2014 passou voando, hein? Muita coisa aconteceu e muita coisa ficou apenas na promessa, mas você se lembra de todas? Quais foram as inovações tecnológicas deste ano? Leia abaixo quais são as "novidades" que existem agora, aí em cima da sua mesa, e que já não sabemos mais como viver sem.

Relógios Smarts

Esse tinha tudo para ser o grande nome de 2014, mas não vingou. Os relógios inteligentes prometiam revolucionar o modo como leríamos notícias, prevenir-nos-íamos das chuvas inesperadas, integraríamos com nossos smartphones e atenderíamos chamadas, ouviríamos músicas e muito mais. A Apple, era a mais cotada para trazer a revolução, integrando iPhone, iPads e os futuros iWatchs.

Durante o ano foram lançados alguns e anunciados outros. O mais esperados, o Apple Watch (e não iWatchs como todos apostavam) foi anunciado - e não empolgou - e só será lançado ano que vem. Entre os lançados estão o LG G Watch, o Samsung Gear S (marca que já havia lançado o Galaxy Gear em 2013, sucesso de vendas), o Moto 360 e o Android Wear (do Google), entre outros lançamentos menos expressivos de montadoras chinesas.

Os relógios inteligentes ainda não emplacaram e não atingiram o status que têm, por exemplo, os smartphones, aguardados com ansiedade pelos fãs e motivos de especulações, brigas e comparações eternas de melhores e piores. As grandes marcas já anunciaram suas novas versões, é esperar para ver como será o mercado em 2015.

Telas curvas

Existente desde os anos 50 nos cinemas do mundo, as telas curvas levam o espectador a uma imersão totalmente diferenciada, permitindo um maior campo de visão. Mesmo com estas qualidades, a tela curva também tem seus probleminhas, como por exemplo, um inconveniente similar a um cinema convencional, que tem seus bons e maus lugares. Nas tv’s de tela curva existe uma posição ideal para assistir. Os espectadores sentados em qualquer outra posição experimentam degradações em qualidade de imagem que variam de acordo com o posicionamento.

A tecnologia está presenta nas mega-telas, acima das 55 polegadas, o valor é salgado ainda. Uma de 65’ sai por cerca de 15 mil reais, podendo chegar a mais de meio milhão de reais, quando maiores que 100’.

Mas a tecnologia não é só das tv’s, smartphones já estão flertando com a tecnologia e protótipos e aparelhos estão bem próximos de nós.

Esperemos a tecnologia baratear, pelo menos a da Tv, pois, por enquanto não tá dando pra nós.

Tv’s 4K

Você já acha a imagem da sua tv Full HD excelente? Consegue perceber uma melhoria nas cores, detalhes nos atores, contraste e nitidez, então prepare-se para a tecnologia que foi "popularizada" neste ano, a 4k. Com ela, tudo fica mais nítido, consegue-se observar todos os fios de cabelo, poros e até rugas dos atores, você verá as gotas da chuva e detalhes de plantas e flores que antes eram imperceptíveis.

Por mais que ainda não exista conteúdo em quantidade relevante no formato, as TVs 4K, os estúdios de cinema e emissoras de tv apressam-se em atualizar suas câmeras e sistema de transmissão para a nova tecnologia. Aqui no brasil já tivemos transmissões no novo formato, e a copa do mundo de 2014 foi a primeira da história a ser exibida totalmente em Ultra HD.

Ahhh, e antes que você embarque na tecnologia 4K, que está cada vez mais acessível - mais ou menos 10 mil reais - saiba que a tecnologia 8K já existe em países como o Japão.

Drones

Neste ano os drones se "popularizaram". Saíram do uso restrito militar e ficaram disponíveis para nós, civis, fazendo um caminho feito pelo GPS anos atrás e que hoje está em todos os celulares, carros, etc. As possibilidades dos drones são infinitas, desde realizar trabalhos perigosos onde humanos não conseguem ir, até entregar fast-food e mercadorias (o que já está sendo feito de modo experimental e inclusive já foi feito em São Paulo para entrega de pizzas). A Amazon, por exemplo, quer entregar suas encomendas através do Amazon Prime-Air, leia mais sobre ele aqui

Como preço relativamente acessível (ainda mais no exterior), os drones se popularizaram e estão cercados de polêmicas, o drone ainda não foi legalizado para atividades comercias pela Anac aqui no Brasil, motivo pelo qual a pizzaria paulista citada acima, está em julgamento e poderá ser multada pela agência reguladora. Outros motivos não tão nobres que cercam o drone de polêmica é o uso para espionar pessoas em momentos privados.

Esperamos que em 2015 eles se tornem ainda mais acessíveis, e que, o órgão brasileiro não demore muito para emitir a legislação comercial necessária. Já imaginou você comprando um livro pela internet e recebendo via drone? Bacana, hein?

Smartphones

O iPhone ficou grande, o Samsung Galaxy S5 mais inteligente, o custo benefício do Moto X surpreendeu e a Asus lançou o poderoso e barato Zenfone no Brasil. Como novidade, a LG lançou o G 3, primeiro smartphone com tela 2k, resolução de 2560x1440 px. Confira nossos reviews aqui. Fora isso, nada de novo.

Carros inteligentes

Os carros estão cada vez mais espertos. Integrados aos smartphones através de apps, eles podem lhe dizer como está o trânsito que você vai pegar, indicar rotas alternativas mais rápidas, controlar o veículo à distância, aonde há vaga de estacionamento disponível para seu carro, e claro, se ele cabe na vaga, etc. Para uma maior explicação sobre os carros inteligentes clique no link à direita.

Montadoras apresentaram vários protótipos durante as feiras de automóveis durante o ano. A Toyota, por exemplo, apresentou seu conceito de carro movido a hidrogênio, com autonomia de 500 km, no campo das melhorias aparecem os carros elétricos (BMW i3, primeiro carro elétrico de série com autonomia de 144 Km e velocidade máxima de 150 Km/h) , a integração por voz, etc.

Achou pouco? Veja o vídeo abaixo, da BMW, no qual ela apresenta um carro inteligente que dirige em alta velocidade e faz drifts incríveis. Incrível, tudo sem as mãos.

 

Processador Tegra K1

Em 2014 tivemos o lançamento do melhor processador "mais avançado do universo", segundo a fabricante, a Nvidia. Com ele, os games chegaram a um novo nível, levando ao PC os gráficos dos videogames de nova geração. Com este processador os jogos ganham texturas mais definidas, principalmente na iluminação e no efeito de fumaças, gerados, agora, em tempo real.

Primeiro chip a ter 192 núcleos, o K1 também integra tablets, rendendo a mesma qualidade gráfica que um Playstation 4, por exemplo. A tecnologia das placas de vídeo Kepler dá total suporte a tecnologias antes exclusivas do computador, como DirectX 11, OpenGL 4.4 e Tesselação. É também o primeiro processador a rodar Unreal Engine 4, o mecanismo mais recente da Epic, que promete potencializar os games da próxima geração.

Ele também pode ser usado em carros inteligentes, smartphones, etc. 4indo muito além do ganho para games, gerando ganho no poder de processamento e aplicativos com recursos até então inimagináveis. Para melhorar o consumo de energia é muito baixo e não interfere significativamente na vida da bateria.

Intel Edison

Com a popularozação dos tablets e smartphones fazendo tudo o que os desktops e notebooks fazem, é natural que a venda deste tipo máquina caia, certo? Pois bem, e qual a maneira de combater isto e elevar a vendagem de computadores "tradicionais"? Segundo a Intel é através do Edison, um computador do tamanho de um cartão SD.

O computador, na verdade um chip, possui um processador dual-core Quark SoC de 1gb, conectividade Bluetooth 4.0, USB e Wi-Fi, além de uma loja de aplicativos integrada e uma versão modificada do Linux. Mas e como utilizar o Edison você deve estar se perguntando. O valor é de apenas U$$ 50 dólares e você ainda pode programar em Python e NodeJS.

E eu respondo: muitas. Por exemplo, integrá-lo em roupas como um macacão de bebê, conforme apresentou a Intel, no qual, o chip é capaz de medir os sinais vitais da criança, como batimentos cardíacos, respiração e se ela está dormindo bem. Agora coloque-o em uma mamadeira inteligente e você vai saber quando o bebê está acordado e quando o leite está na temperatura ideal. Ahh, e se ele acordar seu Edison acoplado à roupa mandará informações ao Edison da mamadeira para que ela comece a esquentar o leite automaticamente. Incrível, hein? E você ainda pode ver tudo isso na tela do seu smartphone. Enfim, ele pode transformar qualquer eletrônico mais inteligente.

Vídeo incorporado do YouTube

Assistente pessoal Echo

Desenvolvido pela Amazon, o Echo é a aposta da empresa para o insipiente mercado de assistentes pessoais. Na minha humilde opinião, uma das melhores invenções do ano, senão a melhor, esta torre é composta de sete microfones instalados no topo do equipamento que permite captar a voz de seu usuário a partir de qualquer direção e com isso executar as tarefas pedidas.

O Echo é compatível com Bluetooth e Wi-Fi para que o mesmo possa transmitir outros serviços de música, como o iTunes, Pandora e Spotify através do smartphone ou tablet. Além disso o aparelho apresenta um sistema muito mais evoluído do que os atuais Siri da Apple e Cortana da Microsoft no reconhecimento de comandos, identificando centenas de comandos como contas matemáticas, previsão do tempo, dias, hora, compromissos, agenda, despertador, etc. etc. etc. Confira no vídeo abaixo todas as (quase) infinitas possibilidades do Echo.

Vídeo incorporado do YouTube

Kickstarter

Essa também foi revolucionária. Mesmo que tenha sido fundado em 2009, foi nesse ano que o site de financiamento coletivo estourou, alcançando a marca de 1 bilhão de dólares distribuído através da plataforma.

Entre os "impulsionados" pela plataforma e pelos usuários estão, por exemplo, o Óculos VR, que foi depois comprada pelo Facebook por 2 bilhões de dólares. Entre outros sucessos estão o Coolest Cooler, um cooler de bebidas com gelo, liquidificador, porta USB para recarregar o celular, etc; um enchedor de bexiguinhas que produz até 100 "munições" por minuto; uma caneca impossível de ser derrubada; um guarda-chuva que não tem cobertura e te protege da água como jatos de ar e muito mais.

Mas se você não conhece o Kick Starter deve estar pensando: Por que doar dinheiro para esses projetos? Bom é que cada um tem recompensas diferentes de acordo com o valor contribuído, desde menção no site, até x unidades grátis, camisetas, kits, etc.

Essas são só algumas das inovações deste ano, gostaram? Esquecemos alguma muito importante? Conte-nos nos comentários, logo abaixo.