Há poucos dias recebi em um dos meus grupos do WhatsApp uma mensagem informando que o Facebook iria passar a mostrar os visitantes de cada perfil, a partir do dia 12 de abril. O Meme, compartilhado da própria rede do Mark Zuckerberg, veio acompanhado de um longo Seraaaaaa? Não posso negar que a mensagem seguida de uma criança chorando foi engraçada, afinal a ideia da rede social passar a exibir quem anda visitando o nosso perfil, recurso possível no falecido Orkut, é tentadora e historicamente divide opiniões. Foi só entrar na minha página no Facebook que percebi vários compartilhamentos do suposto anúncio. 

Mas não é de hoje que a polêmica sobre a ferramenta rola pela internet. Várias foram as vezes em que apareceram possíveis datas em que o Facebook passaria a exibir quem visitou o perfil dos usuários. Esta é, inclusive, uma das principais dúvidas postadas no fórum de ajuda da rede social. O alerta costuma deixar muita gente preocupada e curiosa para saber se a ferramenta seria mesmo disponibilizada.

No entanto, as mensagens não passam de meros boatos. O Facebook não anunciou a mudança oficialmente e garante adotar uma política de privacidade. Ou seja, a rede social não permite rastrear quem visualiza a sua linha do tempo. Segundo a empresa, aplicativos de terceiros também não podem oferecer tais recursos e aconselha a quem encontrar apps que prometam disponibilizar esta capacidade, que denunciem.

Não apenas boatos foram espalhados com uma suposta data, mas diversos aplicativos surgiram com a promessa de entregar quem anda bisbilhotando a nossa rede social. Vamos relembrar aqui, alguns deles.

2014

Lá por março de 2014 começou a circular pela internet um anúncio, semelhante ao que recebi recentemente, que o Facebook passaria a revelar a partir do dia 21 de abril, quem visitou o perfil dos usuários. Além disso, a ferramenta disponibilizaria por quanto tempo o visitante ficou por lá e quais ações realizou. Outras mensagens com o mesmo conteúdo continham as datas de 14 e 16 de abril.

Só o desencontro de datas já é um forte indício que o anúncio não passava de mero boato. Além disso o Facebook não confirmou a mudança. A mesma mensagem circulou em um período parecido em 2015. Mesmo assim já serviu para deixar muita gente com o pé atrás e em alvoroço.

2015

Em novembro de 2015, usuários do Facebook Flat, lançado em agosto do mesmo ano, foram surpreendidos com uma atualização que prometia revelar quem visitou o perfil do usuário. A opção "Profile Visitors" apareceu no menu da esquerda, com o comprometimento de mostrar as 20 últimas pessoas que visitaram o perfil. A extensão, disponível apenas para o Google Chrome, muda totalmente o layout do Face. Para visualizar os possíveis visitantes, o internauta  deveria baixar e instalar o plugin no navegador.

Na época, o Facebook informou em nota que para usar a API da rede social, os aplicativos devem respeitar as normas impostas a todos os desenvolvedores de aplicativos e plug-ins. O que não ficou claro é se os desenvolvedores do Facebook Flat violaram as regras ou se, de fato,  o plugin respeita a API e não ofereceu dados reais.

Muitos usuários relataram na própria página de recomendações do plugin que após um tempo a suposta lista de usuários parava de atualizar, aparecendo sempre as mesmas pessoas. Não se sabe se os internautas que figuraram na lista haviam realmente visitado o perfil ou se os nomes foram pegos de modo aleatório.

Leia também:

2012

OrderedFriends - Os rumores sobre poder visualizar quem visitou o perfil no Facebook já eram fortes lá em 2012. Um deles foi o "OrderedFriends". Para acessá-lo era necessário entrar na página do Facebook, clicar com o botão direito no mouse e selecionar "Exibir Código-Fonte". Clicando simultaneamente as teclas "Cntl"+"F" e digitando a palavra "OrderedFriends" uma série de blocos com números aparecia na tela e, de acordo com o boato, cada bloquinho correspondia a uma pessoa (para ver quem seria, bastaria acessar o facebook.com/número copiado).

O prometido é que estas pessoas seriam as que mais estariam olhando a sua página do Facebook, no entanto, o que acontecia era que tratava-se do algoritmo que o Facebook usa para calcular quais pessoas irão aparecer (ou não) na sua timeline. Estes números, calculados pelos robozinhos da rede social, levam em consideração as pessoas que você mais interage.

Convite para evento - Outra tentativa frustrada de visualizar os stalkers, veio em forma de convite para um evento de um site. Quando os internautas abriam a tela do suposto "evento", viam uma tela com um link para ativar a funcionalidade. No entanto, tratava-se de mais um tipo de vírus sendo propagado.

Página Descubra Quem te Visitou no Facebook - Também em 2012, surgiu uma página intitulada "Descubra quem te Visitou no Facebook". Ela continha um passo a passo do que o usuário deveria fazer para receber uma lista dos cinco contatos que mais acessavam a página do usuário. Além de ter que compartilhar uma recomendação, era necessário curtir a página, publicar um código malicioso no feed de notícias e autorizar o app a acessar informações pessoais. Os dados fornecidos pelo sistema, claro, eram falsos.

Como podemos perceber, não é de hoje que a possibilidade de visualizar quem visitou o seu perfil do Facebook gera alvoroço. Na esperança e curiosidade para saber quem anda interessado em nossas vidas, muita gente prefere arriscar e acaba baixando aplicativos não confiáveis. Porém, o Facebook não tem planos de ativar a funcionalidade que mais o diferencia do Orkut. Pelo menos por enquanto. Fique atento, se a rede social optar por ativar a funcionalidade, com certeza o anúncio será feito por vias oficiais. Até lá, pode espiar a vontade!