Embora o Windows 10 tenha sido lançado há mais de 3 anos, mais precisamente em 29 de julho de 2015, muitas pessoas ainda não utilizam o novo sistema operacional da Microsoft em suas máquinas, estão usando versões mais antigas, como o Windows 7 e o Windows 8. Mas, o que muitos destes não levam em conta são todas as vantagens que a nova versão do sistema tem a oferecer. E se você tem um notebook que possui modo tablet, e conta com o recurso de tela sensível ao toque, saiba que o Windows 10 tem muitos aprimoramentos para a sua máquina. 

10 Motivos para atualizar seu notebook com tela touch para o Windows 10

Se você quer conhecer melhor estes novos recursos, confira esta lista com 10 motivos pelos quais você deve atualizar seu notebook com tela touch para o Windows 10.

1. Modo Tablet do Windows 10

O Windows 10 pode mudar automaticamente do modo notebook para o modo tablet e vice-versa. Por exemplo, o Windows 10 entrará no "modo tablet" se você desconectar a capa do teclado. Quando neste modo, ele mostra um menu inicial em tela cheia (semelhante, mas não exatamente igual a tela inicial do Windows). Ele também exibirá mais controles orientados ao toque.

Se você recolocar o teclado, ela voltará ao "modo desktop", com um menu Iniciar de tamanho normal e controles para um touchpad ou mouse.

2. Cortana

Se você gosta de falar com seus dispositivos, um grande motivo para você atualizar para o Windows 10 é a assistente virtual da Microsoft. Com o Windows 10, você poderá solicitar que a Cortana faça coisas úteis, como enviar um e-mail ou lembrá-lo de um compromisso. Aliás, eu escrevi um artigo com 17 dicas úteis para usar a Cortana, se você quiser ter uma noção do que a assistente é capaz, recomendo que você leia: 17 Dicas para usar a Cortana no Windows 10.

A Cortana é a mesma assistente virtual que pode ser baixada no Android e no iPhone, e ela funcionará em ambos os dispositivos sem interrupções. Ah, e Cortana não se importa se você xingar ela.

3. Office Touch

A Microsoft tem uma versão sensível ao toque de aplicativos do Office (Word, Excel, PowerPoint) com o Windows 10. O toque em aplicativos do Office faz cerca de 95% das funções mais utilizadas dos aplicativos, isso com uma interface mais orientada ao toque, para que você possa realmente usá-los em seu notebook sem a necessidade de um teclado.

4. Aplicativos internos aprimorados

O Windows 10 vem com aplicativos de mídia e produtividade integrados atualizados e mais poderosos, incluindo os aplicativos fotos, vídeos, músicas, mapas, pessoas, e-mail e calendário. Essas novas versões funcionam igualmente bem como aplicativos de tela cheia, centrados no toque ou como aplicativos centrados em desktop com mouse e teclado.

5. Central de Ações aprimorada

A Central de Ações no Windows 8.1 parece apenas informar quando há um problema, ou quando você tem atualizações para instalar. No Windows 10, a Microsoft fez disso um "balcão único" para notificações. Assim, além de avisar quando há um problema, a Central de Ações do Windows 10 também é capaz de fornecer alertas meteorológicos ou lembretes de aniversários. 

6. Navegador Edge

O Internet Explorer tem sido alvo de piadas há cerca de 20 anos. Portanto, estava mais do que na hora da Microsoft fazer algo para melhorar. Originalmente conhecido como Project Spartan, o Microsoft Edge traz o navegador padrão do Windows 10 para o mundo moderno. Como resultado, o Edge oferece compatibilidade e velocidade aprimoradas, e adiciona alguns novos recursos úteis, como marcação de página da Web e modo de leitura.

7. Visão de Tarefas

Por algum tempo, os usuários do Linux e Mac descobriram que a capacidade de alternar entre vários desktops virtuais é útil porque permite que eles organizem melhor seu trabalho.

Digamos que você esteja trabalhando em dois projetos ao mesmo tempo, em que ambos exigem que você abra vários aplicativos ao mesmo tempo. Com uma única área de trabalho, todos esses aplicativos são mesclados na mesma tela, tornando-se confuso e difícil de encontrar a janela que você está procurando. E isso é pior ainda em uma tela pequena.

Com os Desktops virtuais, você poderá organizar os aplicativos para cada tarefa, para que eles apareçam somente em um dos desktops virtuais. Em seguida, basta tocar (ou clicar) no ícone de alternância de tarefas, ao lado da caixa de pesquisa da Cortana na barra de tarefas para alternar entre as tarefas.

8. XBox App

Se você é um gamer, vai adorar a integração com o Xbox que o Windows 10 oferece. O app do Windows 10 Xbox não apenas permite que você acompanhe seus amigos e jogos, mas como também permite transmitir jogos do console para o notebook, e até mesmo jogar jogos multiplayer contra outros jogadores no XBox. 

9. Reinicializações agendadas

Quantas vezes você esteve utilizando seu notebook e interrompe o que você está fazendo para dizer que vai instalar atualizações e reiniciar seu dispositivo? Bem, se houver uma atualização que precise de uma reinicialização, você pode fazer com que o Windows 10 pergunte quando você deseja agendar a atualização.

Se você tiver um notebook com tela touch atualizado para o Windows 10, poderá até mesmo bloquear as reinicializações, para que elas não aconteçam durante o horário de trabalho ou em determinadas datas. 

10. Melhorias em geral

Há também um grande motivo subjacente para atualizar seu notebook para o Windows 10, além de todos os recursos listados acima: Aproveitar os avanços que vêm com a tecnologia mais recente, simplesmente experimentando as pequenas melhorias e design atualizado, que acompanham uma nova versão do Windows, pode tornar o uso do seu notebook mais fácil e prazeroso. E, é claro, uma versão mais atualizada do Windows promete ser mais segura.