Recentemente o Google começou a implementar novos painéis de informações sobre vacinas em seus resultados de busca. O objetivo da empresa ao fazer isto é evitar que haja desinformação e que se tenha informações de fontes confiáveis ao mesmo tempo. A novidade está começando no Reino Unido, onde está sendo aprovada a vacina BioNTech/Pfizer, e em breve deverá chegar a mais países conforme as autoridades de saúde começarem suas campanhas de vacinação.

Os painéis de informação possuem dados sobre cada vacina e tem como objetivo fornecer orientações oficiais de como, quando e onde a população poderá receber a aplicação. Anteriormente, o Google chegou a utilizar estes mesmos painéis para divulgar informações sobre o COVID-19 no YouTube. A primeira utilização deles foi em março deste ano para compartilhar notícias sobre a pandemia de Coronavírus.

Google lança painéis para evitar a desinformação sobre vacinas de COVID-19

Além desta iniciativa relacionada à vacina contra o vírus COVID-19, a Google também está reprimindo no YouTube conteúdos anti-vax, onde inclusive foi anunciado pela empresa, em outubro, que seriam removidos vídeos que contivessem informações incorretas sobre a vacina. Até o momento, a companhia diz que já removeu cerca de 700 mil vídeos "relacionados a informações médias COVID-19 perigosas ou enganosas".

Google fornece subsídios para combater a desinformação sobre o COVID-19

Por último, a Google comunicou que está disponibilizando fundos para ajudar as autoridades de saúde e mídia a fornecer informações úteis sobre vacinas e desinformar as informações. Segundo a empresa, será fornecido US$15 milhões em subsídios de publicidade para a OMS no intuito de auxiliar a promover as ações necessárias. Além disto, a Google está gastando US$1,5 milhão para apoiar pesquisas de verificação de fatos e financiar Centros de Mídia de Vacinas COVID-19.

A Google ainda acrescenta que está financiando pesquisas de metodologias para neutralizar a desinformação sobre vacinas. Ao todo, a empresa afirma ter lançado mais de 200 produtos, recursos e iniciativas relacionados a pandemia.

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