A Samsung em 2020 mudou de ideia e renomeou o smartphone que a galera curtiu. Ao invés de chamar de Galaxy S20 Lite, agora temos o Galaxy S20 FE, de Fan Edition. Esse smartphone que tende em 2021 a ser um dos melhores custo benefícios para comprar. Assim como o Galaxy S10 Lite, ele chegou caro no Brasil, mas será que é um dos produtos que você vai querer comprar, ainda mais vindo com processador Exynos?

Recebi a versão rosa do aparelho que conta com diversas cores, muito legal por sinal. Testei ele e trago-lhes os principais benefícios, os pontos fracos, concorrentes diretos e faixas de preço que considero ou não a compra do celular. Essa é a minha análise do Galaxy S20 FE, sou Nicolas Muller e você está no canal Oficina da Net.

Ficha técnica do Galaxy S20 FE

Prós
  • Tela
  • Câmeras
  • Atualização de três anos
  • Design e proteção IP68
Contras
  • Traseira em plástico
  • Preço de lançamento
Samsung Galaxy S20 FE
8.2

Lançado oficialmente 23 de setembro de 2020, o Galaxy FE diferente do S10 Lite, chega com processador da própria Samsung, o Exynos 990, potente, mesmo que equipa o Galaxy Note 20 Ultra. Ele vem com versões de 6GB de RAM e 128GB de armazenamento, ou 8GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento.

A tela como era de se esperar, Super AMOLED, de 6.5 polegadas FULLHD+, já equipada com película no kit. Além da proteção de película a tela conta com Gorilla Glass 5 e tem taxa de atualização de 120Hz.

Em câmeras, contamos com um conjunto triplo, de 12MP como principal, uma secundária de 8MP telephoto, com zoom ótico de 3x e, para fechar o conjunto, uma terceira ultrawide de 12MP. A capacidade de gravar vídeos em 4K a 60fps com a lente principal. Na câmera de selfie, temos 32MP e capacidade de gravar vídeos em 4K a 60fps.

Na bateria, são 4500mAh com carregador de 25W que acompanha o kit. A conectividade dele conta com Wi-Fi 6, bluetooth 5.0 com aptX, NFC, não tem jack para fones, porém, o fone que acompanha o kit é USB-C, melhor na minha opinião por ser um som digital, me julgue nos comentários.

  • Processador: Exynos 990
  • CPU: Octa-core (2x2.73 GHz Mongoose M5 e 2x2.50 GHz Cortex-A76 e 4x2.0 GHz Cortex-A55)
  • Sistema operacional: Android 10 e One UI 2.5
  • Memória RAM: 8 GB e 6 GB
  • Armazenamento Interno: 128 GB, 256 GB e UFS 3.1
  • Tela - Tipo: Super AMOLED
  • Tela - Tamanho: 6.5
  • Tela - Resolução: 2400 x 1080
  • Tela - Densidade: 405 ppi
  • Tela - Proteção: Gorilla Glass 3
  • Tela - Extras: 120Hz, Always-on display e HDR 10 Plus
  • Câmera principal: 12 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.76, 1.8µm, Dual Pixel PDAF e OIS
  • 2ª câmera: OIS, PDAF e 8 MP, f/2.0 (telephoto) 3x zoom óptico
  • 3ª câmera: 12 MP, f/2.2 (ultrawide), 1/2.55, 1.4µm
  • Câmera Frontal: 32 MP, f/2.0
  • Bateria: 4500 mAh
  • Carregador: 15W Wireless, 4.5 reverse wireless e 25W
  • 5G: Não
  • NFC: Sim
  • Som: Loudspeaker e Estéreo
  • Samsung Galaxy S20 FE - Ficha técnica completa

Pontos fortes do Galaxy S20 FE

Agora que passamos pela ficha técnica, vamos ver onde o S20 FE mostra sua importância e faz valer o seu investimento no smartphone.

Tela

Começamos por um dos pontos mais fortes da Samsung, as telas. O S20 FE conta com tela Super AMOLED de 6.5 polegadas, tamanho que considero ideal para equilibrar tamanho grande com praticidade. Ela é fullhd, tem proteção Corning Gorilla Glass 3 e chega equipada com película de proteção. Algo bem legal que vemos algumas fabricantes trazendo em seus smartphones. A tela tem cores vibrantes e nitidez suficiente.

Tela do Galaxy S20 FE
Tela do Galaxy S20 FE

Ela conta com taxa de atualização de 120Hz, o que deixa tudo muito fluído. Taxas de 90 ou 120Hz devem ser tendência em 2021 nos smartphones, essa feature apesar de consumir mais energia, proporciona experiência muito melhor em uso em navegação por telas e principalmente em jogos.

Galaxy S20 FE película
Galaxy S20 FE película

Em vídeos ela conta com HDR10 para rodar vídeos com a tecnologia.

Câmeras

O conjunto de câmeras do S20 FE começa com o sensor principal de 12 MP e abertura f/1.8. É o único igualmente utilizado no S20 e S20+. A segunda lente é periscópica, com zoom de 3x, de 8MP e abertura f/2.0, por fim contamos com sensor ultrawide de 12MP e abertura f/2.2. Já na câmera de selfie temos 32MP abertura f/2.0. Esse conjunto é todo gerenciado pelo software de câmera da Samsung que ultimamente teve muito avanço em pós processamento.

Veja aí algumas fotos e vídeos que fizemos com o Galaxy S20 FE:

Ultrawide
Câmera principal
Ultrawide
Ultrawide noturna
Principal noturna
Câmera principal noturna
Ultrawide
Câmera principal
Câmera de zoom 3x
Selfie
Selfie
Selfie retrato
Selfie retrato diurna
Selfie noturna
Selfie pouca luz, modo noturno

Os destaques da câmera ficam pela qualidade e nitidez alcançada. As cores das fotos na sua grande maioria são vibrantes e trabalhadas a ponto de estarem prontas para uso em redes sociais. A ultrawide se mostrou bastante eficaz em fotos diurnas, com cores realistas, nitidez adequada e HDR que ilumina áreas escuras e não estoura onde está muito claro.

Atualização de três anos

A Samsung prometeu três atualizações de sistema operacional para o Galaxy S20 FE, isso é algo que precisamos enaltecer, afinal, você compra um smartphone mais caro com ideia de passar pelo menos uns três a quatro anos utilizando-o. Essa chancela da Samsung em manter o software atualizado mostra o comprometimento com o produto e oferecer uma certeza que ele não será abandonado um ano após lançamento.

Aliás, o software da Samsung poderia ser outro ponto forte aqui em nosso review, a One UI 2.5 está realmente muito boa. Fácil de usar e encontrar coisas, itens e botões ajustados no local certo, telas bem pensadas.

Design e proteção IP68

Design do produto é um dos pontos fortes. Você pode escolher até seis cores diferentes. A frente do produto tem bordas bem suaves, ele tem frame em alumínio e traseira de plástico fosco, lembra muito a traseira do Note 20.

Galaxy S20 FE Design
Galaxy S20 FE Design

O S20 FE conta com proteção IP68, esperado para um smartphone desse patamar, então você pode submergir o aparelho em águas rasas, mas meu conselho é evitar.

Se você é fã de fones de ouvido, bem, ele não é equipado com entrada P2. Entretanto, a Samsung envia fones USB-C da AKG no kit.

O slot para cartões permite usar dois chips ao mesmo tempo ou um cartão de operadora e um cartão de memória. Em resumo, é um slot chamado de híbrido.

Pontos fracos Galaxy S20 FE

Todos os pontos fortes acima são suficientemente melhores do que os pontos fracos que veremos agora? Vamos descobrir.

Traseira em plástico

Essa traseira em plástico, apesar de ser bonita e não marcar os dedos, por contar com superfície fosca e levemente texturizada, ela pode ser considerada por muitas pessoas, uma traseira de smartphones mais de entrada. Os produtos da linha premium tendem a vir com traseira também em vidro. Na minha opinião é mais bonito, porém muito menos durável.

Traseira em plástico
Traseira em plástico

Talvez a ideia da Samsung aqui, por ter enviado película de proteção para o vidro, seja você utilizar o produto sem capa de silicone, afinal a traseira em plástico é menos suscetível a quebrar, em comparação às de vidro.

Preço de lançamento

Um dos pontos fracos dele foi seu preço de lançamento. Chegou custando 4.500 reais. Durante a Black Friday agora de 2020 vimos ofertas já em 2800 reais, segundo nosso sistema de monitoramento de preços. Certamente pagar 4500 reais por este produto está fora de cogitação, ofertas com 1700 reais de desconto em três meses de lançamento do smartphone aqui no Brasil mostram que o valor veio inflado. Já falo mais sobre as faixas que considero ideais para você comprar, continue acompanhando.

Concorrentes

Trago agora três concorrentes diretos do Galaxy S20 FE, dois deles eu penso em custo/benefício, ou seja, considero o preço um fator fundamental e um dos smartphones comparados somente pelas especificações e você já vai entender.

Galaxy S10 Lite

Leia também: Review Galaxy S10 Lite aqui;

O primeiro concorrente é o Galaxy S10 Lite, sem dúvidas não poderia ser diferente. Já testamos o S10 Lite por aqui, inclusive vai sair um comparativo completo entre os dois smartphones. Mas de antemão comparando os dois produtos e levando em consideração as atuais faixas de preços, o S10 Lite vale muito mais o investimento. Os recursos melhores que o S20 FE traz, não são suficientes para você gastar cerca de R$ 1200 a mais, preços confirmados na data que escrevi esse review. Portanto entre os dois, vale a pena comprar o S10 Lite, atualmente.

Galaxy S20 Plus

O segundo concorrente é o Galaxy S20+, os dois produtos estão equiparados nas faixas de preço e tem bastante recursos parecidos. Contam com mesmo processador, mesmas memórias e preços parecidos. A diferença começa na tela com o S20+ tendo a tela Dynamic AMOLED, QuadHD, considerada a melhor tela da Samsung para smartphones atualmente. Enquanto o S20 FE tem tela Super AMOLED, FullHD.

Outro recurso mais avançado no S20+ é o conjunto de câmeras, onde temos o sensor periscópico de 64MP contra 8MP no S20 FE. Faz bastante diferença em relação a nitidez que se alcança, sem falar que contamos ainda com um sensor extra TOF de profundidade de campo.

De restante os dois são praticamente o mesmo aparelho. Por essas razões eu iria de S20+, ainda mais com preços que hoje, data que escrevi esse review, estão iguais, em 3.499.

Zenfone 6

Leia também: Review Zenfone 6 aqui;

O terceiro concorrente para ele seria o Zenfone 6. Pela faixa de preços e capacidades, o Zenfone 6 chega com Snapdragon 855, com 6 ou 8GB de RAM. Tem tela FULLHD sem nenhum buraco, câmeras muito boas tanto na traseira quanto na frontal, pois elas giram. Bateria de 5000 mAh, entrada de fones.

Para criação de conteúdos, eu iria de Zenfone 6, atualmente custando R$ 3450, já testamos ele por aqui. É um smartphone com bastante performance, tela sem interrupção e ótima bateria.

Faixas de preço

Agora que passamos pelos fortes, fracos e concorrentes, vamos às faixas de preço que considero ou não ser um bom negócio.

  • Não vale a pena: Onde eu não considero valer a pena é de R$ 3500 até o preço de lançamento de R$ 4500. Encontramos smartphones muito melhores lançados inclusive este ano.
  • Vale a pena: A faixa de preços que considero o S20 FE é R$ 2600 a R$ 3200. Aí você estará comprando praticamente um topo de linha com preço convidativo.
  • Vale muito a pena: Onde eu considero muito a compra dele é R$ 2000 a R$ 2600. Nessa faixa de preço, não tem ninguém para bater de frente.

Onde comprar?

  • Samsung Galaxy S20 Fe 256GB 4G Wi-Fi Tela 6.5 Dual Chip 8GB RAM Câmera Tripla + Selfie 32MP - Cloud Mint Americanas R$ 2.417,07 Ver oferta
  • Samsung Galaxy S20 Fe 256GB 4G Wi-Fi Tela 6.5 Dual Chip 8GB RAM Câmera Tripla + Selfie 32MP - Cloud Mint Submarino R$ 2.417,07 Ver oferta
  • Samsung Galaxy S20 Fe 256GB 4G Wi-Fi Tela 6.5 Dual Chip 8GB RAM Câmera Tripla + Selfie 32MP - Cloud Mint Shoptime R$ 2.417,07 Ver oferta

Veredicto

O meu veredicto com relação ao Galaxy S20 FE é que considero muito a compra dele, nas faixas de preço que recém indiquei. Ele certamente será um excelente negócio em 2021, por este motivo que é muito comparável ao S10 Lite, que também surgiu em preço astronômico e aos poucos se tornou o que em 2020 foi o smartphone custo benefício do ano.

Prós
  • Tela
  • Câmeras
  • Atualização de três anos
  • Design e proteção IP68
Contras
  • Traseira em plástico
  • Preço de lançamento
Samsung Galaxy S20 FE
8.2

Meu selo de indicação para ele é Super Indico, nota 8.2.

2021 você vai encontrar ofertas dele por menos de R$ 2500. Certamente esse será o smartphone que indicarei quando alguém me perguntar no ano que vem.

Os pontos que me fazem crer na afirmação acima são o conjunto de câmeras, tela, design e proteção à água e performance muito boas. Sem falar nas condições de atualizações que hoje tornam a Samsung uma das fabricantes com maior tempo de atualizações entre os Androids.