Você provavelmente já ouviu falar sobre os casos de compras feitas no exterior que estão sendo taxadas a níveis exorbitantes aqui no Brasil. Até mesmo produtos simples, como roupas e relógios, que antes passavam despercebidos pela alfândega, agora estão sujeitos a taxas de até 100% do valor do produto, pegando muitos compradores de surpresa.

Antigamente, quando o comprador se recusava a pagar a taxa, a alfândega simplesmente enviava o produto de volta para o vendedor e a loja reembolsava o cliente. Mas nos dias de hoje, os produtos não apenas estão sendo taxados, mas também vem sendo apreendidos pela Receita Federal. Produtos grandes, como placas de vídeo, celulares, placas mãe e especialmente kits completos (cpu, ram e placa mãe), estão enfrentando diversos problemas na alfândega.

O fim do Kit Xeon no Aliexpress

Além de nós, consumidores, sermos afetados por essa situação, os vendedores também estão sofrendo: Acontece que as grandes lojas só repassam o pagamento aos vendedores após o recebimento do produto pelo cliente. É aí que entra a MACHINIST, uma das principais fabricantes de placas mãe do Aliexpress. Em sua loja oficial foi publicada a seguinte mensagem:

Comunicado oficial na loja da Machinist. Fonte: Aliexpress
Comunicado oficial na loja da Machinist. Fonte: Aliexpress

É comum em sites como Shopee, Aliexpress e Shein os vendedores utilizarem programas para traduzir as mensagens do Mandarim para o Português, então temos alguns erros de tradução. Basicamente, a empresa questiona o que há de errado com a alfândega brasileira e diz que suspenderá a venda de todos os kits no Brasil por tempo indeterminado.

Enquanto eu escrevia essa matéria, outra loja do Aliexpress se pronunciou a respeito das apreensões alfandegárias, a PC Motherboard Store teve o seguinte a dizer:

.
Comunicado oficial na loja da PC Motherboard Store. Fonte: Aliexpress

Pelo visto, essa loja suspendeu todas as vendas - não só dos populares Kits CPU, Placa mãe e RAM.

Outra prática comum na importação era pedir para as lojas declararem menos de 50 dolares no pacote para evitar a taxação. Sobre isso, a PC Motherboard Store fez o seguinte comunicado:

"Atenção amigos brasileiros: De acordo com a política aduaneira nacional do brasil, muitos clientes relataram que o baixo valor declarado levará ao fracasso do desembaraço aduaneiro. Ou várias taxas alfandegárias são necessárias para penalizar declarações de baixo preço. A fim de limpar a alfândega sem problemas, para clientes brasileiros que compram bens em nossa loja, nós declararemos verdadeiramente o preço real do pacote. Se você precisa cooperar com o desembaraço aduaneiro quando o pacote chegar à alfândega, por favor coopere. Por favor, não compre se você se importa, obrigado por sua compreensão." - PC Motherboard Store, Aliexpress

Pelo visto, as lojas de hardware estão desistindo de vender para os brasileiros até que os problemas alfandêgarios sejam resolvidos.

Nosso último vídeo de hardware: