Durante o evento WWDC 2021 ocorrido nesta segunda-feira (7), a Apple aproveitou o palco para apresentar diversas novidades que envolvem boa parte de seus novos dispositivos, como o iOS 15 que será lançado ainda esse ano para os iPhones, juntamente com o watchOS 8 para os Apple Watches e o iPadOS 15, nova versão do sistema operacional para os iPads.

A gigante de Cupertino prometeu diversas novidades integradas e esta atualização, aos quais incluem widgets e telas de início customizáveis, reformulação dos recursos de multitarefa, mais funções para o Notas, chegada da opção Traduzir e até um aplicativo capaz de desenvolver outros aplicativos. Neste artigo você fica sabendo quais são essas novidades e quais modelos receberão a nova versão do sistema.

iPads compatíveis com o iPadOS 15

É verdade que a nova versão do software para os iPads ainda não tem uma data de lançamento exata. Mas assim como no caso dos iPhones e Apple Watches, a fabricante já adiantou quais os modelos de iPads que receberão a atualização.

Todos os modelos que receberam o iPadOS 14 no ano passado, além dos modelos mais novos, estão dentro do programa de atualização. Dito isso, os modelos aptos para receber o iPadOS 15 são estes;

  • iPad Pro de 12.9 polegadas (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª geração);
  • iPad Pro de 11 polegadas (1ª, 2ª e 3ª geração);
  • iPad Pro de 10.5 polegadas;
  • iPad Pro de 9.7 polegadas;
  • iPad (8ª geração);
  • iPad (7ª geração);
  • iPad (6ª geração);
  • iPad (5ª geração);
  • iPad mini (5ª geração);
  • iPad mini 4;
  • iPad Air (4ª geração);
  • iPad Air (3ª geração);
  • iPad Air 2.

Quais são as novidades do iPadOS 15?

A nova versão do sistema operacional para iPads traz consigo algumas novidades inéditas, como a função Traduzir, um novo recurso de Notas Rápidas e uma função aprimorada para desenvolvimento de apps para a App Store.

Widgets customizáveis

Widgets customizáveis no iPadOS 15. (Imagem: Reprodução / Apple)
Widgets customizáveis no iPadOS 15. (Imagem: Reprodução / Apple)

Os widgets do iPad passarão por uma reformulação que envolve mais customização. O seu funcionamento se assemelha muito ao do que já acontece no iPhone, com widgets livres e totalmente personalizáveis. Anteriormente, os ícones ficavam concentrados em uma aba lateral visível apenas na tela inicial.

Por conta do tamanho da tela dos iPads ser maior que a dos iPhones, naturalmente que os widgets ganharão um novo tamanho, com um visual mais largo e responsivo. Além disso, alguns novos widgets também serão inseridos, como um de Arquivos, que exibirá as pastas do dispositivo organizadas como em uma prateleira.

Recursos multitarefa

No quesito multitarefa, o iPadOS 15 recebe novos ícones e funções no modo de visão dividida, onde será possível gerenciar os aplicativos abertos em um menu no topo da tela, organizando as exibições de forma reduzida e compacta.

Assim, quando dois apps estiverem abertos, o usuário terá a opção de controlá-los individualmente, com janelas específicas, como uma de aplicativos de e-mails e notas, e outra com navegador web e lembretes, por exemplo. Facilmente, o usuário poderá alterar essas combinações sempre que precisar ou desejar. Elementos de maior exibição também serão inseridos no iPadOS 15, aproveitando a tela para exibir informações mais detalhadas de alguns aplicativos específicos, como email, notas e assim por diante.

iPadOS 15 exibe programas abertos em prateleira no rodapé da tela. (Imagem: Reprodução / Apple)
iPadOS 15 exibe programas abertos em prateleira no rodapé da tela. (Imagem: Reprodução / Apple)

Notas e Traduzir

O aplicativo Notas continua igual, mas ganha agora novos recursos que ajudarão os usuários a trabalhar com documentos compartilhados, separados com tags, menções e outras etiquetas. Também foi inserido a função de Notas Rápidas, inédita para a plataforma, em que tem objetivo de oferecer um acesso rápido para o usuário, assim que ele arrastar o dedo para cima no canto inferior da tela.

Notas rápidas no iPadOS 15. (Imagem: Reprodução / Apple)
Notas rápidas no iPadOS 15. (Imagem: Reprodução / Apple)

Quando acionada, essas notas ficarão sobrepostas sob outras janelas e serão capazes de incluir informações desses aplicativos abertos. Como exemplo, ao utilizar o Safari, o usuário vai conseguir colar o endereço de um site aberto recentemente sem precisar fechar o navegador.

Além disso, um outro recurso inédito é a função Traduzir. Seu funcionamento se aplica em realizar traduções automáticas, ao identificar vozes e o idioma que estiver sendo falado. Como se não fosse o bastante, o aplicativo também contará com suporte ao Apple Pencil, permitindo o treinamento de escrita com as mãos.

Swift Playgrounds

A Apple também anunciou uma nova versão do Swift Playgrounds para o iPadOS 15. Essa é uma plataforma de programação com a promessa de simplificar o aprendizado de códigos, tornando possível desenvolver aplicações para iPads e iPhones e publicá-las na loja de aplicativos oficial da Apple, a App Store.

A plataforma promete ser bem completa, com a opção de compartilhar os projetos com o Xcode do Mac, e visualizar as funções em funcionamento em tempo real, abrindo a possibilidade do usuário testar as opções enquanto ainda está desenvolvendo um aplicativo.

Disponibilidade do iPadOS 15

Ainda sem data de lançamento, o iPadOS 15 deve ser lançado entre os meses de setembro e dezembro deste ano, juntamente com o iOS 15, watchOS 8, e quem sabe a nova geração de iPhones.