Bill Gates acredita que uma pandemia muito mais letal se aproxima, e alerta sobre as medidas que devem ser tomadas agora. Há alguns anos, falar sobre uma pandemia com alto nível de mortalidade poderia causar dúvidas ou até discórdias. Agora, em meio a um cenário tomado pela pandemia da covid-19 a quase dois anos, a sociedade de um modo geral consegue enxergar a seriedade do assunto e por isso, tem melhores condições de conscientização.

Bill Gates alerta sobre uma pandemia ainda mais mortal

Não é a primeira vez que Bill Gates alerta sobre um cenário pandêmico letal. Há algum tempo, ele já havia falado sobre os riscos de uma potencial pandemia, e que acabou se concretizando em 2020 quando desencadeou a covid-19.

Desde o primeiro caso confirmado, 355 milhões de pessoas foram infectadas em todo o mundo, e mais de 5,6 milhões faleceram. Embora as variantes Ômicron e Delta do coronavírus sejam alguns dos vírus mais transmissivos já vistos, Gates fala sobre um tipo de patógeno igualmente contagioso, mas com uma taxa de mortalidade muito maior.

Além do alto número de mortes, uma pandemia prejudica o setor econômico, tornando recursos cada vez mais escassos, além de assistência médica, como tratamentos e vacinas. Por essa razão, Gates tem alertado os governos e outras autoridades a desempenhar um papel de precaução contra o que está por vir.

Solução

Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, salientou que é necessário que os governos adotem medidas para prevenir os riscos de uma próxima pandemia e, para isso, devem contribuir com recursos financeiros.

"Quando se trata de gastar bilhões para salvar trilhões em danos econômicos e dezenas de milhões de vidas, eu diria que é uma apólice de seguro muito boa."

Bill Gates

A Fundação Bill & Melinda Gates e o Wellcome Trust do Reino Unido estão doando US$ 300 milhões para a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (Cepi), que ajudou a formar o programa Covax para fornecer vacinas a países de baixa e média renda.

O grupo está buscando arrecadar US$ 3,5 bilhões com o objetivo de reduzir o tempo necessário para desenvolver uma nova vacina para 100 dias. Esse é um dos caminhos para contornar as consequência de uma nova pandemia, mas é necessário muita inovação, conforme lembra Gates.

Fonte: Exame