O Firefox Quantum, que foi liberado ao público nesta semana, trouxe várias mudanças significativas na interface e também no desempenho, porém, umas das principais novidades é a alteração do buscador padrão. A Mozilla comunicou o fim do acordo com o Yahoo e colocou o Google na barra de pesquisa do seu navegador. Vale mencionar que a parceria entre as duas empresas havia sido firmada em 2014, com prazo de cinco anos.

Mozilla coloca buscador do Google como padrão.
Mozilla coloca buscador do Google como padrão.

"Nós exercemos o direito contratual de rescindir o acordo com o Yahoo baseando-se em uma série de fatores, incluindo fazer o melhor para a marca, o esforço para fornecer uma busca de qualidade e a experiência de conteúdo mais ampla para os usuários", explicou a Mozilla ao site TechCrunch.

No Brasil, bem como em outros países, o Google permanece como o mecanismo de pesquisa padrão. O Yahoo, ante do Google, havia ocupado o posto em países como Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e Taiwan. As exceções são a China, Rússia, Turquia, Bielorrússia e Cazaquistão, locais em que o buscador é o Yandex.

A maior fonte de receita da Mozilla Corporation foram sempre os acordos com os motores de pesquisa. No ano de 2014, por exemplo, entraram nos cofres da empresa US$ 330 milhões. Do total, US$ 323 milhões vieram somente do Google.