Aqui no Oficina da Net estamos fazendo uma grande cobertura sobre o assunto limite de banda larga, você pode acompanhar todas as novidades e atualizações deste tema que tem dado o que falar.

O limite de franquia chegou também aos planos de fibra óptica da Vivo. Em fevereiro a operadora já havia anunciado as mudanças nos novos contratos na internet fixa do tipo ADSL, impondo um limite de tráfego. Na época a empresa já sinalizava que no futuro a medida seria adotada na fibra óptica e não demorou muito para que se concretizasse.

Vivo impõe limite de franquia nos planos de fibra óptica

Nos contratos dos novos planos do Vivo Fibra está claro que ao atingir o limite mensal de megabytes contratados, ou seja, após o consumo total da franquia de dados, o acesso à internet do cliente será bloqueado. No caso dos planos de 15 e 25 Mbps, há a possibilidade de a velocidade ser "promocionalmente" reduzida a exclusivo critério da Vivo, conforme política vigente, sendo reestabelecida no ciclo de faturamento seguinte. Porém, a partir da franquia de 50Mbps o contrato é claro ao afirmar que haverá bloqueio da conexão, até o próximo ciclo de faturamento.

    O documento ainda afirma que "a franquia de dados possui periodicidade mensal e deve ser consumida dentro do ciclo de faturamento vigente". Quando não consumida no ciclo anterior não é cumulativa para o seguinte.

    O bloqueio ou redução da velocidade de conexão deve passar a valer a partir de 2017, pois a operadora também divulgou termos promocionais onde afirma que até o dia 31 de dezembro de 2016 o acesso à internet não será bloqueado ou reduzido, após o consumo total de sua franquia de dados.

    Leia também:

    Com a venda da GVT, que terá sua marca extinta a partir do dia 15 deste mês, todos os planos da empresa passam a ser Vivo Fibra. Os planos da GVT eram queridos justamente por não possuir limite de tráfego. Em fevereiro deste ano, quando a operadora, que agora pertence a Telefónica (dona da Vivo) comunicou oficialmente aos seus clientes a junção das marcas, os clientes foram tranquilizados, já que a operadora garantiu que os contratos não mudariam.

    Franquias disponíveis no Vivo Fibra

    • Vivo Fibra 15 Mb/s: 120 GB
    • Vivo Fibra 25 Mb/s: 130 GB
    • Vivo Fibra 50 Mb/s: 170 GB
    • Vivo Fibra 100 Mb/s: 220 GB
    • Vivo Fibra 200 Mb/s: 270 GB
    • Vivo Fibra 300 Mb/s: 300 GB

    E você, já esperava que os planos de fibra óptica também passassem a ter franquias limitadas? O que acha da medida? Conte para gente nos comentários!

    Limite da franquia de dados já foi assunto no ONCast. Ouça abaixo:

    Vivo impõe limite de franquia nos planos de fibra óptica
    ouvir em popup