Nos últimos dois anos, jogar no PC virou um luxo. As placas de vídeo simplesmente sumiram do mercado, e quando apareciam, estavam custando 4 vezes mais que o normal. Agora, com o fim dos lockdowns e as criptomoedas despencando, as placas estão voltando aos seus preços recomendados. Mas durante esse tempo apocaliptico de pandemia, a Nvidia e Amd não pararam de lançar placas de vídeo, e a que temos aqui hoje, a RX 6600 XT, é um desses lançamentos.

Ela foi lançada lá na metade de 2021, praticamente um ano atrás, para competir com a RTX 3060 da Nvidia. E ela realmente vence em praticamente todos os jogos. Mas saiu custando bem mais caro que a concorrente.

Placa de vídeo ASUS Radeon RX 6600 XT Review

AMD RX 6600 XT Asus Rog Strix
AMD RX 6600 XT Asus Rog Strix

A AMD colocou o preço recomendado de venda dessa placa em 379 dólares. Um preço muito salgado para jogar em 1080p. Essa foi a maior crítica dessa placa na época de lançamento - sim, é uma placa boa, mas o preço é alto demais para o que ela oferece.

Mas agora, com o preço das placas de vídeo baixando, nós podemos olhar com outros olhos para essas placas lançadas durante a pandemia.

A AMD afirma que a performance da RX 6600 XT é mais que o dobro da placa de vídeo mais utilizada hoje em dia para FULL HD, a GTX 1060.

Comparação (injusta) entre a antiga GTX 1060 da Nvidia com a RX 6600 XT da AMD
Comparação (injusta) entre a antiga GTX 1060 da Nvidia com a RX 6600 XT da AMD

Então você que tá aí esperando pacientemente a poeira baixar para levar uma placa de vídeo, será que chegou a hora? E será que a RX 6600 XT vale a pena? Bora descobrir.

  • Geração: Navi II
  • Cores / Cuda: 2048
  • Arquitetura: RDNA 2.0
  • Processo de fabricação: 7 nm
  • Clock Base: 2064 MHz
  • Clock Boost: 2790 Mhz
  • Memória: 12 GB GDDR6X
  • Clock de Memória Efetivo: 2000 MHz 16 Gbps efetivo
  • TDP (Watts): 160W
  • Conectores: 1x HDMI 2.1 e 2x DisplayPort 1.4a
  • Fonte Sugerida: 450 W
  • Em produção: Sim

Asus Radeon RX 6600 XT Rog Strix OC - Veja aqui a ficha técnica completa

Temos diversos modelos dessa placa em estoque para comprar aqui no Brasil, e a Asus nos enviou uma Rog Strix, que é uma das construções mais top de linha da RX 6600 XT.

A placa tem um switch dual-bios - que altera entre o modo silencioso e o modo performance, mudando a agressividade do perfil das ventoinhas.

Switch dual-bios da placa.
Switch dual-bios da placa.

Falando delas, esse modelo tem duas fans de 100 milímetros cada. O arrefecimento dessa placa funciona muito bem. Mesmo no modo performance, as ventoinhas ficam desligadas na maior parte do tempo, e só ligam quando ultrapassam os 50 graus celsius.

Carcaça e sistema de arrefecimento da Rog Strix!
Carcaça e sistema de arrefecimento da Rog Strix!

Mesmo ligadas, elas não precisam de muita rotação para manter a temperatura sob controle, já que a placa é bem pesada, tem bastante aluminio e cobre na construção interna.

Essa já é uma placa que consome pouca energia, combine isso com esse baita sistema de refrigeração que a gente tem aqui e o resultado é uma das placas de vídeo mais frias que eu já testei.

De RGB só temos esse nomezinho aqui, Rog Strix. Infelizmente não é uma tela configurável - dá só pra trocar as cores e sincronizar no Aura-Sync junto com outras luzinhas do PC. Mesmo assim, é um detalhe bem bonito.

Placa montada no nosso setup TUF GAMING
Placa instalada no nosso setup TUF GAMING

De aparência e construção externa, a Asus tá de parabéns. É uma placa extremamente forte e bonita.

Benchmarks

Eu testei a RX 6600 XT em dois setups diferentes. O primeiro é o nosso setup normal de testes, usando um I7-10700 e 16 GB de Ram em Dual Channel clockadas em 3600 Mhz. Nesse primeiro setup, a placa está rodando num slot PCIe gen 3. Já no segundo setup, a única coisa que muda é o processador e a placa mãe. Temos aqui um Ryzen 5 3600 XT na placa mãe B550 TUF que a gente fez review, dá uma conferida lá que o vídeo ficou bem top.

A principal diferença entre esses setups é que o da AMD suporta PCIe Gen 4 e o da Intel apenas geração 3. Mas na teoria, o processador da Intel é melhor para jogos que esse Ryzen em específico aqui (a pontuação dele em Single Core é superior). Será que pelo setup da Intel ter um slot PCIe mais atualizado, teremos alguma diferença perceptível nos games?

Setup INTEL Setup AMD
Placa mãe Asus TUF Z490-PLUS Asus TUF B550M-PLUS
Processador Intel Core I7-10700 Ryzen 5 3600 XT
Placa de Vídeo RX 6600 XT Rog Strix RX 6600 XT Rog Strix
Memória RAM Adata DDR4 2x8GB 3600MHz Adata DDR4 2x8GB 3600MHz
Cooler WC Asus TUF LC 240 RGB WC Asus TUF LC 240 RGB
Armazenamento WD GREEN NVME 480GB WD GREEN NVME 480GB

CALL OF DUTY WARZONE

Começando com o COD Warzone. Mais gente monta PC novo para jogar Warzone que qualquer outro jogo. E não é à toa, não é qualquer máquina que vai rodar ele liso. Mapa gigante, centenas de armas, mais de cem jogadores no mesmo mapa, e por aí vai. Botei tudo que deu para botar no máximo (tirando Ray Tracing) e rodou bem de boa, tanto no setup da Intel quanto no da AMD.

Média em 110 frames e a mínima de 1% tentando encostar nos 60. Eu ainda baixaria os gráficos para pegar mais performance, mas dá pra jogar Warzone assim tranquilamente.

ELDEN RING

Jogando um pouco de Elden Ring. Galera, eu fiz algo que a gente geralmente não faz aqui e baixei um mod pro jogo. O nome é Flawless Fullscreen. Ele tem uma opção que tira o limite de FPS do Elden Ring. Então a gente consegue comparar os resultados melhor dessa forma, já que não é muito difícil pegar 60 frames em 1080p com as placas de vídeo que a gente geralmente testa.

O jogo tá bem estável em ambos os setups, mas o da Intel teve médias bem superiores, cerca de 12 FPS a mais. O que é um resultado que eu não esperava. Mas os números não mentem, e no Elden Ring, a RX 6600 XT funcionou melhor em PCIe Gen 3, no processador da Intel.

FORZA HORIZON 5

No Forza Horizon Cinco eu optei por fazer dois testes diferentes em cada setup. O primeiro, correndo no modo livre, o outro numa corrida com vários carros.

O modo livre é bem de boa para a placa, pegamos média de 120 FPS no setup AMD e 111 frames no Intel. Já o modo corrida exige bem mais do hardware, já que precisamos renderizar vários modelos de carros diferentes ao mesmo tempo.

Nesse jogo, o setup que saiu na frente em ambos os testes foi o da AMD em Pcie Gen 4, por cerca de 8 frames.

APEX LEGENDS

No Apex Legends é onde deveríamos encontrar maiores diferenças entre os setups, já que nessas taxas de atualizações maiores, o processador tem que trabalhar mais. Mesmo assim, temos praticamente o mesmo resultado de performance, e a RX 6600 XT roda Apex com tranquilidade, mesmo com os gráficos no máximo do máximo. Média de 150 FPS e 1% low em 110.

RED DEAD REDEMPTION 2

Já no Red Dead Redemption 2, rodando com os gráficos no equilibrado igual a gente sempre faz, a performance ficou exatamente igual em ambos os setups. Média de 96 FPS e 1% low batendo nos 70 frames.

Já era de se esperar, mas em FULL HD, a RX 6600 XT não encontra dificuldade em rodar o Red Dead. Ela foi praticamente feita para fazer isso. Se você estiver usando um monitor de 60 Hz, tem espaço para ir acima do modo equilibrado, e testar opções gráficas melhores sem perder fluidez, o que é raro de acontecer nesse jogo.

FORTNITE

Se você tiver afim de jogar Fortnite, pode ir fundo na RX 66600 XT. Eu to ligado que ninguém joga com tudo no máximo, mas mesmo assim, rodou bem nos dois setups. Média de 87 FPS e 1% lá pelos 30 frames. A estabilidade não ficou perfeita, mas isso você pode ajustar baixando os gráficos um pouquinho.

E novamente aqui os dois setups tiveram praticamente o mesmo resultado em performance.

GOD OF WAR

Eu geralmente testo o God of War com os gráficos no modo original, mas aqui, deu pra colocar no máximo do máximo e mesmo assim ficar acima dos 60 frames. 64 de média, para ser exato, com uma baita estabilidade. Em FULL HD a RX 6600 XT realmente não deixa a desejar, tanto em PCIe Gen 3 e Gen 4, e as gameplays comprovam isso.

E em 4K?

Apesar dessa placa de vídeo não ser feita para jogar em 4K, até que funciona! Testei no nosso setup da Intel e fiquei supreso com os resultados. Com os gráficos entre baixo e médio, conseguimos pegar entre 40 e 60 FPS em Red Dead Redemption 2, Elden Ring e God of War. Isso sem nenhum tipo de recurso de upscaling ativo.

4k
Elden Ring em 4K na RX 6600 XT - Se quiser ver as gameplays completas, confira nossa review em vídeo!

Concorrente

Eu gostaria de comparar a RX 6600 XT com a RTX 3060 da Nvidia, já que as duas são concorrentes. Mas a única RTX 3060 que temos aqui em mãos é a que está dentro do nosso notebook Avell A70 Hyb. Testamos ele esses dias lá no canal Roda liso, então dê uma conferida se você tem curiosidade em saber como é a performance de um notebook de 11 mil reais.

Como eu ia dizendo, essa RTX 3060 do notebook não entrega tanta performance quanto uma RTX 3060 normal, de desktop. Mesmo assim, está aí na tela a comparação:

Em Full HD, ambas as placas entregam acima de 60 FPS nos três jogos que testamos. A placa da AMD se saiu um pouco melhor, vencendo bem no God of War por causa do limite de VRAM. Geralmente, as pessoas dão atenção demais para a quantidade de VRAM que a placa possui, mas aqui realmente é um caso onde os 8 Gigabytes da RX 6600 XT acabam salvando a fluidez da gameplay. Outro jogo popular que suga VRAM é o Warzone. Então se você estiver afim de jogar um desses dois títulos no máximo do máximo, é interessante procurar uma placa com mais VRAM, como a RTX 3060 TI, RTX 3070, ou a nossa plaquinha da AMD aqui.

Modelos disponíveis para compra

A AMD não chegou a lançar um modelo próprio dela, uma "founders edition", ao invés disso, deixou para as marcas de sempre desenvolverem os modelos. No Brasil, a gente tem disponível as seguintes construções de RX 6600 XT para comprar:

Powercolor Hellhound, Powercolor Fighter, Asrock Challenger, Sapphire Pulse, XFX Swift Speedster, a nossa ASUS ROG STRIX, MSI Mech 2X e Gigabyte Triple Fan.

Acho que não esqueci de nenhum. Todos esses modelos são bons, não possuem muita diferença de performance ou temperatura. Um modelo conhecido por ser ruim a gente não chegou a ter no Brasil, que é o da Biostar. Então se você for comprar uma RX 6600 XT fora do Brasil, fique longe desse modelo da Biostar. Tá bichado.

Conclusão

Essa Rog Strix aqui da Asus me deixou impressionado pela qualidade de construção externa e interna, a beleza geral da placa e, é claro, a performance. Placa fria que simplesmente roda tudo com os gráficos no máximo em 1080p.

Em pé!
Bem estilosa!

Na faixa de preço de R$ 2600 a RX 6600 XT entrega mais performance que a concorrente RTX 3060 da Nvidia, custando menos. Mas claro que isso tudo pode mudar, então fique de olho nos preços. Eu ficaria bem atento na RTX 3060 TI e RTX 3070. Se essas placas estiverem bem próximas do preço dessa aqui, pode ser interessante para você levar uma delas.

Vai ter gente nos comentários dizendo que essa placa da AMD não é boa para Ray Tracing, o que é verdade. Mas o Ray Tracing você só vai começar a curtir sem ficar injogável lá na RTX 3070, 3080, para cima. Placas que custam muito mais que essa aqui. Então não pense que você vai pegar uma placa de entrada da Nvidia e jogar em 4K ou com Ray Tracing ligado. As placas que fazem isso estão em outro patamar de preço.

Se você estiver querendo comprar uma placa de vídeo, pense antes em quais jogos você quer jogar e em qual resolução. Em 1080p, a RX 6600 XT vai continuar rodando bem com praticamente tudo no máximo os lançamentos atuais e os dos próximos 3 a 5 anos. Agora, se você quiser jogar com Ray Tracing, 4K, usar as tecnologias da Nvidia para fazer Stream, já sabe. Vai de RTX, uma 3060 TI ou 3070 para cima.

Eu recomendo essa placa aqui para você que tem um monitor FULL HD com taxa de atualização alta, 120 Hz pra cima. Galera que gosta de jogar competitivo, como Apex, CS:GO, Valorant, etc, essa placa de vídeo vai continuar rodando com framerate alta por vários anos, então é um baita investimento para o futuro!

Abaixo, segue uma galeria de fotos em alta resolução que eu tirei ao desmontar essa placa:

Gostoudo review? Acha que eu esqueci de algo ou falei alguma bobagem? Deixe um comentário e bora bater um papo! Obrigado por ter lido até aqui.