A Asus emprestou para a gente testar uma das placas de vídeo mais top do momento, a RTX 4070 Ti da Nvidia.

É um modelo Rog Strix gigante, mal coube no nosso gabinete de testes. Nesse post, a gente vai dar uma analisada na construção externa desse projeto, testar jogando em 4K com tudo no talo, e no final eu te falo se vale a pena ou não desembolsar um saco de dinheiro para levar esse monstro para casa.

Confira o nosso canal no YouTube:

Construção

Temos diversos modelos dessa placa em estoque para comprar aqui no Brasil, mas na minha opinião essa Rog é uma das construções mais top e bonitas da linha RTX 4000.

Uma coisa que mudou muito na construção das placas de vídeo nos últimos anos é o foco na ventilação: As empresas perceberam que os gamers não querem mais saber daquelas placas que ficam fritando dentro do gabinete, batendo 90 graus com as ventoinhas berrando no máximo. A Rog Strix é resultado dessa mudança de pensamento: é uma placa bem maior do que realmente precisava ser.

.
Placa gigante e bem construída. Fonte: Oficina da Net

O que não falta aqui dentro é espaço para o ar entrar e sair, então se você tem um gabinete bem ventilado, essa placa de vídeo vai operar de forma extremamente silenciosa, mesmo em 100% de uso.

A placa tem um switch dual-bios, que muda a agressividade das ventoinhas entre modo silencioso e modo performance. Eu acabei nem utilizando o modo silencioso, já que mesmo nos jogos mais pesados o ruído das fans é extremamente baixo.

Ficha técnica RTX 4070 Ti

  • Geração: GeForce 40
  • Cores / Cuda: 7680
  • Arquitetura: Ada Lovelace
  • Processo de fabricação: 4 nm
  • Clock Base: 2310 MHz
  • Clock Boost: 2790 MHz
  • Memória: 12 GB GDDR6X
  • Clock de Memória Efetivo: 1400 MHz 22.4 Gbps efetivo
  • TDP (Watts): 285W
  • Conectores: 3x DisplayPort 1.4a e 2x Hdmi 2.1a
  • Fonte Sugerida: 600 W
  • Em produção: Sim

Asus Nvidia GeForce RTX 4070 Ti Rog Strix - Veja aqui a ficha técnica completa

RGB

A Asus oferece duas construções dessa placa, a Rog Strix e a TUF Gaming. As TUF são mais focadas no basicão - o destaque tá mais na performance do que no visual.

Nas Rog Strix é RGB para todo o lado. Nesse modelo em específico temos esse círculo de leds na parte frontal, bem diferenciado, e também a escrita "Republic of Gamers".

.
Suporte RGB Windwall combina muito bem com a estética Rog. Fonte: Oficina da Net

Eu não sou muito chegado nesse lance de luzinha RGB, mas vou admitir que mandaram muito bem na estética dessa plaquinha. A iluminação é bem bonita e ficha show de bola sincronizado com outras luzinhas do PC.

Desempenho nos jogos

Chega de falar de estética, aqui a gente quer ver performance. Confira abaixo os demais componentes da nossa bancada de testes que utilizamos para testar a RTX 4070 Ti:

  • Placa mãe: Huananzhi B660M-ITX (review)
  • CPU: Intel Core i5-13600 (14C/16T)
  • GPU: RTX 4070 Ti Rog Strix
  • RAM: Adata DDR4 2x8GB 3200Mhz CL18
  • Cooler: DeepCool AK400 (review)
  • Armazenamento: WD GREEN NVME 480GB

Eu vou pular toda aquela parte dos testes sintéticos e ir direto para o que todo mundo quer saber, como a RTX 4070 Ti se sai jogando os jogos mais pesados da atualidade, em 4K e com os gráficos no máximo?

Dirt Rally 2

Começando com o Dirt Rally 2, o jogo mais leve dos nossos testes. Eu curto muito jogar ele justamente por isso - não precisa de um PC com componentes topo de linha para rodar acima dos 60 frames em 1080p. Nessa resolução, a RTX 4070 Ti consegue empurrar em média 170 frames, o que é bem incrível de se ver, mas essa placa não foi feita para jogar em FULL HD, e sim, 4K.

.
Dirt Rally 2 em 4K Ultra

Agora sim, um teste real para essa placa de vídeo. Em 4K com os gráficos no máximo o FPS médio fica na casa dos 80, dependendo muito do cenário onde a corrida está acontecendo. Apesar da grande variação na framerate, nunca ficou abaixo dos 60, o que para mim é ótimo.

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 saiu tem alguns anos, mas continua sendo um dos jogos mais bonitos de se jogar em 4K. Eu puxei as barras de gráfico tudo no máximo e deixei o resto no padrão.

Esse aqui é outro jogo que a gente consegue jogar em 4K nativo na 4070 Ti, sem upscaling. A média de FPS ficou em 78 e a mínima de 1% em 58, ou seja, uma ótima estabilidade, mesmo nos tiroteios mais intensos.

.
Red Dead Redemption 2 4K Ultra

Vocês podem ver ali no cantinho que a placa estava puxando da tomada 240W de consumo, e foi mais ou menos isso que ela atingiu durante os testes, então podemos considerar esse valor como o máximo. Mesmo consumindo toda essa energia, a placa não passou dos 65 graus celsius, o que para mim é uma temperatura excelente.

Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy foi um dos motivos que levou bastante gente a fazer um belo de um upgrade no PC.

Os desenvolvedores capricharam nos gráficos, mas podiam ter investido um pouco mais na optimização do game: No pátio de Hogwarts a 4070 Ti só consegue entregar 26 frames de média. A estabilidade também ficou péssima, com travadas constantes, principalmente quando a gente entra numa área nova.

.
Hogwarts Legacy 4K Ultra DLSS OFF

É nessas horas que é importante ter o gráfico de frametimes na tela, assim a gente consegue ter uma representação visual dos problemas de performance que estão acontecendo.

Novamente, a gente consegue resolver esses problemas de FPS utilizando o upscaling da Nvidia. Com o DLSS no modo balanceado, conseguimos aproximadamente o dobro da framerate, ficando acima dos 60 quadros em alguns cenários. Ainda temos algumas travadas aqui e ali, mas não dá para negar que o jogo ficou bem mais estável e bom de jogar com o DLSS ligado.

.
Hogwarts Legacy 4K Ultra DLSS ON

Marvels Spider-man Remastered

No Marvels Spider-man eu testei com a predefinição gráfica no Muito Alto e com Ray Tracing ativado. Voando de prédio em prédio no comecinho do jogo, conseguimos 54 frames de média com estabilidade em 40 frames. Nada mal, o jogo tá com tudo no talo, sem upscaling e com a framerate quase batendo nos 60, bem divertido de jogar assim.

.
Marvel's Spiderman Remastered 4K Ultra DLSS OFF

Se você quiser mais performance ainda, eu testei o DLSS no modo equilibrado e a média de frames foi para 72. Já que a minha TV aqui do estúdio só vai até 60 Hz, eu prefiro jogar com o DLSS desligado mesmo. Aí vai da escolha de cada um, se quiser jogar com o upscaling ligado ou desligado.

.
Marvel's Spiderman Remastered 4K Ultra DLSS ON

Dying Light 2 Stay Human

Continuando nos jogos pesados, temos aqui o Dying Light 2, um jogo em que você faz parkour e mata zumbi. Novamente, estamos com tudo no Ultra, 4K e Ray Tracing ligado. Desse jeito, a 4070 Ti não consegue alcançar os 60 frames, ficamos com a média em 47, mas isso já era de se esperar. Claro que 47 tá longe de ser uma framerate injogável, mas sempre que possível, eu prefiro jogar em 60 ou mais.

Com o DLSS no modo balanceado e a interpolação de frames ativada, a taxa de frames vai lá pros 80, e a fluidez fica bem melhor.

Dying Light 2 é um dos jogos que se beneficia muito do Ray Tracing, já que o cenário é repleto de janelas quebradas com iluminação refletindo nas superfícies. O DLSS dá um jeito de fazer isso tudo funcionar em 4K e com uma frame rate bem alta.

4K Ultra (RTX ON) DLSS OFF: 47 FPS

4K Ultra (RTX ON) DLSS ON: 80 FPS

The Last of Us

O Last of Us era um jogo exclusivo de Playstation mas que agora também podemos jogar no computador, o mesmo que fizeram com o Marvel's Spiderman.

A diferença é que o jogo do homem aranha está bem optimizado, já o Last of Us, eu garanto que você ouviu falar nos problemas de desempenho que esse jogo está enfrentando.

Eu gravei as gameplays nessa placa dois dias depois do jogo ter sido lançado, então estamos na versão 1.0, sem nenhuma atualização que corrige bugs na performance.

Com os gráficos no máximo, o jogo avisa que a placa de vídeo não possui memória suficiente para suportar as configurações, o que me deixou bem decepcionado: 12 GB de VRAM não é mais suficiente para rodar os jogos?

E realmente, apesar do FPS não ficar ruim, cerca de 45 de média, o jogo fica crashando o tempo todo, de 5 em 5 minutos. Teve até uma hora que eu não consegui voltar para a área de trabalho do Windows e tive que reiniciar o computador.

.
The Last of Us 4K Ultra DLSS OFF

É aí que novamente entra o DLSS para salvar a má otimização do jogo. Com o upscaling da Nvidia ligado, o FPS médio quase dobra, fica na casa dos 80. A estabilidade ficou ótima também, nunca caindo abaixo dos 60 frames.

.
The Last of Us 4K Ultra DLSS ON

Nesse caso bem específico, para rodar em 4K nativo, 12 GB de VRAM não são suficientes, pelo menos não nessa bugada de lançamento do jogo. Apesar disso, se a gente diminuir um pouco os gráficos, com certeza vai rodar de boa na 4070 Ti, mas para quê fazer isso quando existe o DLSS, não é mesmo?

Cyberpunk 2077

Chegamos no terror das placas de vídeo. Rodar o Cyberpunk em 4k, com Ray Tracing e tudo no Ultra e 60 FPS a gente não conseguiu fazer nem na RTX 4090, então imagina nessa aqui que custa metade do preço.

.
Cyberpunk 2077 4K Ultra DLSS OFF

Média de 22 FPS com a mínima de 1% em 2 frames. Nesse ponto eu digo que nem está jogável mais, ficou parecendo uma apresentação de slide.

.
Cyberpunk 2077 4K Ultra DLSS ON

Ativando o DLSS 3.0 no modo automático a plaquinha consegue empurrar o jogo acima dos 60 frames, o que é sempre impressionante de ver. Entre diminuir os gráficos, desligar ray tracing ou ativar o DLSS, eu acredito que é muito melhor você jogar com o DLSS ligado, pelo menos eu não consigo notar diferença na qualidade gráfica com o DLSS ligado ou desligado.

COD WARZONE 2

Eu ainda não tinha jogado o Warzone 2, só o Warzone normal, e vou falar para vocês que foi o jogo que eu mais gostei de jogar enquanto testava essa plaquinha.

Jogando Battle Royale com tudo no Ultra em 4K nativo, a performance ficou tão boa que eu até esqueci de testar com o DLSS ligado. Média de 85 frames e a estabilidade não baixou dos 56 frames, mesmo nos momentos finais da partida, onde é tiroteio atrás de tiroteio.

.
Call of Duty Warzone 2 4K Ultra

Vocês podem até zoar a qualidade da gameplay, mas essa foi uma partida que eu venci, o que é muito raro de acontecer aqui no canal, então, uma salva de palmas.

Conclusão

O problema de fazer review dessas placas de vídeo da Nvidia é o preço extremamente alto que pedem por elas, acaba que a gente fica a review inteira falando bem do produto, para o final dizer que ele custa 7 mil reais. Honestamente, por esse preço, o mínimo que a placa deve fazer é rodar tudo, não é mesmo?

Então sim, se você tem toda essa grana, a RTX 4070 Ti vai te providenciar com uma experiência em 4K, RayTracing, com FPS muito alto, principalmente se você usar o DLSS 3.0.

RTX 4070 TI
RTX 4070 TI

Mas olha só, essa placa compete diretamente com a Radeon RX 7900 XT da AMD - as duas oferecem performance bem similar, com a opção da Nvidia sendo melhor em Ray Tracing e a AMD atingindo FPS mais alto em jogos sem Ray Tracing.

Eu até diria que a 4070 Ti é a melhor opção, mas depois de ver o Last of Us pedindo mais VRAM, eu fiquei pensando: Será que já chegamos no ponto onde 12 GB não é mais suficiente? A RX 7900 XT tem 20 Gigas de memória de vídeo, então tem grandes chances dela envelhecer melhor que 4070 Ti, talvez consiga continuar rodando os jogos por mais tempo. No final, é o seu dinheiro, e tenho certeza que qualquer uma das duas vai te deixar muito feliz rodando os joguinhos.