Casamentos são festas para celebrar a união de casais e suas famílias. Quando assistimos uma cerimônia, nem nos damos conta do grande trabalho que é realizar um casamento. Isto sem falar dos custos, que em tempos de recessão, impactam bastante nas decisões do casal.

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas ferramentas incríveis. Elas irão ajudar você a planejar o seu casamento e a economizar um bom dinheiro. Vamos começar!

Organize seu casamento com essas ferramentas
Organize seu casamento com essas ferramentas

1 - Mantenha tudo armazenado: Google Drive

Muitos casais contam com amigos e familiares para ajudar na organização do casamento. Coordenar as informações para que todos falem a mesma língua nem sempre é fácil. Por isso o Google Drive é uma ótima solução tanto para desktop como para mobile.

Com ele você pode armazenar e criar diversos documentos de texto, planilhas e apresentações. Ainda pode adicionar fotos, notas e criar formulários de pesquisa. Tudo isso você consegue tendo apenas uma conta do Gmail. Fácil não?

2 - Organize tudo em listas de tarefas: Trello

Para quem adora listas, o Trello é a ferramenta ideal. Bastante utilizada por desenvolvedores de software, ganhou as graças do público geral. Além de listas, é possível adicionar fotos e documentos. Isto torna fácil a escolha por fornecedores, por exemplo.

As tarefas podem ser agrupadas em colunas como: A fazer, Sendo feito e Feito. Você insere o nome em cada coluna. Conte ainda com o recurso de arrastar e soltar. Assim, cada tarefa é facilmente movida para outra coluna, representando o estágio seguinte.

3 - Todos os fornecedores em um só lugar: StarOfService

Quem já casou sabe, a busca por fornecedores com alto custo benefício é uma verdadeira odisseia. Mas tudo isso pode ficar muito simples com a ajuda da StarOfService. A plataforma permite que você solicite orçamentos de diversos prestadores de serviços.

Você receberá o contato de até 5 profissionais e poderá escolher a melhor opção para o seu bolso. Eles ainda contam com uma seção só de serviços para casamentos! Os pedidos são gratuitos e o recomendável é ser bastante específico neles.

4 - A arte do seu jeito: Canva

Nem todo mundo possui a expertise necessária para criar a arte visual do seu casamento. E se você tem a intenção de criar o seu próprio convite, o Canva é a ferramenta certa.

Com vários modelos prontos e outros milhares disponíveis pela comunidade fica fácil criar sua própria arte. Com recursos simples de arrastar/soltar, você pode inserir suas próprias fotos. Você pode utilizar a grande maioria dos recursos gratuitamente. Mas caso queira comodidade, conte com outros recursos adicionais na modalidade paga.

5 - Aprenda a fazer qualquer coisa: WikiHow

O WikiHow é um site que ensina você a fazer qualquer coisa. Sim, isto mesmo qualquer coisa. E isto vai desde como ser um DJ para festas, controlar sua ansiedade e de como preparar sua festa de casamento. O objetivo é o de que você tenha algumas ideias sobre coisas que você mesmo possa fazer. Gratuito

6 - Ideias, ideias e mais ideias: Pinterest

Aqui você encontra uma infinidade de imagens, dicas de passo a passo para fazer buquês, cerimônia e tudo em imagens. Uma boa dica é você se inspirar buscando por poses de pré-wedding e para as fotos de seu casamento. Super demais! Gratuito.

7 - Compre quase tudo: AliExpress

E se você quer mesmo economizar, porque não comprar alguns itens direto da China? O AliExpress é um dos sites mais confiáveis neste quesito. Além de produtos a um preço baixo, você também encontrará inspiração para convites e itens de decoração

O site conta com uma infinidade de produtos e fornecedores. Atente para o volume de compras por conta do fisco. O prazo de entrega pode demorar de alguns dias a alguns meses. Atente também para a reputação do vendedor. Uma dica é conferir alguns fóruns e blogs especializados no assunto.

Esperamos que estas dicas ajudem você a ter o casamento dos sonhos. Compartilhe este post com seus amigos! E se você acha que algo ficou faltando, não se esqueça de escrever nos comentários. Até a próxima!

8 - Busca por economia: Mobills

O app é capaz de estipular um orçamento mensal para diferentes categorias estipuladas pelo usuário (alimentação, diversão, etc). Ainda é possível receber um alerta quando 80% deste montante tiver sido utilizado. É possível receber alertas sobre contas pendentes e ter os gastos divididos em diferentes tipos de gráficos de acordo com o tipo de despesa. (Para iOS e Android. Grátis).