Nesta segunda-feira (7), a Apple realizou o WWDC 2021, um evento para anunciar grandes novidades para seu portfólio de produtos, inclusive de sistemas operacionais. Dentre eles foi anunciado o watchOS 8, nova versão do software do Apple Watch, relógio inteligente da Apple.

Assim como no caso do iOS 15, as principais novidades apresentadas envolvem melhorias em alguns aplicativos, melhor integração do usuário com o sistema em si, além de novos recursos para envio de mensagens e de acompanhamento em atividades físicas. Neste artigo trazemos em primeira mão todas as novidades envolvidas, assim como a lista de modelos compatíveis.

Modelos elegíveis para receber o watchOS 8

Assim como na última grande atualização para os relógios inteligentes da marca, o watchOS 8 é compatível com todos os modelos do Apple Watch a partir do Series 3, desde que pareados com um iPhone 6s ou superior, e que estejam integrados com pelo menos o iOS 14 ou 15. Para conferir quais iPhones vão receber o iOS 15, clique neste link.

A partir do Apple Watch Series 3, todos os modelos receberão o watchOS 8. (Imagem: Reprodução / Apple)
A partir do Apple Watch Series 3, todos os modelos receberão o watchOS 8. (Imagem: Reprodução / Apple)

Durante a apresentação do sistema, a empresa também alertou que algumas regiões, idiomas ou dispositivos podem não obter os mesmos recursos. Isso significa que mesmo que seu Apple Watch seja compatível com o watchOS 8, alguns recursos podem ser deixados de lado em algumas regiões ou em casos específicos.

Os modelos elegíveis são estes;

  • Apple Watch Series 3;
  • Apple Watch Series 4;
  • Apple Watch Series 5;
  • Apple Watch SE;
  • Apple Watch Series 6.

Quais são as novidades do watchOS 8?

Como já dito, o watchOS 8 apresenta diversas melhorias em recursos já conhecidos entre a comunidade de usuários, principalmente quando o assunto é saúde e condicionamento físico.

Monitor de sono aprimorado

A atualização para o watchOS 8 promete expandir as funções nativas do monitor de sono que foi implementado pela empresa no ano passado, que até então tinha uma certa limitação. A partir de agora, quando o usuário dormir com o relógio no pulso, o sistema irá coletar informações mais detalhadas durante o sono, como hora de dormir, frequência cardíaca, níveis de oxigênio no sangue e frequência respiratória.

Com isso, a função se torna muito mais útil e completa, já que anteriormente o relógio podia apenas contabilizar a quantidade de tempo que o usuário passava dormindo durante a noite.

Treino e Apple Fitness+

O aplicativo Treino vai continuar funcionando da mesma forma que já conhecemos, sem nenhuma grande reformulação. No entanto, a Apple está adicionando novos tipos de exercícios, como Tai Chi para quem gosta de artes marciais, e o famoso Pilates para exercícios que envolvem corpo e mente.

Além disso, a empresa está inserindo novas séries de exercícios liderada pela instrutora Jeanette Jenkinsr no serviço de assinatura Apple Fitness+. Os assinantes do serviço poderão ter acesso imediato a esse tipo de conteúdo, assim como a novos treinos de "Destaque do artista" que seguem listas de reprodução dedicadas aum determinado cantor, como Lady Gaga e outros ícones da música mundial.

Modo Respiração

O aplicativo de Respiração também ganhou novos recursos que adicionam animações e novas maneiras de incentivar a meditação. A plataforma vai oferecer uma nova abordagem da função, como sugerir que o usuário pense em algo que gosta de fazer e o que lhe traz alegria.

Para quem anda estressado devido à pressão do cotidiano que envolve trabalho, família e outros problemas pessoais, a função concede a oportunidade de relaxar e centrar sua concentração, mesmo que por poucos minutos, em algo que lhe faz bem.

Watchface personalizada

Mostrador Retrato com foto sobreposta a hora do relógio. (Imagem: Reprodução / Apple)
Mostrador Retrato com foto sobreposta a hora do relógio. (Imagem: Reprodução / Apple)

O watchOS 8 também aprimora uma função que já se encontra na versão anterior do software, em que se permite inserir uma foto de sua preferência com o fundo desfocado. Desta vez o método de personalização ficou ainda melhor e agora permite um efeito 3D bem realista, colocando parte da foto sobreposta à frente de informações relevantes do relógio, como temperatura do clima e hora, por exemplo.

De acordo com a fabricante, o usuário poderá personalizá-los até certo ponto, escolhendo as fotos e o tipo de dados que deseja ver. De qualquer forma, são infinitas possibilidades.

Fotos e Mensagens

O aplicativo Fotos do watchOS 8 também receberá um novo layout que promete tornar a navegação mais prática e acessível a partir da pequena tela do relógio. Além disso, a Apple inseriu a capacidade de compartilhar fotos via mensagens e email diretamente do relógio.

Falando em Mensagens, o aplicativo permite que o usuário responda às mensagens de algumas maneiras diferentes, como com desenhos e GIFs, por exemplo. A navegação entre essas funções será feita por meio da coroa na lateral do relógio, para facilitar o uso e a edição desse tipo de conteúdo.

Mais recursos

O watchOS 8 também aprimora os recursos nativos da função Buscar (Find My), inserindo compatibilidade para chaves digitais do como do carro ou outros acessórios de casa inteligente. Além disso, há suporte para novos tipos de temporizadores, reprodutores de música e clima, embora isso não tenha sido tão detalhado pela Apple durante a apresentação.

O relógio com watchOS 8 poderá ser integrado como chave digital. (Imagem: Reprodução / Apple)
O relógio com watchOS 8 poderá ser integrado como chave digital. (Imagem: Reprodução / Apple)

Disponibilidade do watchOS 8

A versão Beta para desenvolvedores fica disponível a partir desta terça-feira, 8 de junho, enquanto a edição Beta para os consumidores começará a ser distribuída em algum momento de julho. A versão oficial, porém, deve chegar mais tarde em conjunto com o iOS 15, iPadOS 15 e possivelmente a nova geração de iPhones.