Nestes tempos difíceis e incertos, as fraudes abusam do medo, da necessidade e do estado de imprevisibilidade criado pela emergência de saúde pública, buscando obter um benefício do desejo da sociedade de retornar ao estado de segurança e proteção.Há muitos casos de fraudes no Brasil neste momento, incluindo até mesmo o Auxílio Emergencial, benefício do governo para as pessoas que estão sem ganhos.

Em todo o mundo, estão acontecendo golpes nas plataformas mais utilizadas, como smartphones, e-mail e redes sociais. Os golpes se utilizam da tecnologia. Ninguém está a salvo neste momento.

Como se prevenir de golpes financeiros nesta quarentena?
Quais são os golpes financeiros que se propagaram na quarentena?

Phishing

Golpistas que fingem ser membros de um órgão sanitário, como o Ministério da Saúde ou pesquisadores de uma Universidade, direcionam suas vítimas por e-mail com anexos, links ou redirecionamentos maliciosos para atualizações sobre a disseminação do Covid-19, novas medidas de contenção, mapas de surtos ou maneiras de se proteger da exposição ao vírus.

Depois de aberto, este link pode infectar o computador por malware (software malicioso) ou as informações pessoais e dados de cartão de crédito armazenados on-line podem ser expostos a um hacker.

Sites fraudulentos

Houve um aumento significativo de novos tipos de fraude e, em particular, aqueles relacionados ao grande número de registros de domínio da Internet com o termo "covid".

E-mail corporativo

A ascensão do home office, acompanhado por atualizações de todas as empresas no Covid-19, abriu o caminho para que os golpistas atacarem empresas e seus funcionários.

Usando e-mails secretos, como atualizações no Covid-19, os golpistas tentam induzir os funcionários a entregarem suas credenciais, pedindo-lhes para entrar em um falso portal da empresa "Covid-19" ou "coronavirus".

Depois que o funcionário insere suas credenciais, o golpistas pode ter acesso irrestrito às contas e intranet dos funcionários da empresa.

Golpes de fornecimento

Aproveitando a escassez de determinados produtos, atrasos nas entregas e o desespero da população por recursos, os golpistas criam lojas on-line falsas que vendem suprimentos médicos de alta demanda, como máscaras N95, luvas e álcool gel.

Após o pagamento pela compra dos produtos, os golpistas pegam o dinheiro e nunca entregam os suprimentos.

Golpes nos tratamentos

O aumento do pânico por contrair o coronavírus criou um setor da população em busca de como prevenir ou curar o Covid-19. Usando mídias sociais ou fóruns on-line, os fraudadores promovem produtos falsificados alegando prevenção de vírus e seduzem as vítimas com a promessa de vacinas, curas falsas e tratamentos não comprovados.

Fraude do fornecedor

Os golpistas se apresentam como médicos ou administradores de hospitais, geralmente alegando que trataram com sucesso um amigo ou parente com o Covid-19, e solicitam pagamento por esse tratamento.

Fraude de caridade

Em tempos de crise, é muito comum que as pessoas sintam uma sensibilidade especial sobre a responsabilidade de ajudar a reduzir o impacto na comunidade. Os golpistas solicitam doações de instituições de caridade inexistentes para ajudar indivíduos, grupos ou áreas afetadas pelo coronavírus, ou para contribuir para o desenvolvimento de uma vacina.

Golpes através de aplicativos móveis

Golpistas estão desenvolvendo ou manipulando aplicativos móveis, que externamente parecem seguir a disseminação do Covid-19. No entanto, uma vez instalado, o aplicativo infecta o dispositivo com malware que pode ser usado para obter informações pessoais, dados confidenciais, contas bancárias ou dados de cartão de crédito.

Fraude de investimento

Continuando a tradição do golpe clássico de investimento, esse esquema tem uma reviravolta, com o objetivo de gerar grandes retornos sobre o investimento em uma empresa que possui serviços ou produtos que podem impedir, detectar ou curar o coronavírus.

Como se prevenir de golpes financeiros nesta quarentena?

Existem muitas maneiras e formas de proteção, tanto pessoalmente quanto na sociedade e nos negócios. Para reduzir a vulnerabilidade, é crucial e primordial garantir que pessoas, equipes e sociedade estejam alertados sobre como as organizações criminosas estão tentando tirar proveito dessa crise de saúde.

1. Seja cauteloso com e-mails fraudulentos alegando que são especialistas em pandemia e que possuem informações importantes relacionadas ao coronavírus. Não clique em links ou abra anexos de pessoas desconhecidas ou não verificadas.

2. Verifique os endereços de email que alegam ter informações relacionadas ao coronavírus, e que apresentam irregularidades como erros de ortografia ou símbolos. Os golpistas costumam usar endereços que possuem apenas diferenças mínimas daqueles pertencentes às pessoas que estão tentando imitar.

3. Seja especialmente cuidadoso com as falsas lojas on-line que usam métodos de pagamento não seguros, como boleto, cartões-presente ou criptomoedas.

4. Faça uma verificação de antecedentes antes de doar para qualquer campanha de caridade ou financiamento coletivo.

5. Verifique se os programas antivírus e anti-malware (software) instalados nos dispositivos estão atualizados. Para ficar prevenido, use um dos melhores antivírus pagos de 2020.

6. Fique informado sobre as tendências dos golpes relacionados ao Covid-19.

7. Para obter as informações mais atualizadas sobre o Covid-19, visite a página do Ministério da Saúde dedicada ao coronavírus.