e ainda possibilita o acompanhamento por meio de notificações, assim como outras opções de apps desta lista.

Também exclusivo para Android, o Carteiro é completo e separa suas entregas por categoria. (Imagem: Reprodução/Carteiro)
Também exclusivo para Android, o Carteiro é completo e separa suas entregas por categoria. (Imagem: Reprodução/Carteiro)

Como funciona?

No Carteiro, é possível rastrear suas encomendas pelo código de objeto, código de barras ou página do objeto nos Correios. Para configurar, basta seguir os passos:

  • Abra o aplicativo e toque em "Adicionar objeto";
  • Insira as informações da encomenda, como nome e código do objeto;
  • Salve os dados e pronto.

Depois de salvo, é possível acompanhar as entregas por categoria, como "Entregues", "Disponíveis", "Em trânsito" e "Irrergulares". O app Carteiro ainda se destaca por contar com suporte integrado ao Google Maps, que possibilita a identificação da localização do objeto em tempo real, além da integração com a opção de pesquisa nativa do sistema Android.

Baixe o aplicativo Carteiro

[BÔNUS] — Mercado Livre

Acrescentamos nesta lista o Mercado Livre, que embora não seja um aplicativo feito para rastrear qualquer compra que você faz pela internet, é um dos principais sistemas de compras online do Brasil. Se você costuma vender ou comprar pela plataforma, fique sabendo que não precisa baixar nenhum outro app para acompanhar a entrega. Na maioria dos casos, você recebe notificações sobre suas encomendas e visualiza informações sobre saída, deslocamento e posição do pacote.

O Mercado Livre fornece, sobretudo, suporte para acompanhar sua encomenda desde o momento do despacho. (Imagem: Reprodução/Mercado Livre)
O Mercado Livre fornece, sobretudo, suporte para acompanhar sua encomenda desde o momento do despacho. (Imagem: Reprodução/Mercado Livre)

Como funciona?

Para rastrear suas entregas dos Correios direto do app do Mercado Livre;

  • Abra o app e toque no ícone de três barrinhas à esquerda da tela;
  • Toque em "Minhas Compras";
  • Na tela que abriu, é possível visualizar todas suas compras. Escolha a desejada e visualize as informações de entrega em "Detalhes da compra".

Para mais informações sobre como rastrear uma compra no Mercado Livre, confira nosso tutorial exclusivo sobre esse assunto, onde consideramos diversas situações, como entregas recentes e antigas.

Baixe o aplicativo Mercado Livre