O nosso processador Intel Core i7-10700 está constantemente batendo 100 ºC, entrando no famoso "thermal-throttling" - estado onde o CPU reduz a frequência de seus núcleos para evitar o super-aquecimento. Além de não ser muito saudável para o processador em sí, essas condições não são ideais para testarmos hardware, já que o gargalo térmico do processador afeta a performance do computador como um todo.

Esse problema é causado por uma solução de arrefecimento insuficiente - no caso, o cooler padrão da Intel, que veio junto com o processador. É estranho que o cooler vendido em conjunto com o CPU não seja capaz de refrigerá-lo, mas enfim. Durante um tempo, nós utilizamos um watercooler de 240 milimetros enviado pela Asus para o vídeo de "guia de montagem PC gamer 2022". Ele foi extremamente capaz e supriu todas nossas necessidades, mas infelizmente foi devolvido a Asus. Então, eu parti em busca de um novo aircooler para o nosso setup!

Review Deepcool AK400: O melhor air cooler para comprar no Brasil?

Assistindo um vídeo do famoso canal Gamers Nexus, um aircooler de 120 milimetros testado por eles se sobresaiu nos testes, o AK400 da Deepcool. Como todo produto testado e aprovado pelo canal, sumiu dos estoques. Entretanto, aqui no Brasil, ainda podemos comprá-lo em algumas lojas (pelo menos enquanto escrevo esse post).

Deepcool AK400
Deepcool AK400 - Air cooler single tower de 120 milímetros custo benefício

Adquiri ele por cerca de R$ 170, preço justo se a performance dele realmente for tão boa quanto mostrou ser nos resultados do Gamers Nexus.

Medindo as temperatuas do Cooler Stock da Intel no i7-10700

Antes de instalar o AK400, eu quero ver quais resultados estamos tendo com o nosso coolerzinho atual.

No teste de estresse do software Aida 64, o processador instantaneamente bateu 100 ºC em alguns núcleos e entrou em thermal-throttling - reduzindo a frequência. Já que testamos em um ambiente relativamente frio (temperatura ambiente em 17 ºC), a frequência reduzida foi de 4.6 Ghz para aproximadamante 4.3 Ghz - o que não é uma perda de performance tão considerável assim. Não me leve a mal, o processador está sim operando no seu limite de temperatura, mas eu fiquei impressionado com a influência positiva da baixa temperatura ambiente no processador.

1
Teste de estresse Aida64 - Cooler stock da Intel

O resultado foi melhor ainda no Red Dead Redemption 2. Aqui, não perdemos performance alguma utilizando o cooler padrão da Intel. O processador está boostando para seus 4.6 Ghz como de costume, atingindo temperaturas entre 78 ºC e 85 Cº. Fora o barulho extremo, concluo que não há problema em utilizar o cooler da Intel num ambiente frio.

teste
Jogando Red Dead Redemption 2 - Cooler stock da Intel

Unboxing e instalação do Aircooler Deepcool AK400

Agora que temos resultados para comparar, chegou a hora de instalar o AK400.

Por se tratar de um produto custo-benefício, a caixa é simples e temos apenas o necessário dentro dela: a estrutura de arrefecimento (dissipador) em sí, a ventoínha de 120 milímetros que já vem acoplada (é necessário retirá-la para a instalação), um saquinho com todos os parafusos e bases para a instalação em sockets LGA 1700, 1200, 1151, 1150, 1155 e AM4. Gostei que também temos braçadeiras extras para a instalação de outra ventoínha de 120 milímetros no dissipador, caso você queira.

.
Temos quatro heatpipes de cobre em contato direto com o IHS do processador

O dissipador já vem com pasta térmica pre-aplicada, e foi com ela mesmo que testamos o AK400.

A instalação é bem simples e intuitiva. Caso você tenha dúvidas, o manual possui excelentes ilustrações. No vídeo do YouTube eu demonstro o processo de montagem de no socket LGA1200.

Teste de performance

Repeti o teste de estresse do Aida 64 e tivemos excelentes resultados:

2
Teste de estresse Aida64 - Deepcool AK400

O processador não excedeu os 70 ºC durante todo o teste, o que é um resultado excelente. Mas a melhor parte é, na minha opinião, a ausência de ruído. Mesmo em sua velocidade máxima de 1800 RPM, a ventoínha do AK400 emite um ruído bem leve - quase inaudível, diferente da ventoinha padrão da Intel que é extremamente barulhenta.

No Red Dead Redemption 2 não tivemos resultados diferentes do cooler stock da Intel em performance - ambos mantiveram a média de FPS em 70 frames. Entretanto, o AK400 manteve o processador numa temperatura bem baixa, cerca de 50 ºC - bem melhor que o cooler stock.

3
Jogando Red Dead Redemption 2 - Deepcool AK400

Conclusão

Eu diria que está resolvido o problema de super aquecimento da nossa bancada, ela vai permanecer agora silenciosa e fria. É um cooler digno de um 8 núcleos e 16 threads! A partir de agora, estaremos utilizando o AK400 nos testes de hardware em nossa bancada.

Como dito antes, comprei o AK400 por cerca de R$ 170, preço que encontra-se no momento. Custando esse valor, é a melhor opção custo benefício de air cooler para comprar aqui no Brasil. Temos opções mais baratas, como o Pichau Sage e DeepCool AG400, mas que não seguem o mesmo padrão de qualidade do AK400.

Antes e depois!
Antes e depois!

Se tiver alguma sugestão ou comentário, comente aí embaixo!