Surpreendendo o mundo, a Microsoft anunciou hoje (18) a aquisição da Activision Blizzard, expandindo ainda mais o seu império em crescimento ininterrupto. Chegando como uma bomba na indústria dos videogames, a notícia é acompanhada novamente por polêmicas e discussões, principalmente com o surgimento de dúvidas a respeito de possível exclusividade de franquias famosas para Xbox.

Um rumor começou a circular na internet pouco tempo antes do anúncio oficial, que acabou confirmando um momento importante para a indústria. Mais do que algo para entrar para a história, a compra também pode significar uma mudança muito grande na estrutura que conhecemos hoje nesse mercado.

Microsoft compra a Activision Blizzard

Quando comprou a ZeniMax Media em 2020, garantindo assim a Bethesda, a Microsoft já havia chocado o mundo em um movimento extremamente ofensivo de mercado, conseguindo um diferencial muito grande para a sua marca. A ZeniMax Media foi adquirida por US$ 7,5 bilhões.

Agora, a Microsoft exibe um novo movimento, ainda mais impressionante, expandindo seu império de maneira jamais vista na indústria. Por um valor de cerca de US$ 70 bilhões, a empresa agora possui a Activision Blizzard, responsável por franquias grandiosas como Call of Duty, Diablo e muitas outras.

Confira o comunicado oficial da Microsoft.

"Com três bilhões de pessoas jogando ativamente hoje, e uma nova geração aproveitando a diversão do entretenimento interativo, o setor de jogos é atualmente a maior forma de entretenimento, em amplo crescimento. Hoje, a Microsoft Corp. anuncia os planos de adquirir a Activision Blizzard, líder em desenvolvimento de jogos e publicação de conteúdo interativo. Essa aquisição vai acelerar o crescimento do setor de games da Microsoft, através dos dispositivos móveis, PC, console e nuvem, e vai fornecer as ferramentas para o metaverso. Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e Sony. O plano de aquisição inclui franquias icônicas da Activision Blizzard e King Studios, como Warcraft, Diablo, Overwatch, Call of Duty e Candy Crush, além de atividades globais de eSports pela Major League Gaming."

No Twitter, Phil Spencer deu boas-vindas aos times da Activision Blizzard e celebrou a aquisição histórica.

"À medida que estendemos a alegria e a comunidade de jogos a todos, estamos incrivelmente empolgados em receber as equipes fantásticas e franquias icônicas da Activision Blizzard no Time Xbox"

Xbox Game Pass fortalecido

A aquisição fortalece o Xbox Game Pass, que certamente terá ainda mais títulos de peso em seu catálogo, incluindo jogos que chegarão ao serviço como o famoso "day one", ou seja, no dia de lançamento.

Assim como a Microsoft já afirmou que fará com títulos da Bethesda, é possível afirmar que os futuros lançamentos da Activision Blizzard serão exclusivos da Microsoft, chegando apenas nas plataformas da empresa.

A partir de agora, títulos como os da franquia Call of Duty provavelmente ficarão disponíveis no Game Pass, enquanto os futuros lançamentos não chegarão no PlayStation.