A comunidade gamer de PC foi recentemente abençoada com o anúncio de um jogo muito esperado: o Counter Strike 2. Após um curta período de beta fechado, o jogo foi oficialmente lançado no dia 27/09/2023. O objetivo desse lançamento é atualizar o popular Counter Strike - Global Offensive, que foi oficialmente removido da Steam no momento em que o CS 2 foi lançado.

Os jogadores profissionais prezam o fato do jogo ter melhorado questões técnicas, mantendo essência base do game. Já os jogadores amadores esperavam mudanças mais bruscas, e estão o chamando de "CS GO com shaders". O fato é que CS:GO foi, durante quase uma década, o jogo de tiro mais jogado do mundo, e o CS 2 precisa ainda conquistar o coração de ambos os tipos de jogadores - profissionais e amadores.

Porque a Valve deletou o CS:GO?

Apesar do sucesso de CS:GO, a Valve quer garantir a longevidade do jogo através da transferência completa do título para o novo motor gráfico, Source 2. Com essa mudança, será mais fácil desenvolver novos conteúdos para o jogo (como mapas, skins e operações), novas medidas de segurança contra trapaceiros e também novas mecânicas de jogo (como as novas Smokes).

Counter Strike 2: Requisitos mínimos e recomendados para rodar CS 2 no PC

.
.Jogando o beta do CS:2 com um I5-12400 e GT 1030. Fonte: YouTube/MinSKY

Uma das razões da popularidade de CS:GO é o fato dele ser bem optimizado e rodar até nos computadores mais fracos - mesmo utilizando gráficos integrados do processador conseguimos atingir os 60 frames por segundo. Ao ver os novos gráficos, iluminação, animações do CS 2, muita gente está se perguntando se ele vai continuar rodando em computadores mais fracos.

É necessário lembrar que a Valve ainda não publicou os requisitos mínimos e recomendados oficiais. Os dados abaixo são baseados numa pesquisa feita pelo Oficina da Net, conferindo a performance de outros jogos do mesmo motor gráfico (Dota 2 e Half Life: Alyx), junto de gameplays gravadas pela comunidade jogando o beta do Counter-Strike 2.

Requisitos Minimos

  • Sistema Operacional: Windows 10
  • Processador: Intel Core™ i5 750 / Processador com 4 threads físicas
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de vídeo: A placa de vídeo deve ter 1 GB ou mais de memória, e ser compatível com DirectX 11 e Shader Model 5.0
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 85 GB de espaço disponível

Requisitos Recomendados (não oficial)

  • Sistema Operacional: Windows 10 64-bit
  • Processador: Intel Core i5-7500 / Ryzen 5 1600
  • Memória RAM: 8GB
  • Placa de vídeo: GTX 1050 TI / RX 570 4GB
  • Armazenamento: 85 GB de espaço disponível

"Mínimo" ou "Jogável" são palavras vagas para a comunidade de Counter Strike: diferente de jogos, no CS, a qualidade gráfica praticamente não importa. Os jogadores fazem tudo pela vantagem competitiva, e isso inclui jogar com os gráficos no mínimo, resolução HD, proporção 4:3 e por aí vai. Nessas condições gráficas, é difícil encontrar um computador que não "rode" o jogo.

Isso não mudou com o CS 2. Sim, o game está mais bonito e pesado, mas ainda podemos jogá-lo até sem placa de vídeo, nos gráficos integrados do Ryzen 5 3200G e Ryzen 5 5600G, por exemplo. É também bom saber que placas de vídeo "jurássicas", como a GT 1030, conseguem rodar o game acima de 60 frames por segundo.

No quesito armazenamento, o jogo ficou bem mais pesado. Você vai precisar de um HD ou SSD com 85 GB livres.