Com os efeitos econômicos da crise de saúde causada pela pandemia do COVID-19, o Governo Federal criou o Auxílio Emergencial. Se você recebe pelo Caixa Tem, pode ter notado muitas instabilidades. Aqui vamos dar algumas dicas para solucionar os erros.

Como resolver os erros do app Caixa Tem ou desbloquear a conta?
O que é o Auxílio Emergencial?

O Auxílio Emergencial é um programa social pago pelo Governo Federal para amenizar os efeitos econômicos da pandemia de Coronavírus. O público alvo do programa são os trabalhadores desempregados, os microempreendedores individuais (MEI) e os trabalhadores autônomos e informais.

Cada beneficiário recebe individualmente o benefício no valor de R$ 600 por mês. As mães solo, que são aquelas as únicas responsáveis pelos gastos dos seus filhos, podem receber R$ 1200 por mês.

A princípio o programa seria pago por três meses, mas como a crise de saúde persistiu, o benefício foi prorrogado por mais dois meses, somando ao todo 5 parcelas.

O que é o Caixa Tem?

Quem se inscreveu no Auxílio Emergencial e tinha uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos, receberia por esta conta mesmo. Porém, quem não tinha conta na Caixa, o próprio banco abriu uma conta automática, chamada Poupança Social Digital.

Para que serve o Caixa Tem?

O aplicativo disponível para smartphones Android e iOS gratuitamente, permite aos beneficiários do Auxílio Emergencial conferir a data em que o benefício é liberado e informações sobre outros benefícios sociais, como FGTS, PIS e Seguro-Desemprego. Porém, no momento ele é voltado apenas ao Auxílio Emergencial.

Com o Caixa Tem o beneficiário pode transferir dinheiro para outras contas de forma gratuíta, ou seja, sem taxas, além de fazer compras online no débito, bastando gerar o Cartão de Débito Virtual pelo próprio aplicativo.

O Caixa Tem ainda permite comprar no débito em lojas físicas através de QR Code. E se você não sabe como funciona o QR Code, recomendo a leitura deste post, aonde explico detalhadamente o assunto.

Porque o Caixa Tem não está funcionando?

Entretanto, devido a alta demanda, os servidores do aplicativo acabaram ficando esgotados em muitas ocasiões, o que gerou instabilidades no aplicativo. Afinal, são milhares de brasileiros acessando a plataforma ao mesmo tempo, e ao tempo todo. Se você está com problemas para usar o Caixa Tem, as dicas abaixo podem ajudar.

Como solucionar os erros do aplicativo Caixa Tem?

Atualize o Caixa Tem

Verifique se o aplicativo Caixa Tem está atualizado no seu smartphone. Para isso, acesse a página de download no Google Play Store ou App Store e veja se há uma opção "Atualizar";

Atualize o sistema operacional

Verifique se o sistema operacional do seu smartphone está atualizado. Para isso, siga os passos abaixo:

  • No Android, vá em Configurações (ícone de engrenagem) > Sistema > Avançado > Atualização do sistema e confira se há algum update para fazer.
  • No iPhone, vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software e verifique se há uma nova versão do iOS disponível.

Reinicie o celular e a internet

Reinicie tanto o seu aparelho como a sua internet. Para reiniciar a internet, desligue seu modem, aguarde 10 segundos e ligue ele novamente. Faça o mesmo com seu smartphone.

Conexão com a internet e horário

Muitas vezes o problema pode ser na sua própria conexão com a internet. Antes de mais nada, verifique se sua conexão está funcionando bem. Além disso, eu recomendo que você tente usar sua rede de dados móveis, especialmente se você mora em cidades maiores, aonde a velocidade do 4G é melhor muitas vezes que o Wi-Fi.

Outro detalhe importante é que o horário que você tenta se conectar ao Caixa Tem pode influenciar. Normalmente, em horário bancário a demanda é bem maior, e inclusive você pode enfrentar uma fila de espera virtual.

A forma mais fácil de conseguir se conectar ao Caixa Tem é no horário da madrugada, quando baixa muito a quantidade de pessoas tentando usar o sistema.

Caixa Tem bloqueado?

Recentemente, devido a um alto número de fraudes envolvendo o Auxílio Emergencial, a Caixa bloqueou o acesso ao aplicativo Caixa Tem por suspeita de fraude.

Se a sua conta foi bloqueada, saiba que a Caixa divulgou um calendário para que os beneficiários possam ir até uma agência sem encontrar aglomerações.

Segundo a direção da Caixa, 51% das contas bloqueadas há suspeita de fraude no benefício. Na maioria dos casos, essas fraudes não foram executadas pelo beneficiário, e sim por hackers, que roubaram a identidade do cidadão com direito ao benefício.

Por isso, os beneficiários devem comparecer a uma agência da Caixa munido de um documento de identidade com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação para solicitar o desbloqueio.

Além disso, é necessário seguir o calendário. Este calendário foi formulado de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários, como você pode conferir abaixo.

Calendário de desbloqueio do Caixa Tem

Mês de Aniversário Data para desbloqueio
Janeiro, Fevereiro e Março até 24 de julho
Abril e Maio 27 a 31 de julho
Junho e Julho 03 a 07 de agosto
Agosto, Setembro e Outubro 10 a 14 de agosto
Novembro e Dezembro 17 a 21 de agosto


Inconsistência cadastral

Os beneficiários que foram classificados como "inconsistência cadastral" poderão enviar os documentos através do WhatsApp. Porém, neste caso é importante você ficar de olho para não acabar caindo em um golpe. Sendo assim, sempre procure os canais oficiais da Caixa Econômica Federal.

Para desbloquear o Caixa Tem pelo WhatsApp, faça o seguinte:

Desbloqueio via WhatsApp do Caixa Tem

A primeira opção só é válida para quem teve a conta trancada por causa de documentos pendentes. Esses usuários não precisarão ir à Caixa e poderão sanar as inconsistências cadastrais pelo WhatsApp. Para isso, é preciso:

  1. Solicite um novo acesso ao Caixa Tem;
  2. Envie a documentação solicitada;
  3. Confira se você recebeu as seguintes mensagens:
    "Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp";
    "Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO" no menu Liberar Acesso;
  4. Clique neste link para ser direcionado ao WhatsApp;
  5. Envie os documentos pendentes através do WhatsApp.