Muitos de nós hoje em dia utilizamos os fones de ouvido do tipo in-ear, seja cabeado ou True Wireless Stereo (TWS), em diversas atividades, devido a sua portabilidade e o seu isolamento do ruído de forma passiva. Entretanto, é necessário termos um certo cuidado com este tipo de fones, pois eles estão em constante contato com os fluidos corporais da pessoa. Se mal higienizado, eles podem levar a infecções bacterianas e até virais.

Por que você deve higienizar seu fone in-ear ou earbud?

Limpando o corpo do fone de ouvido. Fonte: beatsbooster
Limpando o corpo do fone de ouvido. Fonte: beatsbooster

De onde vem os fluidos corporais no ouvido?

O nosso ouvido naturalmente produz um tipo de secreção chamada cera (ou cerume). Este fluido é produzido pelas glândulas ceruminosas e sebáceas, que ficam no nosso canal auditivo e na parte externa do ouvido, como na região da concha, entre a tragus e a antitragus.

Estimulação de produção de cera por fones de ouvido

Um dos mecanismos de proteção do nosso ouvido é a cera. Quando colocamos os earbuds ou in-ears, o ouvido interpreta como um corpo estranho que deve ser expulso, então as glândulas ceruminosas e sebáceas começam a produção de fluidos para tentar proteger o corpo de organismos patógenos. Sim, o cerume possui a função de proteger o nosso canal auditivo contra a entrada de poeira e infecção por vírus, bactérias e fungos, através de um pH ácido (entre 4 e 5).

Entretanto, o excesso de cera nos ouvidos ou nos fones de ouvido pode causar infecções e transmitir doenças. No caso dos fones in-ear, as ear tips ("ponteiras", "borrachinhas") tendem a acumular cera tanto em sua parte externa quanto interna. Já nos fones do tipo earbud, os microrganismos se acumulam nas espumas que envolvem o corpo do fone.

Somente a produção em excesso de cera causa infecções, doenças?

Você deve estar se perguntando, somente a cera pode causar infecções, doenças? A resposta é não, pois o que há é um conjunto de fatores que levam ao crescimento da população de bactérias, fungos e vírus. O que os microrganismos mais gostam é de ambientes quentes, úmidos e com matéria orgânica. Ou seja, se nosso ouvido é quente, úmido e possui matéria orgânica (cera e restos de pele morta), é o cenário perfeito para que haja um crescimento exagerado destes patógenos.

Devo me preocupar com outros fluidos corporais ao utilizar os fones de ouvido?

Sim, há também de se preocupar com o contato das mãos com outros fluidos corporais como, por exemplo, saliva quando espirramos. Através deles, é possível que você contamine o seu fone de ouvido com algum microrganismo patogênico.

Existem também a possibilidade de contato com superfícies contaminadas com fluidos de outras pessoas que podem estar doentes. Dependendo da doença, é possível que você seja contaminado ao tocar a superfície com as bactérias e/ou vírus e em seguida pegar o fone para tirar ou colocar do ouvido.

O que fazer para limpar devidamente meus fones de ouvido?

Para limpar (ou higienizar) corretamente os fones de ouvido, basta seguir os passos de acordo com o tipo de fone que você possui (in-ear ou earbud).

  • In-ear

Para realizar a limpeza dos fones in-ear iremos utilizar uma flanela, uma leiteira, um pote de plástico, um sabão de coco em barra e um papel toalha.

Materiais utilizados para a limpeza de fones do tipo in-ear
Materiais utilizados para a limpeza de fones do tipo in-ear

Siga os passos abaixo:

1 - Tire as eartips (ponteiras de silicone) do fone de ouvido in-ear;

2 - Passe a ponta da flanela umedecida com água no corpo do fone e depois passe a parte seca para tirar máximo possível de excesso de água;

3 - Aqueça a água na leiteira até que fique morna;

4 - Despeje a água morna no pote de plástico e mexa o sabão de coco em barra na água por uns 3 ou 4 segundos. Observação: não deixe o sabão dentro do pote com água;

5 - Coloque as eartips (ponteiras de silicone) dentro da água morna, que foi misturada com o sabão, e deixe de molho por 5 minutos;

6 - Retire as eartips (ponteiras de silicone) e enxague com água morna pura (sem sabão);

7 - Seque o excesso de água das eartips (ponteiras de silicone) com a flanela e deixe secando naturalmente em cima do papel toalha. Isso deve ser feito pois a água fica presa nas ranhuras das eartips;

Estrutura de um fone do tipo in-ear
Estrutura de um fone do tipo in-ear

Para evitar o excesso de cera na ear tip (ponteira de silicone) do fone ou sujeira na região do nozzle (bocal para sair o som) é utilizada uma ferramenta chamada "Hearing Aid cleaning tool" que você pode conferir abaixo. É muito comum encontrar ela dentro de cases de fones in-ear custom. A "Hearing Aid cleaning tool" é vendida geralmente em lojas e/ou clínicas de aparelhos auditivos.

Hearing Aid cleaning tool
Hearing Aid cleaning tool
Hearing Aid cleaning tool
Hearing Aid cleaning tool
Utilizando a ferramenta para tirar sujeiras dentro da eartip
Utilizando a ferramenta para tirar sujeiras dentro da eartip

  • Earbuds

Como os fones de ouvido do tipo earbuds ficam com o seu corpo (house) em contato com a orelha, teremos que realizar de forma diferente a limpeza, comparado aos fones do tipo in-ear.

Iremos precisar de uma flanela, uma leiteira e um sabão de coco em barra.

Materiais utilizados para a limpeza de fones do tipo earbud
Materiais utilizados para a limpeza de fones do tipo earbud

Siga os passos abaixo:

1 - Tire as espumas que cobrem os earbuds;

2 - Aqueça a água na leiteira até que fique morna;

3 - Despeje a água morna no pote de plástico e mexa o sabão de coco em barra na água por uns 3 ou 4 segundos. Observação: não deixe o sabão dentro do pote com água;

4 - Coloque as espumas que cobrem os arbuds na água. Molhe a ponta da flanela na água com sabão e passe gentilmente no corpo do fone de ouvido (house);

5 - Deixe as espumas de molho por 5 minutos na água. Molhe outra ponta da flanela com água limpa (sem sabão) e passe no corpo do fone de ouvido (house) até retirar todo o sabão;

6 - Seque o excesso de água do fone de ouvido e das espumas com a parte seca da flanela e depois deixe secar naturalmente;

Limpe o corpo do fone também

É importante que você limpe não só as regiões do fone de ouvido que entram em contato com o seu ouvido, mas também o corpo do fone. Isto é necessário devido a possível contaminação por outros fluidos corporais que não a cera, como foi citado acima.

Conclusão

É de suma importância a limpeza dos seus fones de ouvido, pois além do acúmulo de cera poder causar infecções e transmitir doenças (o Coronavirus pode ser transmitido através de qualquer fluido corporal), você pode contaminar eles ao levá-los para a rua, assim como acontece com o seu celular. Ou seja, quaisquer objetos que levamos para a rua podem representar um risco de infecção e contaminação. No caso dos fones de ouvido, é pior ainda devido ao ambiente propicio (temperatura, umidade e matéria orgânica).

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: