Quando um novo "T" da Xiaomi chega ao mercado, já dá pra esperar duas coisas: desempenho absurdo e aquele debate inevitável, será que agora ele pode ser considerado um verdadeiro topo de linha?

O Xiaomi 15T Pro chega justamente para responder essa pergunta. Ele é o modelo que tenta unir o melhor da linha Ultra, mas sem custar o que um Ultra custa. Só que, pela primeira vez, a Xiaomi parece ter ultrapassado a linha do meio-termo: esse celular não tenta parecer um flagship… ele realmente é um flagship.

Com um design mais maduro, acabamento digno dos aparelhos mais caros da Samsung e uma construção fina de 7,9 mm, o 15T Pro mostra que dá pra entregar luxo sem exageros. Mas o que realmente impressiona não é só a aparência e sim o conjunto.

A tela é uma das melhores que já testei num smartphone da Xiaomi, o desempenho é de monstro, e as câmeras com lentes Leica finalmente colocam a marca num novo patamar de fotografia.

Além disso, ele chega com bateria de 5.500 mAh, carregamento de 90W e recursos de IA que, pela primeira vez, mostram o HyperOS funcionando como deveria: rápido, fluido e cheio de funções úteis.

Mas será que tudo isso justifica o preço de mais de oito mil reais no Brasil? Sou Nicolas Muller, testei o Xiaomi mais completo já lançado por aqui e te conto tudo agora.

Xiaomi 15T Pro Review

9.4
Prós
  • Câmera Leica com excelente telefoto 5x
  • Brilho de tela de 3.200 nits e 144 Hz
  • Carregamento de 90W (com fio) e 50W (sem fio)
  • Desempenho de topo com Dimensity 9400+
  • Longo suporte de software (5+6 anos)
Contras
  • Preço no Brasil
  • Câmera ultra-wide limitada
  • Interface ainda com bloatware

Design e construção

Xiaomi 15T Pro
Xiaomi 15T Pro

O Xiaomi 15T Pro traz um design com estética minimalista, com acabamento que apresenta qualidade logo no primeiro contato. O corpo é feito com estrutura de alumínio, mesmo material usado em outros topo de linha, e a traseira adota fibra de vidro texturizada, que tem aparência fosca e agradável ao toque, além de resistir bem a marcas de dedo. Ele possui os cantos levemente arredondados que ao meu ver é um acerto, passa aquela boa sensação de ter o aparelho em mãos. O modelo é vendido nas cores Preto e Cinza aqui no Brasil. Há uma versão dourada que não vamos poder comprar.

Mais fino que o S25 Ultra
Mais fino que o S25 Ultra

Com 7,96 mm de espessura, o 15T Pro é mais fino que o Galaxy S25 Ultra, e seus 210 gramas garantem uma pegada firme. A frente é protegida por Gorilla Glass 7i, enquanto a certificação IP68 assegura resistência contra água e poeira, suportando até 3 metros de submersão por 30 minutos, segundo o site da Xiaomi, e esse é um desempenho acima do exigido pelo padrão.

O módulo de câmeras segue o formato quadrado com cantos suavizados, posicionado no canto superior esquerdo. O acabamento metálico com brilho sutil e o recorte 3D trazem um toque moderno, sem exageros. Um ponto positivo é que o módulo não se projeta tanto quanto em outros aparelhos, reduzindo o balanço quando o celular está apoiado em superfícies planas.

Display frontal quase sem bordas
Display frontal quase sem bordas

Na parte frontal, o destaque é o display AMOLED de 6,83 polegadas, quase sem bordas. As margens de 1,5 mm são uniformes e garantem um aproveitamento de tela de 94,5%, o que contribui para a imersão visual.

Nos detalhes, o Xiaomi 15T Pro conta com porta USB-C, suporte a Dual SIM (nano + eSIM) e áudio estéreo com alto-falantes na parte superior e inferior. Você deve ter passado o olho e não visto o sensor infravermelho, não é? Pois a Xiaomi, quase me pegou nessa. Geralmente o sensor fica posicionado na parte de cima do celular, fácil de apontar, mas dessa vez ela colocou ele no conjunto de câmeras, uma posição também boa, visto que na maioria dos casos estamos olhando a TV e o celular está ali junto.

Na caixa, a Xiaomi inclui cabo USB, chave ejetora do chip, capa de silicone, uma película de proteção já aplicada de fábrica e carregador de 90W aqui no Brasil.

Tela

Xiaomi 15T Pro Tela
Xiaomi 15T Pro Tela

A tela do Xiaomi 15T Pro é um dos grandes destaques do aparelho, e convenhamos com razão. O modelo traz um painel AMOLED de 6,83 polegadas, o maior já feito pela Xiaomi na linha T, com resolução 1.5K. O aproveitamento frontal impressiona: são 94,5% de área útil de tela, com bordas de apenas 1,5 mm, o que garante uma experiência visual que gosto muito. Ah, se o aparelho estiver com a capa, a percepção das bordas é ainda menor, dá uma olhada.

A fluidez, para quem gosta de jogos, é outro ponto forte, o display atinge 144 Hz de taxa de atualização, superando a maioria dos concorrentes que ficam nos 120 Hz. Essa taxa garante rolagem suave e uma resposta imediata em jogos compatíveis. O brilho acompanha a taxa de quadros, digno de topo de linha, são 3.200 nits de pico. O resultado é excelente visibilidade mesmo sob luz solar direta, colocando o 15T Pro entre os smartphones com melhor tela que já testamos aqui.

A qualidade de imagem também impressiona. O painel oferece 12 bits de profundidade de cor, compatibilidade com HDR10+ e Dolby Vision, e vem protegido por Gorilla Glass 7i, essa resistência poderia ser uma melhor da Corning, pelo valor do celular. Em contrapartida, a Xiaomi manda pré-aplicada uma película de fábrica, assim já sai com essa proteção extra pronta para uso. Para conforto visual, há escurecimento PWM de alta frequência e certificações para baixa emissão de luz azul.

O sensor óptico de impressão digital sob a tela é rápido e confiável, além disso, o HyperOS oferece perfis de cor ajustáveis, como o Vivid e o Original Color Pro, e um modo Always-On Display totalmente personalizável.

A única limitação na tela é o painel não usar tecnologia LTPO completa. Embora haja variação automática de taxa de atualização, ela ocorre apenas em saltos (30Hz, 60Hz, 120Hz e 144Hz), e não de forma contínua até 1Hz como em outros flagships. Na prática, isso significa um pouquinho a mais de consumo de energia quando o Always-On Display está ativo, mas praticamente imperceptível.

Câmeras

Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Selfie retrato noturno
Selfie retrato
Retrato noturno
Ultrawide
1x
5x
Zoom teste - Ultrawide
Zoom teste - 1x
Zoom teste - 2x
Zoom teste - 5x
Zoom teste - 20x

Esse celular da Xiaomi é a formação de uma parceria de sucesso com a Leica, responsável pelas lentes da câmera, ajustes e configurações. A telephoto com zoom óptico de 5x teve um salto de qualidade enorme.

O 15T Pro conta com três câmeras traseiras e uma frontal, todas com lentes Leica Summilux, reconhecidas pela fidelidade de cor e nitidez. A principal tem 50 MP com sensor OmniVision Light Fusion 900, com estabilização óptica, o mesmo usado no Xiaomi 14 Ultra. Temos ainda a telefoto de 50MP com zoom óptico de 5x também estabilizado e por fim uma Ultrawide com 12MP. Na câmera frontal temos um sensor de 32MP.

A colaboração com a Leica continua sendo um diferencial. O sistema oferece dois perfis de cor distintos:

  • Leica Authentic: cores naturais e tons realistas, próximas de uma câmera tradicional.
  • Leica Vibrant: cores vivas e saturadas, ideais para redes sociais.

Eu optei pelo authentic, prefiro cores mais naturais. O processamento das fotos busca um visual cinematográfico, preservando sombras e textura. As fotos têm um contraste natural, no final as fotos saem com menos aparência de smartphone.

Zoom e telefoto

Zoom absurdo no Xiaomi 15T Pro
Zoom absurdo no Xiaomi 15T Pro

A lente telefoto de 50 MP com zoom óptico de 5x é o grande destaque do conjunto. O sensor mantém excelente nitidez até 10x de zoom híbrido e entrega resultados convincentes até 60x, antes que o processamento digital comece a interferir mais agressivamente. Em testes práticos, a telefoto do 15T Pro para mim supera ou empata com o Galaxy S25 Ultra da Samsung.

Desempenho em baixa luz

O sensor principal de 50 MP faz um ótimo trabalho em ambientes escuros. O Light Fusion 900 faz pixel binning para capturar mais luz, resultando em imagens nítidas, cores acentuadas e com pouco ruído. Em situações de iluminação mínima, o 15T Pro chegou a superar o Galaxy S25 Ultra em clareza e balanço de branco.

Modos de fotografia e software de câmera

  • Modo Retrato: é um dos mais elogiados, com excelente separação de fundo e diversas distâncias focais (23, 35, 46, 75 e 144 mm). O recurso Master Portrait permite ajustar o nível de desfoque e abertura de forma precisa.
  • Filtros Leica: além dos estilos Authentic e Vibrant, há opções inspiradas em filmes analógicos (Positive, Negative), que recriam o visual clássico de fotografia em película.
  • Modo Pro: oferece total controle manual, incluindo ISO, foco, balanço de branco e perfis LOG de 10 bits, além da possibilidade de importar LUTs.
  • FastShot: pensado para fotografia de rua e ação, dispara rapidamente em diferentes distâncias focais, garantindo agilidade.

Para quem afirma que a Xiaomi não faz boas fotos, podemos mostrar essas e dizer que faz sim, só precisa pagar uma grana legal para ter qualidade dessas.

Hardware e performance

Quando compramos um smartphone da Xiaomi a certeza é que teremos boa performance, independente do valor, mesmo os baratinhos conseguem entregar desempenho maior do que o preço pago, aqui nos mais caros não é diferente. Equipado com o MediaTek Dimensity 9400 Plus, o aparelho é uma verdadeira máquina.

A versão testada vem com 12 GB de RAM DDR5 e 1TB de armazenamento UFS 4.1, há versão com 512GB também, inclusive só encontrei a versão de 512GB para vender aqui, por enquanto. Mesmo com "só" 512GB (risos), há espaço de sobra para jogos e vídeos em alta resolução. Durante o uso diário e testes mais pesados que costumo fazer, o aparelho manteve resposta imediata e zero engasgos.

A MediaTek afirma que em comparação com o modelo anterior, o Dimensity 9400+ trouxe ganhos de 26% em single-core, 13% em multi-core e 32% de melhoria gráfica (GPU).

AnTuTu Xiaomi 15T Pro
AnTuTu Xiaomi 15T Pro

O resultado é visível nos benchmarks, o Xiaomi 15T Pro atingiu 2.700.000 pontos no AnTuTu, superando o Galaxy S25 Ultra (2.400.000). Em jogos o 15T Pro manteve taxas de quadros altas e estáveis nas configurações máximas.

A Xiaomi implementou um novo sistema de arrefecimento, chamado 3D IceLoop, cuja câmara de vapor é 12% maior que a da geração anterior. Ele reduz o aquecimento e evita thermal throttling mesmo em sessões longas, mantendo o chip em desempenho máximo sem quedas bruscas, como podemos comprovar pelo teste de throttling.

Cpu Throttling no Xiaomi 15T Pro
Cpu Throttling no Xiaomi 15T Pro

No conjunto de conectividade é bem completo:

  • Sensor infravermelho para controlar dispositivos da casa
  • Wi-Fi 7 com antena aprimorada e chip próprio Surge T1 para estabilidade de sinal
  • Bluetooth 6.0 e NFC para pagamentos por aproximação
  • Áudio estéreo com Dolby Atmos, com boa separação de canais e som limpo

Um destaque curioso é o Xiaomi Offline Communication, uma espécie de Walk-Talk, que permite enviar mensagens e fazer chamadas entre dispositivos da série 15T sem usar Wi-Fi ou rede móvel, apenas por ondas de rádio com alcance de até 1,9 km. Não pude testar pois são necessários dois Xiaomi 15T para fazer isso funcionar, gostei da ideia, mas precisam ser expandido para mais celulares.

Bateria e carregador

A bateria do Xiaomi 15T Pro tem 5.500 mAh e suporte a carregamento rápido de 90W. Mas além da ficha técnica, o que mais importa é o comportamento em uso real, e foi isso que medimos. Durante o teste de bateria padrão, o consumo foi o seguinte: Somando as seis etapas do nosso teste, que dura 8 horas de tela ligada, o 15T Pro consumiu 68% da bateria, restando 32%, isso o coloca entre os melhores resultados de 2025 no ranking de bateria.

#CelularesCapacidadeConsumoTela LigadaTempo carregamento
Xiaomi POCO F76.5006307:45h0
12°Xiaomi 15T Pro5.5006807:45h00:43h
14°Xiaomi POCO X7 Pro6.0006907:45h00:54h
27°Motorola Edge 60 Pro6.0007407:45h00:49h
82°Samsung Galaxy S25 Ultra5.0009207:45h01:15h

Em comparação a outros dois Xiaomi, o X7 Pro com 6000mAh consumiu 69%, já o Poco F7 com 6500 mAh consumiu 63%, se formos comparar com o topo de linha de outras marcas, o S25 Ultra da Samsung consumiu 92% com 5000mAh e o Edge 60 Pro da Motorola gastou 74%.

Não sei se vocês repararam, mas os testes demonstram que em bateria a Xiaomi esse ano desbancou as principais concorrentes, atingiu o TOP 12 do nosso ranking, onde já testamos 137 diferentes smartphones.

E quando falamos em carregar, esse celular também traz boas notícias, com carregador de 90W na caixa (aqui no Brasil), ele levou 43 minutos de 0 a 100%, com temperatura controlada. Ele conta com suporte a carregamento sem fio de 50W, que eu nem tenho carregador dessa potência sem fios aqui para testar. É um pacote de energia completo, fazendo jus a um celular topo de linha.

Software e experiência de uso

HyperOS 2
HyperOS 2

O Xiaomi 15T Pro vem com o HyperOS 2, baseado no Android 15, e já tem atualização confirmada para o HyperOS 3 (Android 16), prevista para o final de outubro. Essa versão traz uma interface mais limpa e fluida, com menos anúncios (eu espero) e melhor gerenciamento de recursos do sistema.

A Xiaomi também ampliou o ciclo de suporte: serão cinco anos de atualizações de sistema e seis anos de segurança, chegando mais próximo de padrões como a Samsung.

O sistema é rápido, visualmente moderno e com ampla possibilidade de personalização. Apesar disso, ainda há aplicativos pré-instalados, como AliExpress, WPS Office, TikTok e LinkedIn, que podem ser removidos facilmente.

A marca mantém esse modelo de monetização, os apps pré-instalados pagam um valor para aparecerem nos celulares de quem compra, assim a Xiaomi, em teoria usa o valor para equilibrar o custo final do produto.

A integração com Inteligência Artificial também é um ponto alto. Em parceria com o Google Gemini, o HyperOS traz recursos como:

  • Tradução em tempo real (inclusive offline). Essa eu achei bem interessante, pois é rápido e funcional.
  • Busca com gesto "Círculo para Pesquisar", semelhante ao recurso do Android puro
  • Edição inteligente de imagens, incluindo remoção de objetos e recomposição automática
  • Expansão de cenário e substituição de céu em fotos
  • Reconhecimento contextual em aplicativos e mensagens

O desempenho da IA é sólido e consistente, e, em muitos casos, mais natural que o do iPhone, embora ainda atrás da integração refinada da Samsung em algumas ferramentas de edição.

No geral, o HyperOS 2 entrega uma experiência fluida, estável e confesso, bastante rica em recursos. Queria poder testar a HyperOS 3 nele, mas acredito que até receber o update já serei obrigado a retornar o produto para a Xiaomi.

Conclusão

Xiaomi 15T Pro
Xiaomi 15T Pro

9.4
Prós
  • Câmera Leica com excelente telefoto 5x
  • Brilho de tela de 3.200 nits e 144 Hz
  • Carregamento de 90W (com fio) e 50W (sem fio)
  • Desempenho de topo com Dimensity 9400+
  • Longo suporte de software (5+6 anos)
Contras
  • Preço no Brasil
  • Câmera ultra-wide limitada
  • Interface ainda com bloatware

A Xiaomi esse ano trouxe a linha T novamente para ser a topo de linha aqui no Brasil, apesar de lá fora ser considerada uma linha intermediária. Essa classificação pode facilmente trocada e sim ser considerado um topo de linha por tudo que o smartphone oferece e principalmente pelos resultados que ele apresenta, como ótima tela, autonomia incrível da bateria com carregador rápido e sem fios rápido, muita tecnologia de conectividade, performance monstro e as melhores câmeras que eu já testei em um smartphone Xiaomi.

Tudo isso tem um preço, e claro que aqui no Brasil seria salgado. Você pode levar pra casa o Xiaomi 15T Pro por R$ 8.279 na loja oficial, com garantia e todo o suporte que a Xiaomi Brasil oferece. Valor que eu julgo ser muito alto, ele compete diretamente com outros topo de linha que estão custando menos e acredito que a faixa ideal de preço desse smartphone fique na casa dos R$ 5.500, não mais que isso. Talvez seja difícil para a Xiaomi Brasil conseguir chegar a esse valor.

  • R$ 4.999,00 Shopee Xiaomi 15T Pro 5G 512GB Ver oferta
  • R$ 6.999,00 Mercado Livre *** Xiaomi 15t Pro 5g 12gb/512gb Ver oferta
  • Proteção Água: IP68
  • Sistema: Android 16 e HyperOS 3
  • Processador: Mediatek Dimensity 9400 Plus (3 nm)
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB
  • Tela - Tipo: AMOLED
  • Tela - Tamanho: 6.83
  • Tela - Resolução: 1280 x 2772 pixels
  • Tela - Frequência: 144Hz
  • Câmera principal: 50 MP, f/1.6, (wide), PDAF e OIS
  • Câm. Selfie: 32 MP, (wide)
  • Bateria: 5500 mAh
  • Carregador: 90W
  • Carrega sem fios?: 50W

Xiaomi 15T Pro - Veja aqui a ficha técnica completa