Ontem ocorreu o WWDC 2021, evento anualmente promovido pela Apple, e com ele surgiram rumores a respeito do headset com AR (Augumented Reality ou Realidade Aumentada ou RA) desenvolvido pela empresa. O responsável pelo possível vazamento de informações foi Ming-Chi Kuo, conhecido analista da Apple, onde foi divulgada uma nota para investidores revelando uma data de lançamento do produto para o segundo trimestre de 2022.

Em seu relato, Ming-Chi diz:

"Prevemos que a Apple lançará um dispositivo AR HMD (head-mounted display ou "tela fixada utilizando a cabeça") no 2T22. O dispositivo fornecerá uma experiência de RA (Realidade Aumentada) de vídeo transparente, então a lente também é necessária, e a Genius também é um fornecedor importante."

Além do que foi dito acima, Ming-Chi ainda menciona o fato de que a cadeia de suprimentos de lentes de câmera da Apple e a Genius Electronic Optical (GSEO) serão os principais fornecedores para a montagem do iPhone 13 e do headset de realidade aumentada da empresa. Acredita-se que o headset utilize displays microLED desenvolvidos pela Sony com modo transparente para conteúdos RA (realidade aumentada) e modo opaco para conteúdos RV (realidade virtual). São utilizadas 15 câmeras no total pelo headset RA para proporcionar uma grande imersão ao usuário.

Design

De acordo com as informações disponibilizadas, o headset RA da Apple terá um peso de 200 a 300 gramas. Para que o dispositivo funcione, será necessário conectá-lo a um desktop/notebook. Porém, foi dito que uma versão portátil será lançada em 2025.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com os rumores revelados neste momento, o headset RA da Apple deverá chegar por US$1000 e será lançado no segundo trimestre de 2022.