A chegada do iPhone 13 pode acontecer ainda daqui quatro meses, se a Apple seguir o cronograma tradicional de anos anteriores. Mesmo com esse lançamento relativamente distante, muita coisa já foi especulada sobre a próxima geração de iPhones da gigante de Cupertino - uma das atualizações mais esperadas é um entalhe para alojar a câmera frontal de tamanho menor que suas versões antecessoras.

Novas renderizações, desta vez produzidas e divulgadas pelo leaker @LeaksApplePro, mostram que o novo iPhone 13 Pro continuará exibindo o mesmo padrão de design que encontramos no iPhone 12, mas com um entalhe frontal menor e melhor organizado. Com o objetivo de melhorar o aproveitamento de tela, a Apple reduziu o tamanho do módulo que ocupa parte da seção superior do display para abrigar as câmeras e outros sensores de segurança, como o Face ID, por exemplo.

Novas renderizações do iPhone 13. (Imagem: Reprodução / LeaksApplePro)
Novas renderizações do iPhone 13. (Imagem: Reprodução / LeaksApplePro)

Na parte traseira, as imagens revelam também que o pacote de câmeras será organizado em um conjunto de menor saliência, sem a protuberância que também encontramos no modelo atual, apesar do visual ser praticamente o mesmo.

A protuberância das câmeras traseiras será menor em relação ao iPhone 12. (Imagem: Reprodução / LeaksApplePro)
A protuberância das câmeras traseiras será menor em relação ao iPhone 12. (Imagem: Reprodução / LeaksApplePro)

O que podemos esperar do iPhone 13?

Baseando-se em tudo que já foi especulado e divulgado na internet, o iPhone 13 pode chegar com a maior mudança de tela realizada pela Apple durante os últimos quatro anos, e além de se exibir um entalhe menor, contará com a tecnologia de taxa de atualização de 120Hz, graças ao painel OLED LTPO produzido pela Samsung.

Renderizações do iPhones 13 vistas de outros ângulos. (Imagem: Reprodução / LeaksApplePro)
Renderizações do iPhones 13 vistas de outros ângulos. (Imagem: Reprodução / LeaksApplePro)

Fontes sugerem que para melhorar o desempenho do celular e principalmente da bateria, essa taxa de atualização seja utilizada no padrão adaptativo. Isso significa que ele exibirá a maior taxa enquanto o usuário estiver jogando ou navegando na internet, e automaticamente desativará essa função ao ler mensagens e realizar ligações, por exemplo.

Também já foi especulada a presença de um leitor de segurança duplo que inclui o recurso Face ID para desbloquear o smartphone a partir da face do usuário, e também o Touch ID para ler impressões digitais, recurso que retorna aos iPhones depois de muitos anos. No departamento interno, é esperado um novo processador biônico, o chamado A15 fabricado pela própria Apple., e que será capaz de suportar redes 5G, Wi-Fi 6E e novas tecnologias de câmera.