A reprodução automática de vídeos é um grande incômodo para os usuários da rede, a boa notícia é que a Mozilla está empenhada para ajudar a acabar com isso. O próximo Firefox 66 passará a silenciar automaticamente qualquer vídeo de reprodução automática, a menos que o usuário optar por clicar no botão de reprodução.

De acordo com informações do blog oficial da empresa, a Mozilla está definindo o vídeo de reprodução automática como "qualquer reprodução que ocorra antes do usuário ter interagido com uma página por meio de um clique do mouse, pressionamento de tecla imprimível ou evento de toque".

Firefox passará a silenciar vídeos com reprodução automática por padrão no próximo mês.
Firefox passará a silenciar vídeos com reprodução automática por padrão no próximo mês.

Os usuários ainda irão poder permitir de modo manual a reprodução automática de sites, e assim permitir que sites como o YouTube possam funcionar normalmente.

Vale mencionar que a luta contra o fim da reprodução automática de vídeos não é exclusiva da Mozilla. No ano passado, o Google adicionou um sistema semelhante ao Chrome.

No caso, o Google contava com um método mais personalizado e usava o histórico de navegação para poder determinar quais os sites os usuários pretendiam bloquear, e não uma proibição ampla como o Firefox está proporcionando.

O Firefox deverá silenciar somente os sites ofensivos, porém, os vídeos irão continuar a reproduzir e também consumir automaticamente a sua largura de banda, mesmo após a atualização.

A atualização será juntamente com o próximo Firefox, que deverá chegar em 19 de março.

Fonte: The Verge