A RTX 2060 foi lançada em janeiro de 2019 como uma forma de entrada custo benefício à tecnologia Ray Tracing da Nvidia (assim como a RTX 3050 em 2022 👀). Na época, a gente fez uma porrada de testes com ela, rodamos benchmarks, fizemos overclock e tudo. Mas tem um problema. A maioria das pessoas jamais teve acesso a essa placa. Nesse artigo, vou te explicar o que rolou, e depois a gente vai rodar jogos atuais com ela e ver como tá se saindo em 2022, bora lá?

Os mineradores levaram tudo

Então, a maior parte das placas fabricadas nessa época foram parar nas mãos dos mineradores de criptomoedas, como você já deve ter ouvido falar. Mas a cada dia que passa, essa placa aqui fica MENOS interessante para os mineradores, por três motivos:

  • O primeiro, ela tem o TDP de 160 W, gasta bastante energia.
  • O segundo, ela só tem 6 GB de memória de vídeo, quando que pra minerar Ethereum em taxas aceitáveis, você precisa de no mínimo 8 GB.
  • E o terceiro motivo, o preço. Essa plaquinha aqui nunca foi barata. No ponto de vista de um minerador, faz mais sentido investir um pouco mais de dinheiro e levar uma das placas novas da série Ampere da NVIDIA. Todas elas são mais eficientes e possuem mais VRAM que a nossa RTX 2060.

Também tem o fato da criptomoeda Ethereum, que é a mais lucrativa para mineração, estar transicionando para o modo "proof of stake", onde será IMPOSSÍVEL MINERAR ela com placas vídeo, como fazem hoje em dia. Ninguém sabe exatamente quando que vai chegar essa atualização, mas até lá, pode ter certeza de que os mineradores vão tentar vender todo o estoque de placas antes da hora, para pelo menos recuperar parte do investimento que eles fizeram durante a pandemia. Todo aquele estoque que sumiu das lojas de 2019 até agora vai brotar no mercado de usados, principalmente no Aliexpress.

Mas isso não afeta só o mercado de usados, estamos vendo também a retomada de estoque desses modelos nas maiores lojas de E-commerce do Brasil, Kabum, Pichau e principalmente na Terabyte.

Sobre a RTX 2060 com 12GB de VRAM

No finalzinho de 2021 a Nvidia relançou essa placa, mas dessa vez utilizando memórias diferentes e em 12GB. O objetivo era supostamente suprir parte da escasez de placas para o mercado gamer. Na realidade, a placa logo desapareceu das lojas. Como mencionamos antes, placas com bastante VRAM e em alta frequências são as melhores para minerar criptomoedas. Em jogos, o ganho entre essas duas placas é mínimo, cerca de 3 FPS de ganho.

Bancada de Testes

E aí, chegou a hora de levar uma dessas pra casa? Já com seus 3 aninhos de idade, será que a RTX 2060 6GB ainda aguenta os jogos mais modernos sem gargalar? Ela não é mais interessante pros mineradores, mas e pros gamers? É isso que testamos nas benchmarks!

Processador: Intel Core i7-10700 Stock

Placa de Vídeo: Nvidia RTX 2060 6GB da ASUS

Armazenamento: SSD M.2 NVME WD GREEN

Memórias: Adata DDR4 2x8GB Dual-Channel operando em 3600 Mhz

Benchmarks em 1080p

Dá última vez rodamos os testes dessa placa, foi com overclock e a velocidade dos fans em 100%. Dessa vez. focaremos num uso mais convencional, de uma pessoa que só plugou, atualizou os drivers da Nvidia e partiu pra jogatina. Além do mais, quem que aguenta uma placa dessas operando as ventoinhas em rotação máxima? O barulho é insuportável, até com headphones!

Call of Duty - Warzone

Começando com Warzone, eu sei que a galera curte baixar os gráficos pra ficar acima dos 120 frames, mas mesmo com os gráficos no ultra a placa tá se saindo muito bem. Média de 94 fps e 1% em 67 frames. Esse resultado é ótimo, significa que mesmo nos momentos mais intensos do tiroteio, a placa não perdeu os 60 frames.

.
Call of Duty - Warzone

Players Unknown Battlegrounds

O desempenho ficou bem parecido com os resultados que tivemos no COD, com a média de 112 fps e 1% em 65 frames. Também to jogando aqui em FULL HD com tudo no máximo contra bots.

;
Players Unkown Battlegrounds

Sei que vai ter gente nos comentários dizendo que a performance do jogo muda contra bot, então gravei também uma partida jogando com players reais. A média caiu um pouco, mudou para cerca de 95 fps, mas esse valor entra na margem de erro, varia dependendo da parte do mapa que tu tá jogando. Mesmo assim, o desempenho da placa ta ótimo.

Counter Strike - Global Offensive

Não dava pra deixar CS:GO de fora, jogando casual na dust2 batemos média de 231 frames com as baixas de 1% entre 80 e 90 fps. Liso do liso. Neste benchmark em específico, eu aposto que o que está segurando a performance é o processador, não a placa de vídeo. A temperatura dele tá muito alta, batendo os 84 graus. No futuro a gente vai fazer esse teste com um watercooler e ver se conseguimos mais frames no CS com esse mesmo setup.

;
Counter Strike - Global Offensive

Apex Legends

Encerrando aqui os FPS competitivos, joguei Apex Legends. Eu não conheço ninguém que jogue isso aqui com os gráficos no máximo, mas a plaquinha tá rodando de boa. Média de 120 FPS e as mínimas de 1% em incríveis 96 frames. É muita estabilidade. Se você quiser uma placa de vídeo pra jogar FPS competitivo, essa aqui ainda aguenta tudo, com performance sobrando.

;
Apex Legends

Forza Horizon 5

Encontrei muitos problemas de performance gravando as gameplays de Forza 5. Os problemas nem eram da placa de vídeo, mas sim do disco rígido! Sim, o HD tava gargalando o jogo. E eu nem estou falando da demora nas telas de carregamento (isso também), mas sim de texturas desaparecerem e o jogo pausar sozinho! O Forza 5 exige uma velocidade de leitura que o HD simplesmente não consegue proporcionar.

;
Forza Horizon 5 Bugando

Instalei o jogo no nosso SSD NVME e funcionou perfeitamente, média de 106 FPS com 1% low em 71. Tudo no ultra.

Agora, com o RayTracing ligado, o jogo fica um pouquinho mais bonito, em troca de MUITA performance. Média de 42 fps e 1% low em 14 frames. Apesar de a gente estar apenas em 1080p, a placa de vídeo não tanka o RTX no Forza.

.
Forza Horizon 5 Ray Tracing ON

God of War

God of War no modo original, os mesmos gráficos do play, fica em média 103 fps e 1% low lá pelos 75 frames. Bem liso. Melhorando os gráficos, a placa já começa a pelar um pouquinho. Média de 63 fps, mas continua estável, 1% low em 49 frames. Já que eu usei um monitor de 240 Hz pra gravar as gameplays, deu pra notar bastante diferença de performance. É bem melhor jogar com os gráficos no original e pegar uns framezinhos a mais. Mas se você estiver jogando num monitor normal, de 60 Hz, não vai notar diferença.

;
God of War

Elden Ring

Elden Ring não passa de 60 fps, mas isso é uma limitação do jogo, não da placa. Eu não diria que tá rodando bem, por que o jogo simplesmente não roda bem. Tu pode ter uma RTX 3090 que ele vai continuar dando umas pequenas travadinhas, é mal otimizado. Mas a nossa média de 1% ficou em 41 frames, o que não é ruim.

.
Elden Ring

Hitman 3

Diferente de Elden Ring, é muito bem otimizado. Média ficou lá pelos 120 fps e os 1% low em 82 fps com tudo no talo. Não tenho o que falar sobre esse aqui, jogo é bonito e tá rodando muito bem, como era de se esperar.

.
Hitman 3

Red Dead Redemption 2

Quando será que a rockstar vai lançar um jogo mais bonito que esse aqui, hein? Vai ser difícil superar. Com os gráficos no equilibrado, bem no meio do slider, pegamos média de 69 frames e 50 no 1% low. Isso cavalgando pela cidade numa das áreas mais pesadas do jogo.

Red Dead tem uma coisa chata que não deixa você colocar os gráficos no máximo se exceder o limite de VRAM da placa, então a gente não tem como setar um preset "Ultra". Mas, colocando o jogo no máximo que ele permite, fica com a média em 44 fps e 1% lá pelos 38 frames. Pior que eu nem consigo perceber diferença gráfica nas duas gameplays, só de performance mesmo.

;
Red Dead Redemption 2

Testamos a RTX 2060 em 4K

Apesar da RTX 2060 não ter sido feita para jogar em 4K, resolvemos testar mesmo assim.

God of War

Fica injogável. Média de 21 FPS e 1% low em 10 frames. Mas e quando ativamos o recurso de upscaling DLSS da NVIDIA? Aí a coisa muda de figura. Média de 43 frames e 1% low em 32 fps. Eu não acho legal jogar nessas taxas, prefiro muito mais a fluidez dos 60 FPS, mas pro pessoal aí que está acostumado a jogar God of War no Play 4 a 30 FPS, é uma melhoria.

;
God of War 4K DLSS ON

Red Dead Redemption 2

Também fica travadão em 4K, média de 26 fps e 1% low em 13. Ninguém merece. Novamente, DLSS fazendo milagre, média de 40 e 1% low em 31. E eu nem consigo perceber a diferença gráfica de 4K nativo pro upscale.

;
Red Dead Redemption 2 4K DLSS ON

A Nvidia mandou bem em trazer o DLSS pras placas Turing. Apesar de não ser a experiência mais fluída do mundo, tem gente que facilmente jogaria nesses frames.

Elden Ring

Nem pense em jogar Elden Ring em 4K, pelo menos não com essa placa. Fora os frames baixissimos, média de 28 FPS e 1% em 11, o jogo literalmente para de renderizar texturas que excedam o limite de VRAM, ou seja, inimigos invisíveis.

;
Elden Ring 4K

A pior parte é que ainda não temos o recurso de DLSS no Elden Ring, então é isso ou nada.

Conclusão

Se o seu objetivo é jogar em FULL HD, 1920x1080, a plaquinha ainda dá conta de todos os jogos lançados, a maioria deles com os gráficos no máximo do máximo.

Agora, se você quiser jogar em resoluções maiores, tipo 4K, ela até roda, mas você vai precisar diminuir os gráficos se quiser manter essa resolução a uma taxa de frames aceitável. É isso, ou ativar o recurso DLSS, que felizmente é retrocompatível com as placas de arquitetura Turing da Nvidia.

Comprar ou não? Aí depende de você, eu ficaria de olho na placa RX 6600 da AMD. É uma tecnologia mais recente, tem 8GB de VRAM, entrega cerca de 15 FPS a mais que a nossa RTX 2060, e está custando praticamente o mesmo preço no momento.

Gostou do artigo? Sei que a gente andou deixando de lado o mercado de hardware, mas agora com os preços voltando ao normal, vamos trazer mais conteúdo desse tipo pra vocês, então se inscreva! Obrigado por ler, e até a próxima.