Na segunda-feira (1), o Facebook anunciou uma mudança no algoritmo responsável pelas escolhas dos posts que aparecem no Feed de Notícias dos usuários. Assim, com a medida, a rede social passará a levar em consideração o feedback dos seus membros, que são obtidos através de pesquisas internas, e com isso decidir quais os conteúdos que serão mostrados.

A grande questão é compreender o que cada usuário prioriza, e assim mostrar posts que elas possuem mais chances de curtir, comentar e mesmo compartilhar.


                                                 De olho no que os usuários do Facebook querem ver, rede social modifica algoritmo.                                                                  

O Facebook já realiza pesquisas sobre a qualidade do conteúdo já há algum tempo. Os dados são obtidos através de questionamentos feitos com os próprios usuários, com notas dadas de 1 a 5 para alguns posts, tudo baseado na probabilidade com que os usuários querem ver sobre o conteúdo.

Agora, com a atualização do algoritmo, os dados serão determinantes na seleção dos conteúdos exibidos. O Facebook pretende exibir apenas o que os usuários desejam ver e que queiram interagir.

 "O objetivo do Feed de Notícias é mostrar apenas histórias que importam. As ações que as pessoas fazem, como curtir, clicar, comentar ou compartilhar um post, são historicamente alguns dos fatores mais considerados para determinar o que aparece no feed, mas eles nem sempre contam a história completa sobre o que é mais significativo para o usuário", explicam os engenheiros de software Cheng Zang e Si Chen sobre a mudança.