Já faz um tempo que eu estou de olho nesse gabinete, e hoje finalmente eu consegui trazer ele para vocês. É o Pichau HX100, uma remarcação do famoso Sama IM-01, Tecware Fusion, Axel Cube gaming, etc. É um gabinete compacto, mas que não perde a compatibilidade com placas mãe micro ATX e fonte ATX: As mesmas peças que a gente usaria para montar um PC gamer normal.

Mas será que vale a pena abandonar um gabinete mid tower e partir para um gabinete compacto? Será que esquenta muito? Nessa review eu vou mostrar tudo que o HX100 tem para oferecer!

Montar PC compacto no Brasil não é barato

Mas o que esse gabinete tem de especial? Olha, ele é diferente. Você já deve ter visto por aí nas redes sociais aqueles setups pequenos, com gabinetes compactos. Existe toda uma comunidade em volta disso:

Comunidade Small Form Factor PC no Reddit, onde os nerds se reúnem para compartilharem seus computadores minúsculos
Comunidade "Small Form Factor PC" no Reddit, onde usuários compartilham seus computadores minúsculos

O problema é que, para montar um PC compacto aqui no Brasil, você precisa investir uma grana absurda:

  • Primeiro, só para conseguir um desses gabinetes pequenos é quase impossível. Não tem para vender aqui no Brasil, são produtos extremamente nichados e caros de fabricar. E se você for importar, o frete é caro e também corre o risco de ser taxado.
  • Mas a pior parte é o custo das peças que você precisa para montar um pc mini-ATX: é obrigatório usar uma fonte no formato SFX, que são bem mais caras que fontes normais, e uma placa mãe do tipo mini-ATX, que também não são fáceis de encontrar aqui no Brasil.

Esses problemas não se aplicam ao HX100: Ele utiliza peças normais de PC, como uma fonte full size e placa mãe micro-ATX.

Visão geral e Compatibilidades

A Pichau disponibiliza para comprar duas versões do HX100, uma com a tampa de vidro e essa aqui, com a tampa de metal. Optei a tampa de metal por dois motivos: o primeiro, eu ando meio enjoado desses gabinetes com lateral em vidro. Todo PC gamer hoje em dia parece que é igual e eu queria montar um setup num negócio mais diferenciado. E o segundo motivo, a temperatura. Com a tampa de metal, você consegue utilizar a lateral do gabinete para instalação de duas fans de 120mm ou até mesmo um watercooler, coisa que não dá para fazer com a versão em vidro temperado.

As dimensões dele são 39 cm de comprimento, 19 cm de profundidade e 30 cm de altura.

1
Com 22 litros, não é o menor gabinete do universo. Mas é bem mais compacto que um gabinete gamer comum.

O diferencial desse gabinete é a compatibilidade com placas mãe. Podemos instalar mini-ATX igual nos outros gabinetes compactos, mas o HX100 também é compatível com placas mãe micro-ATX, o que é bem legal, já que hoje em dia a maior parte das placas mãe custo benefício são justamente nesse formato micro ATX, como a H610 da Asus que a gente vai usar depois na montagem.

Compatibilidade com placas mãe. Fonte: Tecware
Gabinete Pichau HX100, compatibilidade com placas mãe. Fonte: Tecware

O gabinete já vem com um bracket para a instalação de uma fonte pequena SFX. Para instalar uma fonte grandona convencional, precisamos desparafusar esse suporte para abrir o espaço necessário.

Mesmo sendo um gabinete compacto, eu achei extremamente fácil e satisfatório de trabalhar nele, já que todos os painéis são removíveis, até o superior e inferior. A melhor parte é que é tudo de encaixar, você só aplica um pouco de força e pronto, temos acesso a toda parte interna do gabinete. Fica até parecendo aquelas rigs de mineração.

Tudo pode ser removível, sobra apenas o esqueleto
Tudo pode ser removido, sobra apenas o esqueleto

Se eu tivesse que resumir o HX100 em uma palavra eu diria que é modularidade. Tudo aqui pode ser parafusado e desparafusado conforme a sua preferência: Por exemplo, eu queria instalar a fonte com a ventoinha virada para dentro do gabinete, mas os parafusos não alinhavam. Foi só desparafusar o suporte, virar ele e parafusar de novo. Pronto.

Placa de vídeo na vertical

A modularidade é tanta que dá até para montar o PC de cabeça para baixo, trocando o painel de cima pelo de baixo e invertendo o painel frontal. Eu não sei por quê você faria algo assim, mas é uma possibilidade.

Sama IM-01 com um setup invertido e placa de vídeo na vertical - Fonte: Usuário do Reddit PraiseDannyWoodhead
Sama IM-01 com um setup invertido e placa de vídeo na vertical - Fonte: Usuário do Reddit PraiseDannyWoodhead

Dá para instalar placa de vídeo na vertical também, temos 2 slots PCIe verticais e 4 horizontais, mas o cabo riser não vem incluso com o gabinete, tem que comprar separado se quiser por a placa de vídeo na vertical. Você também vai precisar usar uma fonte SFX ou uma placa de vídeo bem curta. Não é possível encaixar uma placa de vídeo na vertical com uma fonte ATX instalada.

Cabo de energia

Eu tava um pouco preocupado em como eu ia fazer para instalar a fonte aqui na frente, mas felizmente o extensor do cabo de energia já vem pre instalado. Bem legal.

O extensor do cabo de energia já vem acoplado no gabinete
O extensor do cabo de energia já vem acoplado no gabinete

Possíveis incompatibilidades

Muitos componentes interferem uns com os outros. Por exemplo, se você instalar um HD ou SSD Sata na parte de baixo, não vai conseguir instalar as duas ventoinhas no mesmo lugar. Se você usar um aircooler de 120mm no CPU, não vai ter como montar a placa de vídeo na vertical, e assim por diante. Mas no geral, sempre tem um jeitinho de fazer as coisas darem certo. E é por isso que eu curti tanto esse gabinete, ele simplesmente funciona.

Já que o gabinete não acompanha um manual de instruções/instalação, podemos recorrer ao site da Tecware para informações. A Tecware também remarcou esse gabinete, mas com o nome de Fusion.

Compatibilidade de ventoinhas
Compatibilidade de ventoinhas. Fonte: Tecware
Compatibilidade de Armazenamento. Fonte: Tecware
Compatibilidade de Armazenamento. Fonte: Tecware

Qualidade da construção:

Apesar de ser um gabinete compacto, o HX100 está longe de ser leve. Ele é inteiramente feito de aço e os painéis não são finos. Realmente engana pelo tamanho, mas quando o setup está montado aqui dentro, não é exatamente fácil ficar levando ele de um lado para o outro.

O acabamento é excelente, é tudo bem encaixado e sem rebarbas. Não tenho do que reclamar aí.

Pichau HX 100
Pichau HX 100

No geral, apesar de ser um gabinete de remarcação chinesa, não tem aquela aparência "economizaram até o último centavo" que a gente geralmente tem nos gabinetes abaixo de 500 reais.Por exemplo, os slots PCIe que você parou de usar podem ser parafusados de volta no lugar, e são protegidos por um suporte magnético, Bem legal.

Todos os painéis são montados por pressão - ficam encaixados em pecinhas de plástico Uma minha quebrou, mas pelo menos a Pichau envia algumas peças extras de reposição. Outra coisa legal é que os parafusos do gabinete vem dentro dessa caixinha, que eu com certeza vou usar para separar todos meus parafusos de hoje em diante.

Caixinha organizadora de parafusos!
Caixinha organizadora de parafusos!

Já os pés do gabinete parecem ser de E V A. Não sei se vão durar muito, mas até agora não tive problemas. Eles também são removíveis, como tudo desse gabinete. Eu gostei da altura dos pés, facilita o fluxo de ar na parte de baixo, que é onde eu escolhi instalar uma das ventoinhas.

Mas o HX100 tem dois detalhes que eu não curti muito. O primeiro é a ausência de filtros de poeira magnéticos. A gente tem um só, que pode ser usado na parte de cima ou de baixo. Pelo que eu assisti no YouTube, a versão original desse gabinete, o Sama IM 01, vem com filtros de poeira em todos os painéis, então nessa versão da Pichau ficou faltando.

Apenas um filtro de poeira!
Apenas um filtro de poeira!

Outro detalhe que eu não curti foi a condição dessas soldas aqui no painel frontal. Até agora eu não tive problemas, tudo funciona bem, mas podiam ter higienizado essa área um pouco melhor. Tá com um aspecto meio estranho.

Soldas do painél frontal podiam ser melhores
Soldas do painel frontal podiam ser melhores

Mas no geral, eu fiquei bem satisfeito e surpreso com a qualidade da construção do HX100.

Montando um setup custo benefício compacto:

Nessa parte da review eu vou convidar você para assistir ao nosso vídeo de montagem no YouTube! Lá você encontra essa review inteira em vídeo, junto com o timelapse da montagem.

Vamos estar usando um processador i3-12100F, uma placa mãe micro atx Asus Prime H610M-E D4, um SSD NVME de 480 gigas, um SSD sata de 240gb para aumentar um pouco o nosso armazenamento, dois sticks de 8 GB de memória RAM Adata, 3600 MHz, a fonte ATX de 700W que a Cougar enviou para a nossa bancada de testes e a nossa RTX 2060 da Asus.

Para refrigerar isso tudo eu vou colocar as ventoinhas HPB 120 ARGB também enviadas pela Cougar.

Temperatura ok!
Temperatura ok!

É um pouco chato arrumar os cabos, mas no final deu tudo certo. Infelizmente eu não consegui ligar o RGB das ventoinhas da Cougar, já que a nossa placa mãe não tem a entrada ARGB necessária, então eu fico devendo as luzinhas aí para vocês. Mas em performance, as ventoinhas continuam funcionando bem e empurram bastante ar sem fazer barulho. Eu e o Matheus jogamos um pouco de Red Dead 2 em 4K e as temperaturas ficaram ótimas. E olha que ainda sobrou espaço para colocar mais duas ventoinhas de 120mm na lateral e uma de 80mm na parte traseira, caso você precise do airflow extra.

Combinando esse setup com um mouse e teclado bluetooth, fica legal ter um PC na sala. Esteticamente até parece um console.

Pichau HX100
Pichau HX100

Conclusão:

Eu recomendo este gabinete para todo mundo que tem uma placa mãe micro-ATX. É bem fácil de montar, e você não deve encontrar nenhum problema, até para quem nunca montou um PC antes. O preço dele é um pouco acima do que a gente tá acostumado a pagar, tá sempre custando uns 430 reais, tanto a versão com tampa de metal e de vidro. Ele tem um bom preço quando comparado a outros gabinetes compactos, mas ainda é mais caro que um gabinete normal.

Honestamente, eu acho que vale muito a pena pagar aí uns 100 reais a mais do que estamos acostumados para ter um produto diferenciado desse aqui e que funciona muito bem. Gabinete não é uma coisa que estraga ou fica velho, então é um investimento para a vida toda.