No início deste ano, mais especificamente em fevereiro, a NVIDIA havia se comprometido a relançar algumas de suas GPUs mais antigas (RTX 2060 e GTX 1050 Ti). O objetivo desta ação é dar mais acessibilidade aos seus produtos para aqueles jogadores que não pretendiam gastar uma grande quantia na placa de vídeo. A fabricante norte-americana de placas gráficas cumpre agora parte de sua promessa e traz uma nova variante da RTX 2060 com 12GB de memória RAM, dobrando a memória comparado a configuração utilizada originalmente no lançamento há dois anos atrás.

De acordo com a NVIDIA, diversos modelos da RTX 2060 devem estar disponíveis a partir de amanhã (7 de dezembro). As novas especificações das placas podem ser acessadas aqui. Note que o clock base está um pouco mais alto e os CUDA cores estão em maior quantidade. A configuração se assemelha com a RST 2060 Super em certos pontos.

Ainda não há preços divulgados

De acordo com o site TheVerge, a NVIDIA ainda não compartilhou o valor inicial que será cobrado pela RTX 2060 de 12GB. A única coisa que foi dita até o momento foi que se trata de "uma versão premium da RTX 2060 de 6GB". Em 2019, o preço da RTX 2060 de 6GB era de US$ 319. Segundo a NVIDIA, haverá diversos fabricantes lançando suas próprias versões da RTX 2060 de 12GB.

A RTX 2060 é uma boa escolha atualmente?

Para quem não está disposto a pagar um valor ridiculamente algo por uma placa de vídeo devido à grande alta de preço que ocorreu, a RTX 2060 é uma ótima escolha. Embora a placa de vídeo não seja tão boa para utilizar a tecnologia Ray Tracing, a grande maioria dos jogos devem aceitar quando configurados em 1080p e opções gráficas no médio.

Review/Overclock RTX 2060 ASUS Dual Advanced