Recentemente, os talibãs lançaram um aplicativo para o sistema Android, chamado de Alemarah. Porém, a novidade durou pouco, já que o Google retirou o app do ar.

"A tecnologia digital está desempenhando um papel-chave na publicação de informação. Por isso, nossa equipe técnica desenvolveu e lançou o app para ajudar a divulgar nossas notícias", afirmou neste domingo, 3, à agência de notícias EFE o porta-voz talibã Zabiullah Mujahid.


                                    Google retira do ar aplicativo do talibã para Android. Porta-voz do talibã afirma que app atendia normas internacionais.                                   

O aplicativo continha notícias e vídeos sobre as atividades da formação insurgente em luta contra o governo afegão e também as forças internacionais. O material estava em pachto, porém, pretendia ampliar para outros idiomas.

O aplicativo ficou disponível no Google Play até domingo à noite, disse Mujahid. Sem revelar a razão, o Google retirou o serviço do ar. "Nossas políticas são criadas para dar uma grande experiência a usuários e desenvolvedores. É por isso que removemos apps que violem essas políticas da Google Play", disse o Google em comunicado enviado à BBC.

Usuário ativo do Twitter, Mujahid, informou que o aplicativo estava de acordo com as normas internacionais e disse que os insurgentes contam com uma "equipe profissional" responsável por impedir possíveis hackers.