Não é nenhuma novidade afirmar que com a limitação no consumo de dados na internet fixa, em uma época marcada pelos serviços de streamings e jogos, o limite da franquia é facilmente atingido. Isto todos já imaginam. Mas, um experimento feito pelo site Adrenaline, mostra que não são apenas os consumidores que utilizam a internet com frequência que serão prejudicados. Segundo o teste, até mesmo aqueles considerados usuários leves chegariam ao topo do plano contratado, sem muito esforço.

A experiência foi realizada em um computador, onde foram realizadas várias ações comuns dos usuários. Desde aqueles que fazem o básico na máquina, passando por aqueles que consomem muita multimídia e os gamers. Para monitorar o consumo da internet, enquanto as tarefas estavam sendo executadas foi utilizado o GlassWire, um software de monitoramento.

O teste já iniciou com um grande vilão quando o assunto é consumo de dados, o streaming de vídeos. Ao rodar um episódio de 21 minutos na Netflix, lá se foram 1,1 GB.

No Youtube, colocando para rodar um vídeo em FullHD, em 20 minutos foram consumidos 458 MB de internet e alterando a resolução do mesmo vídeo para 4K este valor deu um salto chegando a 2.200MB.

Seguindo com o experimento, foi a vez dos jogos online serem avaliados. Em uma partida ranqueada de Dota 2, que durou 30 minutos (desde o processo de abrir o jogo, até finalizar) houve um consumo de 12GB. Vale ressaltar que enquanto a partida ocorria, o Steam começou o download de um game em segundo plano, o que contribuiu para a marca de 12GB. Logo, baixar um jogo com a franquia limitada na banda larga, será uma grande dor de cabeça.

Outro fator importante levado em consideração foi o uso cotidiano da internet. O autor do experimento monitorou o seu consumo de rede em 30 minutos de trabalho produzindo conteúdos, como artigos e notícias. Isto inclui muita navegação web, algum streaming de vídeo, download de imagens e um player do Deezer em ação constantemente realizando a execução de músicas. Com a realização destas atividades, em meia hora foramconsumidos 192 MB de internet.

Com estes valores, é possível traçar um parâmetro para se ter uma ideia do quanto de internet consumimos mensalmente. Para isso, o experimento separou os consumidores em três perfis, considerando dados do IBOPE, que afirma que o brasileiro passa em média 5,3 horas usando seu computador diariamente, navegando na internet.

Perfil de uso leve: 4 horas de navegação na web (1,6 GB) e um episódio de Netflix por dia (1,1 GB) x 30. O consumo mensal é de aproximadamente 78 GB.

Perfil de uso intermediário: 4 horas de navegação (1,6 GB), 1 hora de streaming no YouTube (1,2 GB), um episódio de Netflix por dia (1,1 GB) x 30, além do download de dois jogos por mês (40GB).  O Consumo mensal é de aproximadamente 157 GB.

Usuário avançado: 8 horas de navegação (3,2 GB), 2 horas de streaming no YouTube (2,4 GB), dois episódios de Netflix por dia (2,2 GB) x 30, além do download de oito jogos por mês (160 GB). O consumo mensal é de aproxidamente 394 GB.

Leia também: Prodecon quer Anatel altere regulamentação que permite limite no uso da internet fixa

Já sabemos um valor aproximado do quanto consumimos em internet mensalmente. Confira abaixo os planos que as operadoras que impuseram as franquias limitadas disponibilizam no mercado:

Vivo

Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB

Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB

Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB

Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB

Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB

Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB

Net

Net Vírtua 2 MEGA: 2 Mb/s: 30 GB

Net Vírtua 15 MEGA: 15 Mb/s: 80 GB

Net Vírtua 30 MEGA: 30 Mb/s: 100 G

Net Vírtua 60 MEGA: 60 Mb/s: 150 GB

Net Vírtua 120 MEGA: 120 Mb/s: 200 GB

Net Vírtua 500 MEGA: 500 Mb/s: 500 GB.

Oi

No site da Oi, os planos na internet banda larga fixa não estão especificados por franquia, mas sim por velocidade. O site ainda afirma que promocionalmente, a franquia de dados é ilimitada, no entanto a empresa já confirmou, em entrevista ao Oficina da Net, que em seus contratos está prevista a redução da velocidade da internet, quando o cliente atinge o topo do plano contratado.

35 Mega: Até 35 Mb/s

25 Mega: Até 25 Mb/s

15 Mega: Até 15 Mb/s

10 Mega: Até 10 Mb/s

2 Mega: Até 2 Mb/s

Como podemos perceber, não é difícil alcançar o limite das franquias disponíveis no mercado. Mesmo quem não costuma estar sempre conectado à internet ultrapassa facilmente o extremo dos planos mais básicos, como a Banda Larga Popular e Vivo Internet, da Vivo e a Net Vírtua 2 Mega, da Net. Se a restrição ao uso de dados móveis entrar em vigor, consumidores de verão obrigados a contratar planos com franquias maiores, no entanto, neste caso, os valores mensais também se tornam mais salgados.