Firefox Reality: o novo navegador da Mozilla para realidade aumentada e virtual

A Mozilla anunciou seu novo navegador autônomo para headsets de VR e AR, e também para smartphones e computadores.

Por | @ingridjank Mozilla

A cada dia, mais produtos estão sendo criados para acompanhar as novidades do mercado de realidade virtual e realidade aumentada. Empresas como Microsoft, Google e Apple já trouxeram acessórios que deixam qualquer atividade mais interessante com essa nova novidade.

Um dos setores que trouxe inovações para esse mercado é o de navegadores, que ainda não haviam se envolvido com a tecnologia. Um desses navegadores, o Mozilla, apresentou o seu novo Firefox Reality voltado especialmente para headsets de realidade aumentada e independentes.

Segundo a Mozilla, a tecnologia da web já existente no Firefox foi aproveitada e aprimorada com o Servo, seu mecanismo experimental da web que se juntou à equipe de Realidade Mista, para ter a “capacidade de experimentar designs e tecnologias totalmente novos para ver e interagir com a Web imersiva”.

A companhia afirma que este será apenas o primeiro passo de um plano a longo prazo que pode oferecer uma experiência totalmente nova em uma nova e empolgante plataforma.O navegador será inteiramente autônomo, com uma proposta que permite aumentar o suporte para essas realidades, expandindo-as tanto para smartphones quanto para tablets e computadores, que são atualmente os líderes no uso de Realidade Mista.

Para os desenvolvedores, a criação de diferentes experiências pode ficar mais fácil porque o padrão multi-plataforma do navegador tem um suporte para A-Frame, que é integrado com o WebVR e trabalhado com o Web GL. O A-Frame é um framework que serve para os desenvolvedores construir experiências de VR de modo mais fácil e poderoso, fornecendo uma estrutura declarativa e extensível e baseado no HTML.

O A-Frame ainda possui um projeto de código aberto que acabou crescendo e virando uma das maiores comunidades de VR. Sua decodificação é quase universal, e por isso, os aplicativos criados para o Firefox Reality irão rodar em variados óculos de realidade virtual, assim como em diferentes plataformas, como o Vive, Rift, Daydream, GearVR e Cardboard.

É possível ter acesso a essa tecnologia mesmo não tendo um capacete de VR/AR, pois a novidade pode ser encontrada também em celulares e computadores. No vídeo abaixo e no blog da Mozilla, é possível dar uma espiada em algumas das aplicações. Nos próximos meses, a companhia prometeu dar mais informações. 

Fonte

Leia também:

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
RecomendadoEnquete
Qual a marca de seu smartphone?
Apple(21,67%)
Samsung(40,34%)
Motorola(23,70%)
ASUS(7,63%)
Sony(6,66%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar