A GTX 980 Ti foi desenvolvida especialmente para o mercado de jogos de altíssima definição 4K e também ao mercado de realidade virtual. Com a elevação nestes dois setores, principalmente no crescente volume de vendas de monitores 4K, a nova placa de vídeo irá dar um suporte bem bacana para os gamers.

Além desta ajuda, a nova placa de vídeo da NVIDIA irá atender aos novos recursos gráficos acrescentados ao Windows 10 - que já tem data para chegar de lançamento - permitindo assim, rodar games com resolução de alta qualidade (4K), considerado o novo padrão de qualidade do mercado. Para o sistema operacional da Microsoft, a GTX 980 Ti irá utilizar o recurso DirectX 12, que aumenta os efeitos especiais, permitindo efeitos com uma maior clareza, como por exemplo, fumaça, luz e fogos em games com tecnologia 4K e jogos de realidade virtual, isso tudo sem comprometer a CPU ou GPU.

A placa gráfica da fabricante em questão, possui 6GB de memória GDDR5 de 7GHz com interface de 384 bits, chip gráfico de 1.000MHz, chegando a 1.075MHz no modo "boost", 2.816 núcleos de processamento, 176 TMUs, 96 ROPs, dois conectores de alimentação, um com oito pinos e outro com seis pinos e consumo de energia de 250W. A GTX 980 Ti usa o mesmo chip gráfico que a GTX TITAN X, o GM200.

Além destas especificações, a placa de vídeo em questão ainda traz junto consigo três portas DisplayPort 1.2, porta HDMI e porta dual-link DVI-I, tecnologia MFAA - Multi-Frame Anti-aliasing, que combate os efeitos de serrilhamento nas imagens sem prejudicar o desempenho, também traz ferramenta para jogos "GameWorks" e o "ShadowPlay", que permite capturar imagens de jogos, suporte ao GameStream, DirectX 12, OpenGL 4.5, SLI e G-Sync e claro, suporte de resolução até 4K.

De acordo com a Peterson, a nova placa de vídeo da NVIDIA é uma versão mais lenta da GPU mais poderosa da empresa, a GTX TITAN X, mas em compensação custa bem menos, de acordo com a fabricante a mesma chega ao mercado custando US$ 649, estando disponível já a partir de hoje para o mercado norte-americano; até o fechamento desta matéria não tínhamos informações de quando a mesma desembarcará em terras tupiniquins.

Fonte: clubedohardware.com.br/ leak.pt/ pcworld.com.br