O Mercado Livre é uma das plataformas de ecommerce mais utilizadas pelos brasileiros. Ali você pode encontrar de tudo, desde brinquedos, celulares, ferramentas, eletrodomésticos e até automóveis, novos ou usados. Se você costuma utilizar o Mercado Livre e fica na curiosidade para saber quando a sua encomenda vai chegar e por onde ela já passou, saiba que é possível rastrear o envio pelo site ou aplicativo.

Quais tipos de frete existem no Mercado Livre?

Existe o frete grátis que geralmente é pago pelo Mercado Envios é concedido para usuários que já tenham certa pontuação na plataforma, além do frete que você paga integralmente ou com descontos, dependendo também da sua pontuação no Mercado Pontos. Além desses, existe também a "Entrega a combinar com o vendedor", que geralmente se aplica a mercadorias maiores e que às vezes dependem do próprio vendedor para fazer a entrega até o seu endereço.

Dentre tais processos de entrega, vamos falar dos dois mais comuns: entrega por meio dos Correios e por meio da transportadora.

Como rastrear compras no Mercado Livre

No geral, esse procedimento é bem simples e não exige nenhum conhecimento avançado. Basta entender os prazos para o produto ser despachado pelo vendedor e como localizar essas informações dentro da plataforma.

Caso seja uma compra recente, siga os passos:

  1. Faça login na sua conta do Mercado Livre;
  2. Clique no sino ou toque em "Notificações". Nesta aba que foi aberta, você pode encontrar uma linha do tempo do produto;
  3. Clique em "Rastrear o envio" para ver mais detalhes;
  4. Em "Detalhe do envio" você terá acesso ao código de rastreamento.
Nas notificações, é possível ver uma linha do tempo menos detalhada da sua compra.
Nas notificações, é possível ver uma linha do tempo menos detalhada da sua compra.
Em Detalhe do Envio é possível ter mais informação sobre a entrega do produto.
Em Detalhe do Envio é possível ter mais informação sobre a entrega do produto.
No fim dá página você encontra no nome da transportadora e o código de rastreamento.
No fim dá página você encontra no nome da transportadora e o código de rastreamento.

Se quiser rastrear uma compra que já foi realizada há vários dias:

  1. Faça login na sua conta do MercadoLivre;
  2. Toque ou acesse "Compras" no canto superior direito;
  3. Encontre a compra que deseja rastrear e clique em "Acompanhar o envio";
  4. No fim da página, você terá acesso ao "Status do Envio" e ao código de rastreamento. Geralmente, ao clicar no número do rastreio, o site dos Correios ou da transportadora será aberto. Mas por experiência própria, isso nem sempre funciona.
Aqui você escolher a compra que deseja obter detalhes sobre a entrega.
Aqui você escolher a compra que deseja obter detalhes sobre a entrega.

Caso você ainda não tenha conseguido identificar onde o produto está, a opção mais detalhada e precisa é confirmar direito no site do transportador, seja os Correios ou uma empresa terceirizada.

Rastrear entrega dos Correios

Se a entrega da sua compra estiver a cargo dos Correios, você pode acessar o site oficial (clicando aqui), ou o Muambator, plataforma que consegue acompanhar até mesmo a entrega de compras internacionais como China Post, Wish, GearBest ou AliExpress.

Para isso, basta acessar a página do Muambator (clicando aqui), inserir o código de rastreio que você pegou lá no Mercado Livre e clicar em pesquisar.

Na página do Muambator, você pode acessar diversos tipo de rastreios.
Na página do Muambator, você pode acessar diversos tipo de rastreios.

Rastrear entrega da transportadora

Fica difícil ensinar a utilizar a plataforma de cada uma das transportadoras que fazem entregas de compras do Mercado Livre, pois são muitas empresas. Mas geralmente, o funcionamento do sistema é praticamente o mesmo.

No caso da compra que eu fiz, é possível perceber nos prints que que a empresa que fará a entrega em minha casa será a Sequoia, a mais comum na região onde moro. Para rastrear, realize os seguintes passos;

  1. Vá até o Google e procure por "Rastrear Sequoia" (se for outra transportadora, você deve procurar pelo nome da empresa);
  2. Entre no primeiro link;
  3. Na página da empresa, procure por "rastreio", "acompanhar pedido", "acompanhar encomenda". No caso da Sequoia, há um link no topo da página escrito "Rastrear encomenda";
  4. Insira os dados solicitados e clique em Pesquisar.
Na Sequoia, procure por Rastreio da encomenda.
Na Sequoia, procure por Rastreio da encomenda.
Depois de inserir os dados, você pode ver a linha do tempo do sue produto.
Depois de inserir os dados, você pode ver a linha do tempo do seu produto.

Prontinho! Agora você já sabe em que processo está sua entrega.

E compras ainda mais antigas?

Em uma compra antiga, é possível que você não terá a opção "Acompanhar o envio''. Em vez disso, será adicionado um botão dizendo "Comprar novamente". Isso significa que o Mercado Livre identificou que a compra já foi concluída e o produto chegou no destino. Se tiver dúvidas, você pode "Ver compra" ou "Mensagens com o vendedor".

Respondendo a alguns de nossos leitores, o Mercado Livre não permite o acompanhamento de compras já concluídas, até porque não se tem mais esta necessidade. A menos que você tenha o código salvo em outro lugar, como em seu email, ou nas mensagens que alguns vendedores mandam na plataforma, não é possível rastrear um produto já entregue.