Doar sangue é um ato que felizmente está crescendo no Brasil, porém durante os três últimos meses do ano os hemocentros sofrem com estoque baixo e alta demanda de transfusões.

Por que ser doador?

Todos os dias milhares de pacientes necessitam de transfusões sanguíneas devido à doenças, como anemia crônica ou hemofilia, por exemplo. Além do mais, o sangue também poderá ser utilizado durante uma emergência transfusional, em que é preciso atender imediatamente um paciente com hemorragia intensa, gerando alta perda de volume sanguíneo e causando choque hipovolêmico.

A alta demanda faz com que seja necessário a presença de doadores nos hemocentros, visto que o sangue é um componente do corpo humano que é insubistituível. Doar sangue é doar vida, amor e esperança.

Leia também:

Quem pode doar?

Antes de falarmos sobre o aplicativo de agendamento é preciso entender quais são os requisitos para que o cidadão seja considerado apto para realizar a doação. Tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva impedem temporariamente que o voluntário doe sangue, sendo permitido apenas após 12 meses da realização do procedimento estético. Outro fator que impossibilita por um curto período de tempo é a endoscopia, que requer um período de 6 meses até que seja permitido doar sangue.

Além disso, quem teve hepatite após os 11 anos de idade, é portador do vírus HIV ou está acometido com malária não pode realizar doações. É um impedimento definitivo.

Requisitos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização dos pais);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descançado;
  • Estar alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 24 horas;
  • Pressão arterial limite em 160/10 mmHg (16 por 10);
  • Apresentar um documento de identidade.

Os requisitos podem variar de acordo com o hemocentro, que pode acrescentar mais itens na lista. Para conferir na íntegra quem NÃO pode ser doador CLIQUE AQUI.

Intervalo entre às doações:

  • HOMENS: 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano);
  • MULHERES: 3 meses (máximo de 3 doações no período de 1 ano).

Atenção!

Para os motoristas, recomendamos que vá acompanhado no dia da doação. Apesar de ser permitido, não é recomendado dirigir após doar sangue!

Conheça o aplicativo

A tecnologia evoluiu e está auxiliando diariamente em diversos setores da sociedade, dentre eles hospitais, unidades básicas de saúde e hemocentros. Criado a partir de uma iniciativa social, o aplicativo 'Sangue Amigo' permite que os usuários agendem às doações utilizando o smartphone, dispensando telefonemas ou senhas.

É uma excelente iniciativa para previnir contra o Coronavírus (Covid-19), haja visto que é uma das formas de evitar aglomerações e manter a frequência das doações.

Crie seu cadastro

Primeiramente é preciso efetuar seu cadastro na plataforma e posteriormente você já poderá realizar um agendamento. Para insira seus dados pessoais, como endereço de e-mail, telefone para contato e CPF.

  1. Abra o aplicativo e faça login com Facebook ou toque sobre 'Criar conta';
  2. Preencha os dados solicitados (nome completo, e-mail, senha e se já é um doador;
  3. Você receberá um código de confirmação no e-mail informado, insira-o no Sangue Amigo.
Página de cadastro. Foto: Printscreen.
Página de cadastro. Foto: Printscreen.

Faça o agendamento

Nem todos os hemocentros estão cadastrados no Sangue Amigo, por isso é importante que você, doador, apresente o aplicativo para o banco de sangue do seu município.

  1. Abra o aplicativo e verifique qual o hemocentro mais próximo da sua localidade e toque sobre 'agendar';
  2. Em seguida selecione a data, horário e pressione sobre 'Confirmar agendamento';
  3. Pronto, sua doação foi agendada e agora basta ir no hemocentro escolhido no dia e hora marcados.
Agendamento pelo aplicativo. Foto: Printscreen.
Agendamento pelo aplicativo. Foto: Printscreen.

Para entrar em contato com a equipe responsável por contatar os bancos de sangue envie um e-mail para: [email protected].

Assista ao vídeo do Ministério da Saúde:

Fontes: Sangue Amigo e Ministério da Saúde.