O governo brasileiro vem buscando formas para combater o novo coronavírus, afinal, nosso país é um dos mais afetados pela doença. Recentemente, a Anvisa iniciou a análise para o primeiro registro brasileiro de um imunizante.

Agora, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que "em breve" uma vacina contra a COVID-19 será incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro mencionou a vacina durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que tem como foco crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha vai ofertar todas as vacinas do calendário nacional, tendo iniciado ontem (5) e com encerramento programado para 30 de outubro.

Em uma entrevista, Pazuello disse: "Em breve, nós vamos ter mais uma vacina aqui, talvez vários tipos, mas a vacina da COVID-19 vai estar aqui, liberada para que a gente possa vacinar a população também nesse programa. Essa é outra grande tarefa do SUS, do nosso PNI e da Secretaria de Vigilância em Saúde".

Medidas de segurança

Para aumentar o engajamento de pais, crianças e jovens, o ministro revelou que estão sendo tomadas diversas medidas de segurança para garantir que todo o processo de vacinação seja feito de maneira segura, como a administração das vacinas em locais abertos e ventilados, além de ser orientado que somente um familiar acompanhe a pessoa que será vacinada.

Além disso, os estabelecimentos de saúde também estão realizando uma triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação, uma medida para identificar possíveis suspeitos da COVID-19.

"Pedimos que a população, principalmente os pais, confiem nas vacinas, confiem que temos especialistas qualificados por trás disso, tomando todas as precauções e cuidados para garantir vacinas seguras e eficazes. Nós temos o maior sistema de imunização do mundo, motivo de muito orgulho e dedicação", concluiu o ministro.