A Redragon é uma marca que vem ganhando muito espaço aqui no Brasil, principalmente pela crescente popularidade de seus teclados, que costumam ter um bom custo/benefício com disponibilidade em nosso país. O resultado das vendas no mercado tupiniquim já está até gerando frutos, como a produção de teclados da marca em ABNT2, conforme anunciado na página no Facebook da Redragon Brasil.

Como já falamos no review do Redragon Centrophorus, o Redragon Vajra acompanha o mouse em sua caixa, e é vendido como uma opção de baixo custo para jogadores que não tenham um orçamento muito alto. É excelente que marcas invistam em produtos de baixo custo, mas, será mesmo que eles entregam o mínimo de qualidade necessária para não destruir a experiência de um jogador? É o que vamos descobrir agora.

[CATEGORIA]324[/CATEGORIA]

O Redragon Vajra é um teclado que utiliza das mesmas artimanhas da maioria dos produtos "gamers" de baixo custo do mercado, um visual diferenciado, cheio de curvas, cortes e LEDs para chamar a atenção do consumidor que ainda não sabe como escolher um bom produto (o que é completamente normal). De maneira geral, o teclado é até bonito, no entanto...

Por que, Redragon? Por que vocês acharam que seria uma boa ideia utilizar essa estilização horrível nas teclas de movimentação? Adicionar setas nas teclas W, A, S e D até que faz sentido, mas as letras nas teclas direcionais? Ainda mais com essa cor vermelha desnecessária... Selo Faustão de erro feio!

O Vajra é um modelo full-size, com teclado numérico, teclas de função e navegação. O Layout oferecido pela Redragon até o momento é ANSI, mas não descartamos a possibilidade de chegarem opções em ABNT 2 deste modelo, como a Redragon Brasil prometeu no perfil oficial da marca no Facebook.

A iluminação do teclado é bem modesta, sendo até um tanto mal feita na sua parte inferior. Já na parte superior, devo admitir que o logo da Redragon bem iluminado ficou bem bonito, assim como os leds dos seus lados.

Embora que seja raro vermos isto em um teclado de membrana de baixo custo, a Redragon oferece um removedor de keycaps, o que deixa mais fácil realizar uma limpeza sempre que você precisar. Não que isto seja uma vantagem, mas é algo interessante em um teclado tão barato.

[CATEGORIA]325[/CATEGORIA]

Estas especificações são fornecidas pelo fabricante.

  • Anti-ghosting de até 19 teclas ao mesmo tempo
  • Construção resistente à água
  • Keycaps gravadas a laser
  • Cabo trançado de 1,5m
  • Construção em plástico ABS

*A Redragon não disponibiliza um software para o Vajra

[CATEGORIA]326[/CATEGORIA]

O Vajra possui uma carcaça que passa uma segurança adequada para um produto que custa em média R$140. É claro que um teclado de custo tão baixo possui seus defeitos, e vamos conhecer cada um deles aqui, no entanto, vamos por partes.

As soldas da PCB principal são decentes para o calibre do produto, no entanto, estão longe de serem bem-feitas, principalmente as soldas dos fios de energia no canto direito da imagem.

Uma coisa interessante é que, por mais que possa parecer errado utilizar cola quente em uma PCB, ela ajuda a manter fios bem presos quando a fabricante decide economizar em conectores e mais espaço para eles. Isto seria um problema em um teclado de média de preço mais alto, no entanto, para o Vajra é algo até aceitável.

A membrana do Vajra também é bem feita. Suas gomas são bem coladas e suas camadas são bem presas uma a outra, o que deixa mais difícil você ter problemas de mal contato quando tiver que removê-las e recoloca-las no lugar. Tive um problema parecido com o Hawkon Juggernat, que tinha gomas soltas e as folhas de circuito estavam descoladas. É sério, ter que alinhá-las novamente foi uma dor de cabeça terrível.

Os LEDs do teclado parecem ser o seu maior problema, afinal, elas são apenas ligadas a fios encostados diretamente nos contatos do componente. Como você pode ver na imagem abaixo, parece até que foi necessário algum malabarismo para manter todas as conexões funcionando perfeitamente.

Outro choque com este teclado aconteceu quando vi que ele possui pesos. Sim, dentro do teclado é possível encontrar dois pesos sobre as teclas direcionais que somam um total de 115g adicionais. Por que diabos aumentar o peso de um periférico que já costuma ser pesado? Provalvemente para tentar aumentar a aderência dele em superfícies lisas, já que seu público alvo provavelmente não terá nem um mousepad para o mouse, no entanto, estes pesos não ajudam muito nisso.

[CATEGORIA]327[/CATEGORIA]

Como diriam alguns newfags da PHE, não tenho o que reclamar das experiências que tive utilizando o Vajra, ele é um teclado que aparenta ser durável para o seu preço e é tão bom quanto qualquer outro teclado de membrana de qualidade do mercado. Digitar em membranas é algo que acabei passando a não gostar muito depois de começar a testar diversos switches mecânicos, no entanto, posso dizer que ele é confortável o suficiente neste quesito, tendo uma boa força de ativação.

O sistema anti-ghosting do teclado funciona muito bem, tanto em jogos de FPS, quanto em gêneros de corrida ou emuladores. É possível acionar mais de 10 teclas ao mesmo tempo dependendo do conjunto que você estiver pressionando.

Como dito anteriormente, talvez o maior "problema" do Vajra seja a sua iluminação, que é um tanto mal feita e provavelmente poderá parar de funcionar com pouco tempo de uso, principalmente por suas soldas serem consideravelmente mal feitas. Isto obviamente não irá mudar o desempenho geral do teclado, mas, caramba, se é para colocar uma iluminação, ao menos faça isto de uma forma mais segura e durável.

Outra qualidade do Vajra, até pouco divulgada pela Redragon, é o fato do teclado ser resistente à água, ou seja, você não pode mergulhá-lo na água, mas, se derrubar um copo sobre ele, provavelmente não terá problemas.

Esta resistência só é possível devido a construção do teclado, que possui uma elevação em sua placa superior, no suporte das keycaps, o que dificulta a passagem da água para a membrana.

Um ponto muito positivo de teclados de membrana que merece ser destaco a cada nova análise é o seu ruído, que é consideravelmente mais baixo do que um switch mecânico e muitas vezes o motivo da escolha deste tipo de teclado. Nem todo mundo pode ficar martelando teclas no meio da sala enquanto pessoas estão assistindo televisão ou lendo algo, então, isto é sim um ponto positivo para quem possa precisar.

[CATEGORIA]328[/CATEGORIA]

Gostaria de agradecer ao Rony Uemura, representante da Redragon aqui no Brasil, por ter enviado o combo Vajra para testarmos. Espero que possamos receber mais produtos da marca para testarmos em breve, principalmente seus teclados mecânicos, os quais os brasileiros precisam conhecer um pouco melhor para descobrirem porque falamos tanto de seu custo/benefício.

Por mais que eu não goste de teclados de membrana, não vejo motivos para não recomendar um Vajra, a não ser pelo fato dele acompanhar um mouse de baixa qualidade para jogos, o Centrophorus, o qual você pode conferir o nosso review clicando aqui. É claro que, se você preferir, pode simplesmente se desfazer do mouse e comprar um outro, o que não desmerece o valor que você pagou no combo.

De maneira geral, o Vajra é um teclado de membrana barato e bem construído, você pode encontra-lo por uma média de R$140 no mercado brasileiro. Encontrar um produto com qualidade semelhante por um preço menor provavelmente seria uma tarefa difícil, então, estou seguro em dizer que ele é uma boa escolha para quem procura o silêncio de uma membrana.

[OBJ_REL]81[/OBJ_REL]