PUBG foi o grande responsável pela explosão dos battle royale na indústria dos videogames. O sucesso do jogo fez com que várias empresas, maiores e menores, embarcassem nessa onda desenvolvendo seus próprios títulos do gênero. Enquanto jogos diferentes, com características próprias como Fortnite, apareceram, é verdade também que alguns desses títulos chegaram ao mercado como opções muito parecidas com aquilo que os jogadores já conheciam.

A semelhança de alguns títulos é tão grande que chega a incomodar os desenvolvedores de PUBG, o que está acontecendo agora. A Krafton Inc., responsável por PlayerUnknown's Battlegrounds, resolveu acusar a Garena de plágio devido ao jogo Free Fire. Além disso, a Krafton Inc. também processou a Apple e Google, que oferecem o jogo em suas lojas.

Krafton acusa Garena de plágio

Ao entrar com o processo na corte federal de Los Angeles, a Krafton alegou que a Garena copiou muitos elementos e características de PUBG no desenvolvimento de Free Fire. Estrutura geral do jogo, equipamentos e ambientações foram alguns dos exemplos de plágio citados pela Krafton, que afirma que os direitos autorais da IP não foram respeitados pela Garena.

Em 2017, a Krafton havia feito uma reclamação oficial em Singapura, país da Garena, com o processo sendo resolvido sem incluir nenhuma licença para a desenvolvedora de Free Fire. Porém, já nos últimos meses de 2021 a Garena lançou mundialmente o Free Fire Max, voltando a infrigir os direitos autorais de IP.

Após apresentar um documento que indica diversas cópias em Free Fire, a Krafton pede US$ 150 mil por danos, além de também responsabilizar Apple e Google, alegando que as empresas ganharam centenas de milhões de dólares em vendas em escala global.