O Senado Federal lançou uma enquete para saber a opinião dos internautas brasileiros sobre a limitação da internet banda larga fixa, assunto que vem ganhando destaque e gerando preocupação desde fevereiro deste ano, quando a Vivo anunciou que passaria a comercializar planos com limite no uso de dados.

O questionário, composto por quatro questões, está disponível no site oficial do Senado, até o dia 15/06. Conforme a página, a enquete contém perguntas sobre a proposta de proibição da limitação de consumo de dados na internet de banda larga fixa, com base em três projetos de lei que estão em fase de tramitação (PLS 174/2016 PLS 176/2016, SUG 7/2016) e outras questões referentes à internet. As perguntas são estas que seguem:

1) Você é a favor ou contra a limitação de consumo de dados na internet banda larga fixa?

2) Em sua opinião, com a limitação do consumo de dados na internet banda larga fixa:

  • O lucro das empresas vai aumentar, permanecer igual ou diminuir?
  • A qualidade dos serviços vai aumentar, permanecer igual ou diminuir?
  • A satisfação dos clientes vai aumentar, permanecer igual ou diminuir?
  • Os gastos dos clientes com internet vão aumentar, permanecer iguais ou diminuir?

3) Em sua opinião, limitar o consumo de dados está ou não está de acordo com os princípios previstos no Marco Civil da Internet?

4) Você é a favor ou contra o bloqueio coletivo de aplicativos de comunicação por decisões judiciais?

Em cada uma das perguntas, com exceção da segunda, os internautas devem responder se são a favor ou contra a alternativa levantada. Ou ainda, caso não saibam responder, há um campo onde os usuários podem declarar não possuir conhecimento ou que preferem não opinar naquela questão, podendo passar para a próxima pergunta.

Leia também: