Em todo o globo, o mercado de smartphones é um dos mais rentáveis e promissores, com muitas áreas ainda inexploradas e com cada vez mais investidores. No Brasil a história não é diferente, e mesmo consolidado, ainda é capaz de nos trazer algumas surpresas. No primeiro trimestre de 2022, por exemplo, vimos a Apple perder espaço para a Xiaomi e até a LG, empresa que abandonou o mercado de smartphones há um ano.

Apple volta a ser a 3ª maior empresa de celulares no Brasil

Em fevereiro deste ano, a Apple caiu de terceiro para quinto lugar no ranking das principais fabricantes de celulares em atividade no Brasil. No mês seguinte, a empresa voltou a crescer e chegou a deixar a LG para trás, mas a Xiaomi se manteve por mais um mês com a medalha de bronze.

O recém lançado iPhone SE 2022 deve ter alavancado as vendas da Apple em abril (Crédito: Apple/Reprodução)
O recém lançado iPhone SE 2022 deve ter alavancado as vendas da Apple em abril (Crédito: Apple/Reprodução)

A glória para a empresa chinesa terminou então nesse mês de abril, já que a Maçã fechou o mês com uma participação de 13,85%, contra 11,49% da Xiaomi. Para alguns, o universo voltou ao normal, já outros acreditam que essa reviravolta é uma amostra do que vem por aí.

Market share de celulares em abril no Brasil

Segundo os dados coletados pelo StatCounter, o ranking das 10 principais empresas de smartphones em atividade no Brasil ficou assim no mês de abril:

Ranking Empresa %
1 Samsung 43,44
2 Motorola 23,4
3 Apple 11,51
4 Xiaomi 11,26
5 LG 7,8
6 ASUS 1,18
7 Nokia 0,17
8 Huawei 0,16
9 Lenovo 0,13
10 Alcatel 0,4%

Comparação com o mesmo período do ano passado

Se compararmos com os resultados do mesmo período no ano passado, percebemos que pouca coisa mudou desde então. Já faz tempo que a Samsung e Motorola dominam o mercado brasileiro, e com boa folga. Embora tenha perdido a terceira colocação para a Apple, podemos destacar que a Xiaomi ainda é a empresa que mais cresce em terras tupiniquins, já que em abril de 2021, a empresa detinha a fatia de 9,95%, chegando a 11,49% neste ano. Pode parecer pouco, mas é mais do que qualquer outra empresa do gráfico abaixo:

Fonte: StatCounter

Histórico de 2022