Se você ouviu falar ou já trabalha com o Marketing de Conteúdo, já sabe que nos últimos anos houve um boom nessa área. Produzir conteúdo relevante e frequente é a chave para fazer crescer sites, blogs, negócios ou até mesmo para se posicionar enquanto profissional na rede.

Com tanto conteúdo disponível, é preciso conseguir se diferenciar. E para que você possa ser mais produtivo, existem ferramentas que podem te ajudar a otimizar o seu tempo e a focar no que realmente importa: na qualidade do que você produz.

Sabemos que a saga do conteúdo não é simples: é preciso entender o seu público, pesquisar, organizar as ideias, otimizar para os mecanismos de busca, divulgar, divulgar e divulgar, ficar de olho nos números, interagir com o usuário… Ufa!

E como "time is money", preparei uma lista de ferramentas super úteis que te ajudam nesse dia a dia atribulado de quem trabalha com o conteúdo de alguma forma. Tem plugins para WordPress, aplicativos e sites que irão transformar a sua forma de planejar e produzir seu conteúdo. Vamos nessa?

Twords

Muitas vezes, a gente tem uma ideia legal para um blog, um ebook ou até mesmo um livro impresso, mas vai deixando as ideias mais pra frente, "quando eu tiver tempo", não é mesmo? Ou às vezes, a gente até tem um blog, que está lá, abandonado às traças. E quando é um TCC da pós?

 Não é todo mundo que é super produtivo. Muita gente, na verdade, se identifica com a imagem abaixo:

Sou dessas.

Pois bem. O Twords é uma ferramenta que permite que você crie o hábito de escrever todos os dias, acompanhando metas, analisando o quanto tem progredido, fazendo com que você acompanhe a sua produtividade e quais dias e horários funcionam melhor pra você escrever.

Trello

Talvez você até já conheça o Trello, uma ferramenta gratuita bastante usada para gerenciamento de projetos em equipe. Se já conhece, pode até pular o próximo parágrafo. :)

O Trello é organizado em quadros (boards) totalmente editáveis. Em cada board, você cria listas onde irão entrar suas atividades (os cards). Cada card pode ter uma checklist, sua data de entrega, pode ser atribuído a algum(ns) membro(s) da equipe, tem espaço para comentários, anexar arquivos e ainda tem outras funcionalidades.

É muito comum usarmos o Trello para montarmos um Kanban, um quadro para gerenciar fluxo de produção, ou seja, o andamento de cada atividade relacionada a um projeto, como na imagem abaixo.

Você e sua equipe também podem usá-lo para criar o planejamento editorial do seu site ou blog. Basta, para isso, organizar as listas mais ou menos assim:

  1. Ideias
  2. Em produção
  3. Em revisão
  4. Em aprovação
  5. Agendado
  6. Publicado


Lógico que você vai inserir ou excluir listas de acordo com o seu processo de produção de conteúdo. O legal é dentro de cada card você já pode inserir instruções, links de fontes bacanas, imagens, comentários sobre o que está sendo feito, e o que quiser.

Além disso, na versão gratuita, você pode inserir um "power-up", uma integração com outras ferramentas, como gráficos de Gantt, ou algo para fazer com que aquela tarefa se repita periodicamente. Nos boards de Plano de Conteúdo, eu gosto de usar o Calendar, que permite identificar buracos na programação, reorganizar os dias de postagens e me planejar para a produção.

Editorial Calendar

Caso prefira, você pode instalar a funcionalidade do calendário editorial direto no WordPress. Para isso, é só instalar o plugin Editorial Calendar.

Content Audit

Quando se tem muito conteúdo, é comum ter aqueles que acabam ficando desatualizados. Aquele que você inseriu um link com a divulgação de um curso que já fechou a turma, ou aquele que tem uma informação muito datada, ou ainda aquele que você precisará otimizar daqui a 6 meses.

O Content Audit é um plugin de WordPress que permite que você classifique seus posts como "outdated", "redundant", e outras que você quiser criar, e ainda classificar aqueles que precisar ter o SEO ou as informações revisadas. Você ainda pode pedir para receber lembretes em uma data específica.

Por exemplo: em julho você irá ministrar uma palestra e  cita isso em diversos posts, com o link para inscrição. Então, você pode configurar para que no dia seguinte, o Content Audit te avise que os posts X, Y e Z precisam de atualização, retirando o link de inscrição, e colocando no lugar o link do post "confira como foi".

Navegg

A Navegg é gratuita para sites, blogs e e-commerce. Ela traça um perfil do público que visita o seu site, trazendo informações como sexo, faixa etária, intenção e comportamento de compra, interesses, e ainda categoriza esses usuários em grupos, chamados clusters, com hábitos de vida e visão de mundo similar.

Ou seja: informações valiosíssimas sobre o seu público-alvo, para planejar conteúdo e para montar um mídia kit.

A Navegg também tem uma versão para grandes publishers que querem gerenciar seus espaços de publicidade, entregando aos anunciantes resultados bem melhores do que os que eram entregues sem segmentação de audiência.

Smartlook

Você já se perguntou como a sua audiência olha o seu site/blog? Eles entram em uma página, ficam na dúvida se compram este ou aquele produto, pra onde passam mais tempo olhando, se fecham logo que veem o preço, ou abandonam o texto em um lugar específico?

O Smartlook, também gratuitamente, permite faz o que chamamos mouse-tracking, que é gravar os movimentos do mouse de um usuário enquanto ele navega no seu site.

Assim, imagina que você está divulgando um curso online, trabalhou arduamente em uma landing page bacana, mas não está conseguindo converter os visitantes em leads ou em novos alunos. Com o Smartlook, você consegue identificar exatamente qual é o ponto em que eles desistem, ou ainda quanto tempo levaram para tomar uma decisão, ou ainda qual dos pontos chamou mais sua atenção.

E aí, curtiu as ferramentas que separei pra você? Tem outras que gostaria de indicar? Diz aí nos comentários!

Até o próximo post! ;)