Recentemente, o Google começou a enviar notificações para desenvolvedores de aplicativos com a intenção de apagar ou mesmo "limitar a visibilidade" de milhões de aplicativos da Play Store até o dia 15 de março, ou seja, daqui pouco mais de um mês. A razão para isso estaria na violação de alguns termos da política sobre dados de usuários.


Caso não acatem as regras do Google, milhares de aplicativos irão desaparecer da loja de apps da empresa.

De acordo com uma publicação do The Next Web, a violação em questão é de certa forma simples: falta aos aplicativos uma política de privacidade. O Google exige que os apps que utilizem dados dos usuários mostrem como tais dados são usados em um documento, caso não seja feito, configura uma violação.

Confira o aviso abaixo:

A medida tem como objetivo principal acabar de vez com os aplicativos "zumbis" ou "clones". Muitos desses aplicativos imitam outros apps ou mesmo jogos, porém, em versões mais modestas e, no geral, são gratuitas.

A mudança, no entanto, será muito bem vinda para aplicativos de empresas mais sérias. A criação de uma política de privacidade, caso ainda não tenha, é teoricamente simples, e deverá ser feita no prazo sem qualquer problema.

Os usuários também serão beneficiados, já que os apps potencialmente perigosos não estarão mais presentes na loja.

Mesmo assim, acredita-se que milhares de aplicativos deixem de existir da loja do Google.