Todos os anos aguardamos grandes lançamentos no mercado de smartphones, e quando eles chegam, isso quer dizer que algum modelo mais antigo vai deixar de existir. O prooblema é que a Motorola tem praticado uma política que parece não fazer muito sentido para os usuários. Aparelhos modernos e recentes estão saindo de linha em pouco tempo. Nesse artigo, veja cinco desses modelos que já saíram de linha em 2024.

5 Motorola's com menos de 2 anos que já saíram de linha

Todos os modelos dessa lista foram lançados há menos de dois anos e já não são mais vendidos oficialmente pela Motorola. Isso quer dizer que já saíram de linha para darem lugar a modelos que foram lançados a menos tempo. O Ede 40, por exemplo, chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e a Motorola já deixou de comercializá-lo.

  • Moto G62: lançado no Brasil em julho de 2022 - 2 anos
  • Moto G32: lançado no Brasil em agosto de 2022 - 1 ano e 11 meses
  • Moto G53: lançado no Brasil em dezembro de 2022 - 1 ano e 6 meses
  • Moto G73: lançado no Brasil em março de 2023 - 1 ano e 3 meses
  • Edge 40: lançado no Brasil em maio de 2023 - 1 ano e 1 mês

Você até pode encontrar esses modelos a venda no varejo brasileiro, seja nas lojas físicas ou no e-commerce, mas eles não são mais vendidos no site e nas lojas oficiais da Motorola. Na minha opinião, a impressão que dá é que a Motorola já não recomenda a compra desses modelos, preferindo dar destaque para celulares que foram lançados há poucos meses.

Edge 40 já não está mais á venda pela Motorola
Edge 40 já não está mais á venda pela Motorola

A linha Moto G já é conhecida por não receber tanta atenção da Motorola, especialmente pr que a empresa garante só uma atualização de sistema para qualquer modelo Moto G. Vou te dar um exemplo: a Motorola lançou recentemente o Moto G24 Power no Brasil com o sistema Android 14 de fábrica, mas no final do ano a Google já vai lançar o Android 15. Isso quer dizer que a partir de agosto deste ano, o Moto G24 Power vai receber só uma atualização de sistema e é isso, acabou.

Em outras palavras, essa política de "matar" um aparelho razoavelmente novo é só uma forma da empresa conseguir lançar mais aparelhos por ano e consequentemente forçar os seus clientes comprarem modelos mais novos e modernos.

Mas como você viu, esse problema afeta até mesmo os modelos da linha Edge, a famosa série topo de linha da Motorola.

Outras marcas fazem o mesmo?

A Samsung não vai muito mais além do que uma geração também, exceto para produtos da linha FE. Entrentanto, podemos encontrar a linha S23 sendo vendida normalmente no site da marca, o que é uma geração atrás do atual modelo.

Diferente delas, no site oficial da Apple você ainda pode comprar o iPhone 13, lançado em 2021. Claro que com o preço exagerado de sempre, mas está lá para quem quiser comprar.

Conheça o Edge 40, lançamento de 2023 que já saiu de linha

O Moto Edge 40 é um smartphone topo de linha, lançado pela Motorola em maio de 2023, combina design elegante com recursos avançados. Possui certificação IP68, garantindo proteção contra água e poeira para maior durabilidade e resistência. No que diz respeito à plataforma, o dispositivo opera no sistema operacional Android 13, impulsionado pelo potente processador MediaTek Dimensity 8020 e configurações com até 8 GB de RAM e opções de variantes de 128 GB e 256 GB para guardar aplicativos, fotos e vídeos.

A tela P-OLED de 6.55 polegadas exibe imagens nítidas com uma resolução de 1080 x 2400 pixels, aproveitando uma taxa de atualização de 144Hz para uma experiência visual suave. Na seção de câmeras, o Moto Edge 40 ostenta uma câmera principal de 50 MP com abertura f/1.4, PDAF omnidirecional e OIS, acompanhada de uma lente ultrawide de 13 MP. A capacidade de gravação de vídeo atinge 4K a 30 fps. A câmera frontal, com 32 MP e abertura f/2.4 oferece selfies de alta qualidade.  A bateria de 4400 mAh proporciona uma autonomia robusta, enquanto as opções de carregamento incluem um carregador de 68W e carregamento wireless de 15W.

Antes de você ir...

Você pode gostar de ver a lista dos celulares que vão ser atualizados com o Android 15, quando ele oficialmente for lançado. Também temos uma lista de iPhones que já não valem mais a pena em 2024.