Esses dias eu fiz a loucura de comprar uma placa mãe sem nenhuma avaliação no Aliexpress. É uma B660M da Huananzhi, uma fabricante de placas mãe bem famosa na China.

Esse modelo aqui tinha apenas 1 pedido quando eu comprei e um total de zero avaliações no Aliexpress. Então cola aqui comigo e vamos fazer a primeira review dessa placa mãe para processadores Intel de última geração.

ÍNDICE

Review Huananzhi B660M DDR4 ITX

Na experiência de unboxing eu não notei nada de incomum, veio tudo bem embalado, com plástico anti-estática e espuma. Apesar de estar escrito "motherboard" no pacote, eu não fui taxado.

E tá aí a plaquinha. De primeiras impressões eu fiquei feliz de ser realmente o produto que eu pedi, já que tem sempre a chance de chegar uma placa diferente, um produto usado, ou algo assim, mas aqui, aparentemente, tá tudo certo.

Muita gente já sabe disso, mas sempre que vocês forem comprar algo do Aliexpress, quando o pedido chega eu recomendo gravar um unboxing com o celular. Caso o produto chegue danificado, venha algo diferente do pedido ou qualquer coisa do tipo, você já vai ter uma prova a mais caso precise abrir uma disputa com o vendedor.

Construção da placa mãe

Vocês já devem ter reparado que essa placa é muito pequena: o formato é chamado de mini ITX. O objetivo desse tamanho de placa é manter todas as funcionalidades de uma placa mãe grande, mas num tamanho físico mais compacto.

.
A placa é bem sólida e pesada. Fonte: Oficina da Net

É extremamente raro encontrar placas mini ITX aqui no Brasil, e quando aparecem, o preço é absurdamente alto. Até mesmo no Aliexpress é difícil de encontrar, então logo que eu vi ela lá no Ali, tive que trazer aqui para vocês. Custou R$ 537.

Soquete LGA 1700 e memórias DDR4

O socket é LGA 1700, que suporta processadores Intel da décima segunda e décima terceira geração. A placa utiliza memórias RAM DDR4, o que eu particularmente prefiro, já que no quesito custo benefício, DDR5 ainda não está compensando.

Chipset B660

O chipset B660 da Intel é classificado como intermediário, então a gente tem sim overclock de memória, dá para ligar o XMP e aumentar a frequência da RAM, mas não temos overclock de processador de jeito nenhum, nem nos modelos K.

Armazenamento e conectividade

Temos apenas um slot PCIE Express x16 da geração 5, que é o mais atual. No armazenamento, temos quatro entradas SATA 3.0 e um slot M.2 Nvme 4.0, que por sinal está posicionado de uma forma bem esquisita, em cima do dissipador do chipset da placa mãe. Ao meu ver, esse posicionamento do M.2 ficou bem questionável, onde já se viu colocar uma peça sensível a altas temperaturas em cima do dissipador de metal? Logo mais na review a gente roda um teste de estresse e vê se a temperatura do SSD vai ser um problema ou não.

.
Alguns conectores da placa. Fonte: Oficina da Net

Painel traseiro e problema com Wi Fi

No painel traseiro, temos 1x saída VGA, 2x HDMI, 1x Displayport, 4x USB 3.2, 2x USB 2.0, entrada de rede RJ 45 e as saídas de áudio. É aqui que entra o maior ponto negativo dessa placa mãe: Apesar dele ter os conectores de antena wi-fi, isso é meio que uma enganação, já que para fazer o Wi-Fi dessa placa funcionar, a gente precisa comprar duas coisas separadas: as antenas, já que ela não acompanha na caixa, e também uma placa de rede m.2. É isso mesmo, o Wi-Fi dessa placa mãe é só para enfeite! Eu achei isso uma sacanagem tremenda: um dos motivos principais de eu ter comprado essa placa era o Wi-Fi que já vinha incluso. Pelo visto, me enganaram direitinho.

Só fui ficar sabendo dessa informação depois de gravar o vídeo, mas aparentemente, o slot do Wi-Fi está localizado dentro dessa caixinha das antenas. Para acessá-lo é necessário desparafusar completamente a caixinha de alumínio.

.
Painel traseiro da B660M. Fonte: Oficina da Net

É uma placa mãe de escritório

Geralmente, as placas mini ITX são feitas para entusiastas - gente que quer montar PC gamer potente, mas num gabinete compacto. Não é o caso dessa placa aqui. Sim, ela é pequena, mas está mais para placa mãe de escritório do que placa gamer.

Por exemplo, ela não tem um header para controlar a bomba de watercooler e temos só dois headers para controlar ventoinhas, um CPU FAN e um SYSTEM FAN. Outra diferença dela para placas mãe gamer é a ausência de um header RGB. Se quiser controlar várias ventoinhas, ou controlar alguma iluminação RGB, vai precisar gastar com adaptadores e uma controladora.

A construção geral da placa é bem sólida, os dissipadores são parafusados e aparentam cobrir bem o sistema de distribuição de energia.

Pela análise inicial aqui eu concluí que essa placa mãe é focada no custo benefício, então vamos começar testando com um processador básico, o i3-12100F. com quatro núcleos e oito threads. Já que essa placa mãe é compatível com a décima terceira geração da Intel, vou testar também o I5-13600, com 14 núcleos e 20 threads.

Configurando a BIOS

Um dos meus medos ao comprar essa placa era a BIOS. Fiquei aliviado de ver que é bem completa e tranquila de navegar. Mesmo com ela em Mandarim, é bem simples de trocar o idioma para o Inglês. Eu ativei o XMP e coloquei as memórias em 3600 MHz. Também ativei o Above 4G Decoding e Resizable Bar.

Traduzindo a BIOS com o celular. Fonte: Oficina da Net
Traduzindo a BIOS com o celular. Fonte: Oficina da Net

F10 para salvar tudo que foi feito e pronto.

No geral, a BIOS é bem básica, mas não é diferente das que a gente tá acostumado aqui com Asus, Gigabyte, e tudo mais.

Atualizando Drivers

A gente consegue encontrar os drivers da placa mãe no próprio site da Huananzhi. Eu recomendo usar o tradutor embutido do Google Chrome, já que está tudo em mandarim.

Foi bem tranquilo encontrar os drivers de chipset, áudio, internet, tudo. Baixou e instalou tudo rapidinho. Zero problemas nessa parte.

Testando i3-12100F e i5-13600 no Cinebench

O primeiro teste que eu fiz nessa placa mãe foi no Cinebench. É um programa que aplica uma carga sintética imensa no processador, simulando uma renderização em 3D. É ideal para identificar possíveis problemas de hardware, já que aqui o processador é estressado ao máximo durante aproximadamente 25 minutos.

.
Testes no CinebenchR23. Fonte: Oficina da Net

Intel Core i3-12100F - Cinebench R23

O nosso I3-12100F pontuou 8325 pontos no Multi Core e 1632 no Single Core, pontuações normais deste processador. Isso é bom, significa que a placa mãe consegue fornecer energia suficiente para o i3 funcionar ao máximo.

Intel Core i5-13600 - Cinebench R23

Com o i5-13600 o resultado foi bem curioso. Em Multi Core ele extrapolou os limites, meteu uma pontuação de 21 mil pontos.

Já em single core o resultado foi um pouco decepcionante, 1920 pontos. Pelo visto esse processador não é muito diferente do i3-12100F em single core, e nos jogos, é essa pontuação que importa.

Vale mencionar que durante o teste de todos os núcleos, a temperatura do VRM da placa mãe atingiu o limite de 100 graus celsius. Ou seja, bastou colocar um i5 aqui que a gente já atingiu os limites de temperatura da placa mãe.

Jogos

Bancada de testes. Fonte: Oficina da Net
Bancada de testes. Fonte: Oficina da Net

Vamos ver agora na prática como esses dois processadores ficam lado a lado rodando alguns games:

Estamos usando uma RTX 4070 TI Rog Strix emprestada generosamente pela Asus. Essa placa de vídeo é absurdamente rápida, então jogando em 1080p, o gargalo sempre vai estar no processador. Isso é muito bom, já que aqui o nosso objetivo é estressar a distribuição de energia da placa mãe num cenário real.

Cyberpunk 2077

.
Cyberpunk 2077 - 1080p RayTracing ULTRA

No Cyberpunk 2077 eu testei com o preset Ray Tracing Ultra. Pegamos média de aproximadamente 88 frames nesse tiroteio que tem no comecinho do jogo. É um ótimo resultado para ambos os processadores, mas eu honestamente achei que o i5 de décima terceira ia se sair muito melhor que o i3. Vamos ver como fica o desempenho em outros jogos.

Dirt Rally 2

.
Dirt Rally 2 - 1080p Max

O Dirt Rally 2 é um jogo muito bem otimizado e tranquilo de rodar, por isso eu sempre gosto de jogar, até nos PCs mais básicos. Pegamos em média cerca de 150 FPS com o preset gráfico no Ultra. Novamente, o mesmo resultado em ambos processadores. O i5 tem 10 núcleos a mais que o i3, mas nos jogos, isso não importa tanto assim.

Elden Ring

.
Elden Ring - 1080p Max

Elden Ring foi um jogo que na época que lançou o meu pczinho mal conseguia rodar direito. Hoje ele está bem mais otimizado, e a RTX 4070 TI nem chega a ligar as ventoinhas para rodar ele em 60 frames com os gráficos no máximo. Tudo de boa aqui no Elden Ring, estabilidade excelente.

Spiderman Remastered

.
Spiderman Remastered

Finalmente um resultado diferente! No Spiderman Remastered, que é um jogo que consegue utilizar mais de um núcleo do processador, o i3 ficou com média de 97 frames, o que é um ótimo resultado. Já o i5 alcançou 120 frames de média. Tudo isso com os gráficos no Muito Alto e Ray Tracing desligado. Vai depender muito do jogo mesmo.

Conclusao

A Huananzhi já tinha uma fama de fazer boas placas para processadores Xeon, e pelo visto estão investindo bastante na fabricação de placas Intel Socket 1700 - tem várias aparecendo aí no Aliexpress.

Mesmo que a B660 ITX seja uma placa mãe chinesa, a experiência de uso é bem parecida a uma placa de marcas famosas, como Asus, Aorus, Gigabyte, MSI e por aí vai. A única diferença é que você vai precisar traduzir algumas coisas do mandarim, mas isso só na hora de atualizar driver e BIOS.

Mas diferente do que a gente está acostumado a ver nesse mercado, essa aqui é equivalente a uma placa mãe de escritório: O sistema de refrigeração dela é bom, para jogos não vai apresentar nenhum problema, mas em cargas pesadas como renderização no premiere, por exemplo, os VRMs vão sim atingir 100 graus celsius.

Pontos positivos:

✅Formato mini ITX;

✅Preço relativamente baixo;

✅Boa construção externa;

✅Bios já vem atualizada para 13ª geração.

Pontos negativos:

❌Placa de Wi Fi comprada separadamente;

❌Apenas um slot m.2;

❌Sem header RGB;

❌Refrigeração dos VRM’s poderia ser melhor.

Processadores recomendados:

Intel Core i3-12100F

Intel Core i3-12100

Intel Core i5-12400F

Intel Core i3-13100F

Intel Core i5-13400

Intel Core i5-13600K

Vale a pena comprar?

Plaquinha compacta. Fonte: Oficina da Net
Plaquinha compacta. Fonte: Oficina da Net

Custando cerca de 540 reais, essa placa mãe está suprindo um vácuo enorme de placas mãe mini ITX no mercado, então se você curte essa ideia de montar um PC compacto, vale muito a pena sim.

Sobre comprar no Ali, eu não cheguei a ser taxado. Talvez pela placa mãe ter esse tamanho menor, passou despercebida na alfândega. Mas nem sempre a gente tem sorte, então se for comprar, eu recomendo separar aí uns 150 à 300 reais para pagar a taxa de importação, o valor dependendo do ICMS do seu Estado.

No final, essa é uma placa muito boa, mas só para quem está desesperado para montar um PC compacto custo benefício.