Na segunda-feira (30), o serviço de armazenamento na nuvem Dropbox lançou para o mundo todo o Paper, um serviço que permite criar, editar e compartilhar documentos. Ele está disponível em 21 idiomas, incluindo o português do Brasil.

O serviço foi anunciado oficialmente em outubro de 2015, porém, chega para o grande público após ficar alguns meses em modo beta, ou seja, desde agosto do ano passado.


Serviço do Dropbox permite a edição de documentos. Ele é muito semelhante ao Google Docs.

O Paper é um aplicativo simples para a elaboração e edição de documentos, bastante semelhante ao Google Docs, Microsoft Office Online e ao Evernote.

"Nós esperamos totalmente que o Paper seja usado em ambientes onde as pessoas estão usando produtos Microsoft e Google. Essa é a regra, não a exceção", afirmou o diretor de produtos do Dropbox, Rob Baesman.


Entre as novidades do serviço, um recurso gratuito chamado Smart Sync, que transforma uma conta corporativa no Drpbox em pastas acessíveis no sistema de arquivos desktop de um Mac ou PC.

Além disso, um outro recurso, que ainda está na fase beta, é a capacidade de organizar trabalhos em projetos separados. Tais projetos possuem agora mais opções, como visualização e filtragem.

O Paper está disponível para todos os usuários do Dropbox em aplicativos móveis e também na web. Para ter acesso aos recursos administrativos do aplicativo é necessário ser assinante de um plano Business ou Enterprise. O Smart Sync por sua vez é totalmente gratuito, mas apenas para clientes corporativos do Dropbox.