PROTESTE diz que limite à internet fixa é ilegal

Associação que defende os direitos do consumidor não concorda com a medida adotada pelas operadoras, Oi, Vivo e Net e diz que as empresas só podem cortar o acesso de um cliente à internet, se este deixar de pagar a conta.

Por Internet 51 comentários
PROTESTE diz que limite à internet fixa é ilegal

O anúncio de que a partir de 2017 a internet banda larga do tipo ADSL (que transmite dados através da linha de telefone) passará a ter limite no uso de dados, tem dado o que falar. Mesmo que a Oi e Net já tenham há algum tempo em seus contratos uma cláusula sobre a possibilidade de diminuir a velocidade da internet quando o consumidor atinge o limite da franquia contratada, clientes destas empresas relatam que ainda não chegaram a ter a velocidade de internet reduzida, nem a sua conexão cortada, porém, a possibilidade deixa os internautas em polvorosa. Ainda mais depois do anúncio feito pela Vivo, em fevereiro deste ano, de que passaria a controlar o serviço de internet não mais por velocidade, mas por volume de dados.

PROTESTE diz que limite à internet fixa é ilegal

A Vivo não pretende cobrar pelo excedente uso de dados até o dia 31 de dezembro de 2016. A medida só passa a valer no próximo ano e apenas para os clientes que contrataram um plano de banda larga fixa após fevereiro deste ano. Quem contratou o serviço antes disso, não deve ser afetado, a menos que queira mudar a sua velocidade de conexão.

Embora a Anatel não tenha se oposto a medida, a PROTESTE Associação de Consumidores, avalia que é ilegal a mudança iniciada pelas operadoras Oi, Vivo e Net. Inclusive, a Associação diz já ter uma ação civil pública em trâmite na Justiça contra as principais operadoras do Brasil, incluindo Oi, Vivo, Claro, NET e a Tim, desde maio do ano passado, para impedir que as empresas limitem o acesso do consumidor à internet por meio de uma franquia, tanto no celular quanto em conexões fixas. Lembrando que a Tim não demostrou interesse em impor o limite no uso de dados na internet fixa, sendo que este limite existe "apenas" na internet de dados móveis.

A coordenadora institucional da PROTESTE, Maria Inês Dolci, ressalta que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não pode se omitir e aceitar essa mudança, porque o consumidor é quem vai sair perdendo. Já a Anatel aponta que o uso de franquias de voz ou dados é previsto em sua regulamentação, desde que siga algumas regras, como informar o consumidor de que sua franquia se aproxima do limite contratado. O órgão acrescenta que não existe nenhuma regra da agência que proíba as operadoras de adotarem a medida.

Para Maria, o Marco Civil da Internet deixa claro que uma companhia de telecomunicações só pode impedir o acesso de um cliente à internet se este deixar de pagar a conta. "As operadoras estão aproveitando uma brecha na legislação - que proíbe explicitamente o modo de cobrança por franquia - para "obrigar" o consumidor a pagar mais caro por um plano com um limite maior, mesmo que a qualidade da conexão ainda deixe a desejar em termos de estabilidade e velocidade", aponta a coordenadora da PROTESTE.

Na internet móvel os consumidores já sentem a diferença no consumo de dados há algum tempo, quando as operadoras alteraram os planos, de forma que ao atingir o limite da franquia contratada o cliente tem sua conexão encerrada, sendo necessário contratar um novo plano para continuar navegando. Ao que tudo indica estamos indo pelo mesmo caminho na internet fixa.

O corte no uso de dados já foi tema de um PodCast, aqui do Oficina da Net. Não deixe de ouvir. Nossa entrevista com o chefe do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor (Edecon), Marcelo Estula, tira muitas dúvidas a respeito do assunto.

Compartilhe com seus amigos:
Quer conversar com o(a) Debora, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.