A Motorola fechou o mês de janeiro apresentando o maior crescimento entre as principais fabricantes de smartphones no Brasil. De acordo com a StatCounter, site especializado em análises de market share, a empresa fechou o mês beirando uma fatia total de 23% dentre todas as vendas legais de smartphones no país. Em contrapartida, a maior queda foi representada pela Apple, agora com 14,11% do mercado brasileiro.

Motorola é a empresa que mais cresceu em janeiro de 2022

O mercado de smartphones no Brasil já é consolidado por grandes empresas do ramo, e a Motorola é uma delas. Já não é de hoje que a empresa ocupa a segunda colocação do ranking de principais fabricantes de celulares em atividade no Brasil, ficando atrás apenas da Samsung.

Durante o mês de janeiro de 2022, a empresa alcançou o percentual de 22,95%, o maior crescimento dentre as principais empresas do mercado, já que no mês passado a fabricante havia registrado 21,39%.

O Moto G200, novo topo de linha da Motorola, é o grande anúncio da empresa nos últimos tempos.  (Crédito: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)
O Moto G200, novo topo de linha da Motorola, é o grande anúncio da empresa nos últimos tempos. (Crédito: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)

Não podemos dizer se houve algum aumento estupendo no número de celulares vendidos da Motorola ou se o crescimento se dá pela queda de suas concorrentes. Para saber essas informações, é preciso aguardar pelo menos o fechamento do relatório trimestral realizado pela empresa em meados de abril ou maio.

Samsung segue líder e Apple apresenta queda

Para fechar o top 3 das principais empresas no país, podemos falar da Samsung — líder absoluta em terras tupiniquins há alguns anos. A gigante sul-coreana apresentou uma leve queda quando comparado ao resultado de dezembro passado, caindo de 42,77% para 41,98% em janeiro.

No entanto, foi a Apple que apresentou uma maior queda em relação aos seus concorrentes durante o período analisado. A gigante de Cupertino obtinha o percentual de 15,08% de todas as vendas de celulares no Brasil, mas caiu para 14,11% — quase 1% a menos.

É claro que, por enquanto, as quedas de Samsung e Apple não são nada preocupantes. As empresas já se consolidaram como as principais empresas do ramo em atividade no país e ainda possuem uma boa vantagem se suas demais concorrentes, como a Xiaomi que vem em quarto lugar com 11,57% (11,07% em dezembro) e a LG, que embora tenha anunciado o fechamento de sua fábrica de celulares, ainda possui uma fatia de 5,98% de todo o mercado.

Market share de celulares em janeiro no Brasil

Com os resultados do mês de janeiro, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares no Brasil ficou da seguinte forma:

  1. Samsung - 41,98%
  2. Motorola - 22,95%
  3. Apple - 14,11%
  4. Xiaomi - 11,57%
  5. LG - 5,98%
  6. ASUS - 1,31%
  7. Desconhecido - 0,44%
  8. Huawei - 0,18%
  9. Lenovo - 0,14%
  10. Alcatel - 0,6%

Comparação com o mesmo período do ano passado

Comparando os resultados de janeiro de 2022 com os de janeiro de 2021, podemos dizer que pouca coisa mudou. O ciclo parece ter se repetido, especialmente pelo recomeço de um novo ano para a geração de dezenas de linhas de smartphones de cada fabricante.

Podemos dizer que nenhuma das empresas apresentou uma curva tão acentuada em relação aos resultados de um ano atrás. Mas podemos destacar a Xiaomi, que em janeiro do ano passado, obteve uma fatia de 9,05% — a menor de lá para cá. Isso mostra que, cada vez mais, a chinesa tem conquistado seu espaço no mercado brasileiro.

Compare os percentuais de ambos períodos:

# Janeiro/2021 % Janeiro/2022 %
1 Samsung 45,59 Samsung 41,98
2 Motorola 21,58 Motorola 22,95
3 Apple 13,42 Apple 14,11
4 Xiaomi 9,05 Xiaomi 11,57
5 LG 6,55 LG 5,98
6 ASUS 1,99 ASUS 1,31
7 Desconhecido 0,77 Desconhecido 0,44
8 Lenovo 0,33 Huawei 0,18
9 Huawei 0,29 Lenovo 0,14
10 Alcatel 0,17 Alcatel 0,6

O Moto G200 vai bem em jogos? Veja o vídeo e descubra

Fonte: StatCounter