A partir de 2017 os contratos da Vivo para internet do tipo ADSL e fibra óptica, firmados do dia 5 de fevereiro e 2 de abril (respectivamente) em diante, passarão a conter franquias limitadas de consumo de dados, sendo que após o cliente atingir o seu limite poderá ter a velocidade de conexão reduzida ou ainda interrompida até o início do próximo ciclo vigente.

Algo semelhante já ocorre com os clientes da Net e da Oi, embora esta última afirme que não pratique redução de velocidade ou interrupção da navegação após o fim da franquia, mesmo que os contratos pertecentes a operadora possuam um limite de dados mensal, proporcional a velocidade contratada. A Net afirma que uma parcela muito pequena de seus clientes chega ao consumo total de seus planos, sendo que neste caso a velocidade de conexão é reduzida, não há corte.

Caso as ações propostas pelo Ministério da Justiça e demais órgãos de Defesa do Consumidor contra as franquias limitadas não surtam efeito, passar a monitorar o quanto você consome de internet pode ser uma boa alternativa para não ser pego de surpresa e acabar sem o serviço antes de seu ciclo acabar e outro ser reestabelecido. E mesmo que sua internet seja ilimitada, as dicas de ferramentas para controlar o consumo de dados que aqui listaremos também podem lhe ser úteis, visto que é possível averiguar quais são os gastos com cada função que você realiza de maneira online, além de acompanhar a velocidade de uploads e downloads. Confira:

No site das operadoras

Uma forma de averiguar o quanto se está consumindo de internet é através do site de sua operadora. Não são todas que possuem a ferramenta de acompanhamento de consumo, mas por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) todas as empresas que possuem franquias limitas devem disponibilizar este espaço aos seus consumidores. Clientes da Net podem conferir o quanto estão consumindo de internet diariamente, na semana, no mês ou no período de um ano, indo na seção Minha Net. Após colocar seu login e senha, vá em "Internet", "Consulta de Franquia". Nesta página você poderá escolher as datas para consulta e visualizar seu gasto.

Clientes Vivo podem acompanhar o seu consumo pelo aplicativo Meu Vivo. Além disso, a operadora ressalta que o usário receberá avisos de acordo com a evolução de seu consumo.

A Oi informa que por não aplicar a redução ou corte de navegação, não disponibiliza este tipo de ferramenta.

GlassWire

Este software de monitoramento verifica a quantidade de dados que trafegam na rede, os aplicativos que estão realizando as transferências e os IPs para onde os dados trafegam. Além disso, ajuda a proteger seu computador de ameças. O software é gratuito e você pode baixa-lo aqui.

7 dicas de como monitorar o consumo da internet banda larga fixa

NetWorx

O NetWorx é outra ferramenta que pode ser utilizada para acompanhar o consumo da internet, bem como a velocidade de conexão. Além de apresentar gráficos com o uso de cada dia, ele permite que você defina cotas diárias, semanais ou mensais para controlar uploads e downloads. O aplicativo ainda avisa se você esta prestes a atingir o limite e é gratuito.

NetLimiter

O NetLimiter vai um pouco mais adiante e mostra, além dos totais de download consumidos, seja diariamente ou a longo prazo, quais são os aplicativos que mais usam conexão. Além disso, ele disponibiliza algumas ferramentas que lhe permitem limitar a banda por programa. A ferramenta é gratuita.

Cucusoft Net Guard

Com o Cucusoft Net Guard é possível começar a controlar seu uso da internet e verificar os programas que estão conectados à rede. Com ele você pode eliminar qualquer malware que esteja consumindo a sua banda. Ele também permite que você defina uma cota mensal com lembretes que são enviados ao usuário quando este estiver perto de atingir o limite. O programa está disponível em versão gratuita.

7 dicas de como monitorar o consumo da internet banda larga fixa

NetSpeedMonitor

O NetSpeedMonitor é um monitorador de conexão em tempo real. Através dele você é informado constantemente sobre suas velocidades de upload e download, além de poder ver informações diárias sobre o tráfego de rede de seu computador. Este software ainda guarda todas as estatísticas recebidas para serem vistas mais tarde. É gratuito.

BitMetter OS

Outra ferramenta que você pode utilizar para verificar o consumo de dados é o BitMetter OS. Porém, diferente das opções citadas acima que controlam o consumo apenas do computador onde estão instalados, o aplicativo funciona em uma interface web e monitora toda a sua LAN em vez de apenas as conexões de um computador. Assim é possível saber o real gasto de internet entre todos os dispositivos que estão conectados a rede, inclusive ele permite descobrir seu o seu vizinho está utilizando a sua internet.

7 dicas de como monitorar o consumo da internet banda larga fixa

E você, costuma monitorar o quanto está consumindo de dados? Utiliza alguma das ferramentas citadas acima? Ou usa outra? Qual? Conte para gente nos comentários!