Marketing de conteúdo não é só publicação em redes sociais

Marketing de conteúdo vai muito além de postagens em redes sociais, marketing de conteúdo é uma estratégia que tem por objetivo educar o prospect, cliente e futuro cliente, para que ele saiba exatamente qual problema ele tem e o que precisa para resolver o seu problema e o principal, que veja o seu produto ou serviço como a melhor solução.

Por | @jonathanlamimkt Marketing Digital

As redes sociais desempenham um papel muito importante para as empresas, e segundo a pesquisa Social Media Trends 2017 existem números bem expressivos que confirmam isso. Veja a seguir alguns números relacionados à importância do papel das redes sociais para as empresas:

  • 60,6% das empresas dizem que são muito importantes
  • 28,1% das empresas dizem que são moderadamente importantes
  • 8,8% das empresas dizem que são pouco importantes
  • 2.5% das empresas dizem que não são importantes

Esses números mostram que as empresas estão fazendo uso das redes sociais e encontrando sua importância para os negócios. Para ajudar a melhorar o cenário de observação, veja a seguir o percentual das empresas por tempo de presença nas redes sociais.

  • 28,6% das empresas estão presentes a mais de 3 anos
  • 27,5% das empresas estão presentes entre 1 e 2 anos
  • 17,6% das empresas estão presentes entre 2 e 3 anos
  • 14,1% das empresas estão presentes a menos de 6 meses
  • 12,2% das empresas estão presentes entre 6 meses e 1 ano

Com os números apresentados, é possível ver que as empresas estão buscando cada vez mais se manterem presentes nas redes sociais e que essa presença é importante. Mas não basta só estar lá, é preciso que essa presença seja estratégica, planejada, para que possam ser obtidos resultados favoráveis.

Se ficarmos navegando pela timeline das redes sociais durante algumas horas será possível ver anúncios patrocinados e posts nas fanpages das empresas que são muito criativos, com bons textos. Mas ao analisarmos bem todas as postagens, será possível identificar que algumas delas não possuem uma estratégia, exceto a de "publicar X vezes ao dia, nos horários A, B e C".

Não existe um padrão para a quantidade de vezes que se deve publicar e os melhores horários para as publicações, cada negócio tem o seu tempo e quantidade de posts definidos com base em pesquisas feitas com o público-alvo e também na estratégia desenvolvida.

Quando se utiliza as redes sociais para executar estratégias de marketing de conteúdo, pensa-se em atingir o maior público, pois existe um volume muito alto de pessoas online nas redes. Vide este artigo, com os números das maiores redes sociais da internet.

Sim, grande parte das pessoas está presente nas redes sociais, mas isso não quer dizer que todas elas fazem parte do seu público-alvo. Enquanto o pensamento for esse, haverá muito investimento para pouco retorno.

O marketing de conteúdo vai além das postagens em redes sociais

Marketing de conteúdo vai muito além de postagens em redes sociais, marketing de conteúdo é uma estratégia que tem por objetivo educar o prospect, cliente e futuro cliente, para que ele saiba exatamente qual problema ele tem e o que precisa para resolver o seu problema e o principal, que veja o seu produto ou serviço como a melhor solução.

Afirmar que utiliza marketing de conteúdo somente porque faz umas postagens em redes sociais e tem alguns anúncios patrocinados é errado. O marketing de conteúdo tem um poder muito grande e pode trazer ótimos resultados com um investimento muito baixo, indo além das redes sociais.

Utilizando uma estratégia consistente de marketing de conteúdo, respeitando as etapas desse processo, e medindo os resultados, é possível fazer muito mais com muito menos, tanto em investimento financeiro quanto em investimento de mão de obra, pois fará somente o que se encaixa na estratégia e está de acordo com o público.

Combinar postagens em redes sociais com vídeos e posts em um blog é essencial para uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, que gere resultados positivos.

Redes Sociais X Buscadores

As publicações em redes sociais não são indexadas pelos buscadores, como o Google por exemplo. Elas ficam restritas somente ao ambiente da rede social, ou seja, se dentro do seu público existem pessoas que não fazem uso de redes sociais, você está limitando e reduzindo o alcance das suas publicações.

Os buscadores não restringem o seu público, muito pelo contrário, eles até ajudam com filtros para que sejam mostrados somente os resultados que são do interesse de quem está realizando a pesquisa.

Quando você disponibiliza vídeos e posts em um blog falando sobre a marca ou produto, os buscadores estarão fazendo a leitura e indexação desse conteúdo e disponibilizando os mesmos nos resultados de busca.

Para potencializar essa indexação, as técnicas de SEO são de vital importância. Elas vão permitir que os buscadores possam fazer uma melhor leitura do seu conteúdo, encontrando as palavras-chave, títulos, imagens e as informações que o buscador julgar necessárias.

Se você ou sua empresa está fazendo postagens em redes sociais de maneira aleatória, sem pesquisa, planejamento e principalmente sem uma estratégia de marketing de conteúdo, é hora de parar e recomeçar.

90% das pessoas utilizam a internet para pesquisar sobre produtos e serviços antes de realizar a compra. Essa pesquisa não acontece nas redes sociais, mas sim nos buscadores, então as postagens de redes sociais não serão vistas por essas pessoas.

As redes sociais são uma ferramenta fantástica para conquistar novos clientes, mas é preciso que sejam utilizadas do modo correto, com a estratégia correta.

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