O Facebook não está exatamente em uma boa fase, já que seu nome está envolvido em um grande escândalo envolvendo a violação de dados dos usuários da rede. Agora, a Fundação Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, anunciou que irá deixar de ser uma anunciante do Facebook até que a rede social resolva as questões que relacionadas ao uso de dados dos usuários por terceiros.

Como podemos perceber, a decisão da empresa é um reflexo do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, que veio à tona no último final de semana.

Firefox

O anunciou ocorreu após a declaração de Mark Zuckerberg sobre o assunto e a revelação das novas medidas de segurança que serão adotadas para interceptar o acesso de terceiros a dados de usuários do Facebook. Assim, até que tais medidas sejam realmente implantadas, a Mozilla irá ficar suspender as campanhas de publicidade, bem como não irá iniciar novas.

A Fundação, através de comunicado, diz reconhecer que o Facebook tomou medidas para coibir o uso indiscriminado de dados realizado Cambrydge Analytica, mesmo assim, acredita que poderia ter feito mais. Por essa razão, enquanto tudo não for solucionado e novas informações sobre o caso surjam, a Mozilla está suspendendo o apoio financeiro à plataforma, que ocorre através de compra de espaços e publicidade.

DICA: Como melhorar a privacidade no Facebook.

Na quarta-feira (21), em razão de toda a repercussão da notícia, Zuckerberg fez seu primeiro pronunciamento sobre o tema. Como medida principal a ser implantada, é que aplicativos de terceiros passarão a ter menos acesso dos usuários da rede, ou seja, apenas nomes e e-mails para logins. Todos os que solicitarem a mais, serão investigados.